Especial

Hotéis apostam em festas de casamentos como nova tendência

Este é um nicho de mercado muito explorado pela hotelaria da Europa, Ásia e Estados Unidos e que veio ao Brasil para ficar

Nem só de hospedagens vivem os hotéis hoje em dia. As redes hoteleiras do Brasil descobriram uma nova idéia de obter rentabilidade financeira de uma forma diferenciada, unindo para seus clientes, o útil e o agradável. São os casamentos em hotéis, uma nova mania que veio para ficar. Nos Estados Unidos e em alguns outros países da Ásia e também da Europa, os casamentos feitos em hotéis, já são eventos tradicionais, e aqui no Brasil a procura cresce bastante com as variadas e diferenciadas opções das redes hoteleiras, além do glamour que as cerimônias proporcionam.

São vários os motivos que fazem esses tipos de eventos crescerem tanto nos hotéis. Primeiro porque os noivos não precisam se preocupar com nada; o hotel é responsável desde o cardápio até a hospedagem de parentes dos noivos e convidados. Alguns hotéis oferecem descontos dependendo da temporada e da quantidade de convidados que se hospedarão. Além disso, há também alguns hotéis que oferecem a noite de núpcias como cortesia para o casal.

Do salão à praia

Quando se fala em casamento no litoral, o Infinity Blue Resort & Spa é um dos hotéis mais concorridos de Santa Catarina. Ele conta com Day Spa para a noiva e para o noivo, locação de espaços (deck para cerimônias à beira mar), além de um Pacote de Núpcias. “A facilidade de ter um leque de serviços prestados pelo mesmo fornecedor – como hospedagem, alimentação, bebidas, locação de espaço, noite de núpcias, SPA, por exemplo, é um grande diferencial, e que costuma agradar aos noivos que desejam praticidade. No caso do Infinity Blue, é também uma oportunidade dos noivos realizarem o sonho de casar na praia”, comenta Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue.

Segundo ele, o Pacote de Núpcias possui três opções que incluem recepção com morangos, uvas e espumante, e oferecem a possibilidade dos casais tomarem o café da manhã em suas suítes – que estarão decoradas com enxoval especial, flores e velas. Os pacotes de lua de mel ainda incluem massagem relaxante para o casal no SPA Infinity Blue e jantar no exclusivo Acqualina Bistrô, dependendo do pacote escolhido. De acordo com o Diretor, realizar casamentos no empreendimento abre a possibilidade de maior faturamento, principalmente por ser possível a venda deste serviço mesmo com ocupação máxima dos apartamentos do resort por hóspedes a lazer ou participantes de eventos e convenções.

O hotel não contrata empresas para dar assessoria à cerimônia, dando liberdade aos noivos escolherem entre um cerimonialista que quiserem ou ainda indicar fornecedores.  “Caso optem por tratar tudo diretamente com o Infinity Blue, nossa equipe está apta a auxiliá-los e garantir-lhes um evento primoroso e inesquecível”, explica Cestrone, que destaca o isolamento acústico no ambiente da cerimônia, para que o evento não prejudique nenhum hóspede. O tempo de organização da cerimônia no Infinity Blue varia de acordo com o perfil dos noivos e tamanho do evento. Há casamentos organizados com um mês a dois anos de antecedência.

Nova aposta: mini wedding

O hotel InterContinental São Paulo, situado na capital, oferece uma série de serviços especiais para casamentos, como o pacote que inclui seis horas de festa, sendo uma hora de coquetel, três horas de jantar e seis horas de pacote de bebidas não alcoólicas e cerveja. Além disso, o hotel fornece mobiliário com cadeiras Tiffany, palco, pista de dança e louças, degustação para seis pessoas, noite de núpcias e três vagas de vallet. 

Segundo a diretora de Grupos e eventos do hotel, Satie Kakihara, a procura pela realização de cerimônias no hotel tem aumentado bastante, em resposta às iniciativas do empreendimento para atingir este público. “Acreditamos que o Mini Wedding, eventos para até 80 pessoas, surgiu em 2014 como uma tendência, que permite a realização do evento com menos tempo de preparo. Tradicionalmente, setembro, outubro e novembro são os meses mais procurados, e entendo que seja devido à primavera, quando há também mais opções de flores”, comenta Kakihara.

