Publicidade
Leceres

Hotéis apostam na gastronomia para conquistar novas fontes de receita

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Os empresários hoteleiros têm passado a dar mais atenção à área de Alimentos e Bebidas (A&B) como uma fonte de renda importante e uma porta de entrada para o crescimento dos seus negócios. Enquanto o turismo vai voltando aos poucos, os donos de hotéis vêm buscando formas de aproveitar a estrutura das suas cozinhas para atender o público externo, e encontram inspiração na gastronomia.

Publicidade
Faitec

Segundo o estudo a Hotelaria em Números 2021, desenvolvido pela consultoria Jones Lang LaSalle Hotels, com o apoio do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e da ABR – Associação Brasileira de Resorts, o setor de A&B representou uma média de 24,6% da receita dos hotéis em 2020, sendo que esse percentual chegava a quase 30% no caso de categoria luxo, que tradicionalmente investe em restaurantes e alta gastronomia.

Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil, explica que esse ano a novidade é o espaço “Hospitality Trends” que promete ser um grande destaque do evento, proporcionando oportunidades importantes de networking, conhecimento e relacionamento para os profissionais do setor de hospitalidade.  Entre os temas que serão apresentados nos painéis, o executivo destaca “a construção do cardápio inteligente como base para o sucesso de um restaurante”, “cases de sucesso na terceirização de A&B de hotéis”, e “desafios da gastronomia em resorts”. Para abordar as tendências, haverá um painel sobre dark kitchens, mostrando aos empresários como aproveitar a estrutura das suas cozinhas para atender outros clientes no delivery e aumentar a sua receita. A proposta dos painéis é mostrar experiências bem-sucedidas em hotéis que investem na gastronomia, como o Belmond Copacabana Palace (RJ) que é o único hotel do Brasil que tem dois restaurantes com estrela Michelin, o Mee com um menu inspirado em gastronomia asiática, e o Ristorante Hotel Cipriani, com vista para a piscina mais famosa do Rio e especializado em culinária italiana. Já o Skye, com uma vista panorâmica para o Parque Ibirapuera para o skyline da Av. Paulista, é um dos mais concorridos de São Paulo.

Publicidade
21 anos Revista Hotéis

Hotéis apostam na gastronomia para conquistar novas fontes de receita

Rodada de Negócios tem o apoio do FOHB e visa aproximar hoteleiros e fornecedores  – Divulgação

Rodada de Negócios com hotéis

A ANUFOOD Brazil 2022 também está organizando com o apoio do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, uma Rodada de Negócios exclusiva para conectar as redes hoteleiras aos fornecedores de alimentos e bebidas. A iniciativa tem como objetivos principais a retomada, o desenvolvimento e a produtividade do mercado hoteleiro. “Fomentamos o matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse”, diz Orlando Souza, presidente executivo do FOHB.

Hotéis apostam na gastronomia para conquistar novas fontes de receita

Orlando de Souza, Presidente Executivo do FOHB: “O hóspede escolhe hotel por conta da gastronomia” (Foto: Divulgação)

Publicidade
Harus 1

Para ele esse contato deve ser muito efetivo e com bons resultados. “Na hotelaria em geral existe uma simbiose muito grande com alimentos e bebidas dentro do hotel. Ela faz parte da hotelaria”, diz Souza citando as categorias mais populares, com uma gastronomia mais simplificada, os midscale, com opções à la carte, e a upscale, com um leque importante, de 5 estrelas, hotel luxo, hotel boutique, que investe na gastronomia. “Enquanto em uns a gastronomia é uma ferramenta para atender o hóspede que não tem tempo de comer, em outros, a alimentação passa a ser uma experiência”. Além de ser um vetor de atração de hóspedes, a cozinha de hotel também atrai eventos, casamentos, banquetes e os pratos assinados por grandes chefes na categoria luxo.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA