Hospitality Business Fair é apresentada ao mercado
Essa feira foi apresentada agora a pouco no Expo Center Norte, na zona Norte paulistana, e entre os idealizadores estavam Marcelo Vital Brazil, Presidente da ABFHRS – Associação Brasileira dos Fornecedores para Hotéis, Restaurantes e Similares e seu Vice-presidente, Jessé Resende e o Diretor Eduardo César e Cleber Martins, Diretor da CM 2, empresa promotora do evento. Vital Brazil destacou que o surgimento da ABFHRS e da Hospitality Business Fair foi para atender a uma demanda dos fornecedores de hotéis e restaurantes. “Segundo dados mercadológicos, mais de 80% da indústria brasileira fornece para hotéis e restaurantes e cerca de 1000 empresas atuam nesse segmento. Então surge um grande potencial para criamos a associação e a feira deve crescer em cima desse pilar se consolidar. Um dos diferenciais é que a feira não possui donos, os donos são os associados da ABFHRS e somos comandados por um estatuto. Então, por não ter um dono, existe um rumo a ser seguido e um regulamento como referência. Isso nos dá a certeza que essa feira não sairá dos trilhos, terá o mesmo rumo reúne empresas top no segmento de atuação. Então, essa feira nasce com uma seriedade de empresas idôneas que vão tomar conta de seu nome e a vontade de expor seus produtos”, enfatiza Vital Brazil.
Coincidência de calendário
Segundo ele, a data escolhida para a realização da feira, que é de 25 a 27 de setembro, foi uma coincidência de disponibilidade no calendário do Expo Center Norte. “Essa data não foi escolhida para polarizar com a Equipotel, que acontece 15 dias antes, pois não havia outro pavilhão ou data disponível no calendário do Expo Center Norte e vamos ocupar todos os 20 mil m2. Estamos com uma expectativa muito boa para a performance dessa Feira e acredito que no decorrer dos próximos meses haverá fila de espera, pois o espaço tem capacidade para receber de 200 a 250 empresas e já temos vários espaços vendidos. Acredito que em maio ou junho já não haverá espaço para adquirir”, assegura Vital Brazil.
Ele explica que não necessariamente precisa ser associado a ABFHRS para expor nessa feira, mas o custo é diferenciado, por isso ser associado é bem vantajoso. “Para ser associado basta ter um CNPJ, preencher uma ficha e contribuir mensalmente com uma taxa de R$ 385,00 mensais. Hoje já temos 32 associados com CNPJ e nossa expectativa é de crescer em número de associados rapidamente”, prevê Vital Brazil.
Expectativa otimista
Cleber Martins disse que fez um levantamento no mercado e detectou que existe 250 potenciais expositores que não participam de feiras existentes e com as ações que estão fazendo e a aliança com a ABFHRS, fica mais fácil a aceitação. ”Os empresários estão vendo a Hospitality Business Fair como uma oportunidade para exporem produtos e serviços para o segmento da hotelaria e de restaurantes. E mais do que isso, o de serem ouvidos, pois até então não estavam tendo essa oportunidade. Estamos com expectativa de reunir até 200 marcas e receber 30 mil visitantes nos três dias do evento”, prevê Martins.
Após a apresentação da feira para cerca de 100 convidados, muitos dos quais fornecedores do setor, houve uma palestra de Maurício Juvenal, ex- secretário adjunto de Turismo que elogiou o empreendedorismo dos organizadores do evento que em eu ponto de vista possuem atitude, detectaram oportunidades, são criativos, consistentes e acreditam na transformação. E ele mostrou aos convidados alguns dados econômicos de possibilidades que estão acontecendo para o aquecimento da economia e são: “A indústria automobilística vendeu no último mês de janeiro 10% a mais que igual período do ano passado. A construção civil depois de ficar por quatro anos em queda, cresceu 0,5% no final do ano passado e com fortes sinais de geração de empregos. Aumentou em 7% os números de voos internacionais que aterrizaram no Brasil no mês passado. Tudo leva a crer que a retomada do crescimento da economia brasileira já está em curso e o turismo será um dos setores que mais se beneficiarão. De cada dez empregos gerados no Brasil de forma direta, um deles vem do turismo. E vocês estão fazendo história, mas não devem esquecer de colocar em prática alguns verbos que são: mobilizar, consorciar, integrar, defender, estudar e investir”, concluiu Juvenal.
Feira segmentada
A Hospitality Business Fair é focada nos fornecedores da hotelaria e alimentação e será dividida em segmentos como móveis, colchões, cama, mesa e banho, amenities, lazer, equipamentos leves para copa e cozinha e pesados para cozinha industrial, alimentos e bebidas, decoração, refrigeração, fitness e tecnologia, entre outros.