Para o InterContinental SP, eventos como este representam um potencial de renda adicional para o hotel, aproveitando principalmente períodos em que normalmente há menor demanda, como nos finais de semana. Além disso, torna-se uma oportunidade do hotel atender os clientes corporativos também em seus momentos sociais e de lazer, criando uma maior aproximação.

O hotel paulistano possui uma equipe especializada para atender todas as necessidades da organização à operação do evento e uma lista de opções de fornecedores para sugerir aos clientes, que os contratam diretamente. Normalmente, os clientes são auxiliados no processo de organização do evento, no qual contratam diretamente uma assessoria para ajudá-los durante a operação do evento. “A maioria dos eventos sociais que realizamos em 2014 foi reservada com uma antecedência de 6 a 10 meses, sendo os mini weddings, casamentos com até 80 pessoas, uma exceção, pois um evento com menos pessoas permite maior flexibilidade quanto à antecedência de sua organização”, aponta a Diretora de eventos do empreendimento.

Acompanhamento de perto

Uma das vantagens em se realizar o casamento em um hotel é poder contar com serviço personalizado e profissionais já habituados com grandes eventos e recepções. O Ramada Airport Hotel Lagoa Santa, em Minas Gerais, contempla áreas de eventos amplas que propiciam a realização de cerimônia e festa no mesmo ambiente do hotel. Oferece parcerias de cerimoniais, decorações, buffet, fotógrafos e outros detalhes tão importantes para o casamento do cliente. De acordo com o Gerente Geral do empreendimento, Robson Silva, a realização da festa de casamento no hotel propicia maior comodidade para os noivos e para os convidados do evento. 

“No hotel, os noivos podem realizar dia da (o) noiva/noivo, aproveitar a festa no próprio hotel e posteriormente usufruir da noite de núpcias nas suítes especiais do estabelecimento. Sendo assim, os noivos podem acompanhar todos os preparativos para festa e usufruir da companhia dos amigos durante todo o período de festividade. Os convidados geralmente optam por pernoitar no hotel para melhor aproveitamento da festa, evitando preocupações externas como trânsito e condições climáticas. Geralmente os noivos estão preferindo os hotéis para casamento devido ao glamour e a essa praticidade”, afirma o gerente.

Em parcerias, o hotel de Lagoa Santa oferece menus dos buffets do hotel definidos pelos noivos e organizadores do eventos. O espaço de eventos do hotel tem capacidade de até mil pessoas, e oferta aos convidados hospedagem além da boa localização, a 8 quilômetros do aeroporto de Confins (MG).

Menu personalizado

Fazer o casamento no hotel pode dar muita liberdade aos noivos. Na alimentação, há a possibilidade de escolher, por exemplo, entre buffet, jantar servido à francesa ou pratos à La Carte. Mas a tendência tem sido as Finger Foods, petiscos são servidos aos convidados durante todo o evento, que vão dos tradicionais salgadinhos até mini porções de carne, aves ou peixes.

No hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, há ainda a opção de um menu exclusivo, preparado pelo chef William Carvalho. “Existem já formatados seis opções de menus para serviço de jantar, opção Finger Food para noivos que querem um casamento mais balada, menu kids e ainda a possibilidade de personalizar os menus de acordo com desejo dos noivos com pratos inseridos”, explica o Gerente Geral do hotel, Carlos Bernardo.

O hotel também oferece salas distintas para realizar cerimônia e jantar; Salas de apoio para noivos e para fornecedores envolvidos no evento; estrutura de SPA para realização de Dia da Noiva, espaço para mini wedding; mobiliário (mesas, cadeiras e lounges); equipe especializada para o atendimento à noiva; Noite de Núpcias (pacote ‘Time for love by Pullman’); tarifas especiais para convidados e estrutura de valet.

