Especial

Hora da hotelaria cuidar efetivamente do planeta

No último dia 23 de março, vários hotéis do Brasil apagaram as luzes por uma hora para apoiar o projeto a Hora do Planeta, uma campanha promovida pela ONG internacional WWF, que convida o mundo inteiro a apagar as luzes no mesmo dia e horário em um gesto simbólico contra o aquecimento global. Segundo a WWF, neste ano mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países do mundo apagaram as luzes por uma hora. Mais do que uma consciência ambiental, na cabeça de alguns marqueteiros ‘tupiniquins’ de plantão da hotelaria esta é uma grandiosa oportunidade, talvez a única e nem que seja por apenas uma hora no ano inteiro, de mostrar que seu hotel é um aliado do planeta.

Na mente engenhosa da maioria dos marqueteiros da hotelaria brasileira apagar as luzes do letreiro, da fachada, iluminação de jardins, lobby e áreas comuns por uma hora é motivo de orgulho e invocam os seus hóspedes a lembrança de que: os pólos estão derretendo, tsunamis ameaçam varrer vários países do mapa, assim como a alterações climáticas, a água está cada vez mais escassa e os animais sofrendo com as altas temperaturas. Com esta ação vários hotéis esperam lincar a marca e imagem na mente dos hóspedes de que são ecologicamente corretos e aproveitam a situação para lançar pacotes, algumas vezes mirabolantes para engordarem o caixa.
E aí vale o que a mente permitir, pois como no Brasil boas ideias são sempre copiadas, certamente a concorrência vai copiar e no fundo todos os hotéis fazem o mesmo. Promovem jantares as luzes de velas, transformando a Hora do Planeta em um momento perfeito para uma charmosa e romântica refeição, mas para quem necessitava de luz, houve algumas lanternas sustentáveis disponíveis. Acabado o jantar, apagada as velas e acessas as luzes, é hora de conferir o lucro que esta ação rendeu a imagem e aos cofres do hotel e se preparar para ser ecologicamente correto no próximo ano por uma hora.

Pensamento retrógrado
Infelizmente esta é a situação da grande maioria dos hotéis brasileiros que investem mais recursos na publicidade de suas ações da Hora do Planeta do que em ações efetivas para poupar energia elétrica, combater os desperdícios e com isto reduzir custos operacionais. Não se discute o mérito louvável desta campanha Hora do Planeta, mas quantos hotéis no Brasil utilizam energia limpa e renovável, como a solar? São muito poucos e quem investe faz uma grande economia e isso realmente prova aos hóspedes quem é mesmo ecologicamente correto o ano inteiro e não somente por uma única hora anual.
A energia elétrica é um bem muito precioso e caro, em muitos hotéis o custo vem em primeiro lugar, até mesmo na frente de folha de pagamento, seguido pelo consumo de água. Então uma solução eficaz que traz uma enorme economia no custo operacional de um hotel é o aquecimento de água através de energia solar, pois o hóspede que toma banho em minutos em sua residência, não costuma ser tão econômico numa ducha relaxante de um hotel. Um redutor de vazão de água instalado nas duchas e nas torneiras assegura o sistema uma grande economia.
Segundo o DASOL — Departamento Nacional de Aquecimento Solar da ABRAVA — Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, um hotel médio de 300 quartos gasta um valor estimativo de US$ 1,2 milhão por ano em energia. O DASOL estima que cerca de 6,24% de toda a energia produzida no Brasil é utilizada para aquecimento de água para banho e em empreendimentos hoteleiros, o aquecimento corresponde por cerca de 20% do consumo de energia elétrica e de até 40% do consumo global de recursos energéticos. O investimento em sistemas de aquecimento solar instalado representa algo menor que 1% em empreendimentos hoteleiros.
E seu hotel, se preocupa com as energias renováveis do planeta ou somente uma única hora por ano ao apagar as luzes e faturar em cima de jantares a luz de velas?

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