Hospitalidade brasileira busca melhorar experiência dos hóspedes

Com o aumento de visitantes estrangeiros registrado no último ano, o setor hoteleiro aposta em ações para tornar a experiência ainda mais exclusiva

Em 2024, o Brasil atingiu um marco histórico no turismo internacional, recebendo mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento consolidou o País como um destino turístico de destaque, com mais de 690 mil visitantes internacionais apenas em dezembro. Com a aproximação do Dia da Hospitalidade, comemorado em 29 de janeiro, surge a reflexão sobre quais estratégias o setor de hotelaria pode adotar para melhorar a experiência dos turistas e garantir que se sintam acolhidos durante sua estadia.

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A hospitalidade brasileira sempre foi um grande atrativo para os turistas. A calorosa recepção, acompanhada de um sorriso e do desejo de compartilhar a cultura local, faz com que estrangeiros se sintam em casa, independentemente de sua origem. De acordo com Renata Carvalho, Diretora comercial da Realgems Cosméticos e Amenities, a hospitalidade no Brasil vai além do simples ato de acolher. “Ela está na forma como o turista é tratado em cada detalhe: nos pequenos gestos, nas conversas informais e na facilidade com que é possível interagir e se sentir parte do País”, afirma.

Dentro desse contexto, muitas empresas do setor de turismo e hotelaria estão implementando ações para aprimorar a experiência do hóspede. A Realgems, por exemplo, investe em pesquisas para aprimorar a qualidade de seus produtos, como amenities e cosméticos utilizados nos hotéis. “Sabemos a importância destes detalhes para os hotéis. Alguns de nossos clientes possuem ações específicas pensadas na experiência do cliente”, completa Renata.

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A exclusividade também é aposta da Realgems ao oferecer produtos com rótulos personalizados dos hotéis. “A personalização torna a experiência mais completa e diferenciada. Os amenities que comercializamos com o rótulo inspirado no estabelecimento de destino da viagem fazem sucesso e chegam ao cliente final como uma delicadeza e atenção extra do meio de hospedagem”, ela explica.

Hospitalidade brasileira busca melhorar experiência dos hóspedes
Pousada Rabo do Lagarto – Divulgação.
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Lília Maria Cunha Figueiredo e Mello, proprietária da Pousada Rabo do Lagarto, no Espírito Santo, destaca a importância dos estímulos sensoriais para a criação de uma experiência única. Com mais de 15 anos de experiência na hotelaria, o estabelecimento faz parte da associação Roteiros de Charme e é conhecido por seu atendimento ímpar, valorizando a experiência individual de cada hóspede. Lília explica que recebe seus hóspedes com um chá de boas-vindas e a entrega de um “cardápio de sabonetes”, com produtos exclusivos da Realgems, que permite ao hóspede escolher o aroma do sabonete que usará durante o banho. “É um gesto simples, mas que encanta nossos clientes. Percebemos o encantamento deles com esse detalhe”, comenta Lília.

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Com diversas opções exclusivas, a Realgems também se diferencia ao oferecer produtos como a linha pet, que permite os hotéis oferecerem cosméticos  especiais para os hóspedes animais. “É necessário sair do básico para agradar seu cliente, além da linha pet temos uma linha inteira vegana e produtos exclusivos para as crianças, em parceria com a Turma da Mônica”, ressalta Renata. Para quem quer investir um pouco mais na experiência, é possível trabalhar com linhas da Bvlgari e Le Labo, marcas exclusivas da Realgems para hotelaria no Brasil.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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