Show-Room exclusivo

O Hotel Renaissance São Paulo também recebe muitas solicitações de eventos corporativos e sociais. O hotel disponibiliza uma área exclusiva de 2.700 m² decorada. Diante da demanda crescente de casamentos na propriedade, surgiu a necessidade de criar o Renaissance Celebration – um show-room de eventos sociais – primeiro dentro de um hotel brasileiro.  A cada trimestre, o Renaissance Celebration inova e troca sua vitrine, móveis, decoração, amostras de doces, lista de casamento, entre outros, com o objetivo de atualizar o consumidor e apresentar a ele um leque de serviços.

O espaço foi criado após a identificação da necessidade do cliente em ter um suporte durante a fase de negociação e planejamento do evento, auxiliando o cliente na escolha de menus, contratação de decoração e cronograma do grande dia. O Renaissance Celebration conta com profissionais especializados em eventos sociais e os noivos podem contratar assessoria externa de acordo com sua necessidade. Os noivos têm a oportunidade de conhecer e contratar fornecedores conceituados para assessoria e decoração e ainda outros profissionais.

O Renaissance São Paulo oferece aos noivos uma hospedagem completa com todos os detalhes essenciais para uma noite de núpcias. Desde a decoração do quarto, com velas, flores, seleção especial de chocolates, até as taças e a champagne. No dia seguinte, o hotel oferece ao casal café da manhã e uma relaxante massagem no The Spa at Renaissance para repor as energias do pós-festa. Os noivos contam ainda com early check- in ideal para o dia da noiva e making-off, além de late check-out para aproveitar um pouco mais os benefícios do hotel.

Casamento sob medida

Para tornar o dia do casamento um momento ainda mais inesquecível e especial, os hotéis Tivoli oferecem, desde 2013, o Tivoli Wedding. O serviço é oferecido em todas as unidades no Brasil e em Portugal, e conta com três formatos: praia, urbano e palácio, se adequando à preferência de cada casal, das cerimônias mais simples e intimistas até contos de fadas. O Tivoli Wedding tem one-stop-shop  como conceito, com múltiplos serviços e, desta maneira, centralizando todas as necessidades em um único fornecedor, visando a garantia da entrega e excelência na realização das cerimônias.

O Classic Wedding Package, disponível em todas as unidades, pode ser moldado de acordo com as necessidades de cada casal. Sua proposta inicial conta com a oferta da noite de núpcias, late check out e café da manhã no quarto; T/Car para o transfer para o aeroporto; condições especiais de hospedagem para os convidados e descontos especiais na Lua de Mel em qualquer hotel do grupo. Para cada 50 convidados hospedados, o casal ganha um voucher, com validade de um ano, para se hospedar em qualquer hotel da rede.

De acordo com Cristian Bernardi, gerente de Marketing do hotel, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA) é uma opção de locação ideal para destination weddings, mini casamentos com direito a pé na areia ou vista para a falésia. Para quem procura a badalação e o agito dos grandes centros, o Tivoli São Paulo-Mofarrej oferece um casamento urban chic, no qual quatro menus são oferecidos: Clássico, Glamour, Premium e Exclusive.

“Anualmente realizamos o evento Your Day, que apresenta as tendências da indústria reunindo diversos profissionais do ramo de festas e casamentos nas dependências do hotel, onde proporcionamos aos visitantes a possibilidade de desfrutar de toda a atmosfera de uma grande celebração”, conta Bernardi.  A primeira e a segunda edição do Your Day foi realizada com a cerimonialista e organizadora de eventos Simone Wassermann. A programação contou com degustações variadas, brindes especiais, exposição de vestidos, shows, ambientes aconchegantes, teste de cabelo e maquiagem, massagem, palestras e outras atrações.

Os hotéis da rede Tivoli oferecem Bolo de corte, Mesa de presentes, Pista de dança, Catering Específico se pedido pelo cliente (vegetariano, outros), Menu para crianças, Contatos dos principais fornecedores da área, Jantar de Ensaio, Brunch de recém casados, Sala ou quarto reservado para a noiva se arrumar, antes-durante a festa com espelhos, secador, etc. Geralmente os pedidos e preparativos acontecem de 12 a 15 meses de antecedência da data sugerida para o casamento.

Confira na galeria de imagens abaixo mais algumas fotos.

Galeria de Fotos

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA