Guilherme Paulus traz a valorização dos terroirs brasileiros

No Connection Terroirs do Brasil, empresário destaca a curadoria de experiências do Castelo Saint Andrews, na Serra Gaúcha

No próximo dia 30 de maio, o Palácio dos Festivais, em Gramado (RS), recebe a palestra do empresário Guilherme Paulus, Fundador do Castelo Saint Andrews, durante a 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil — evento que promove o diálogo entre turismo, enogastronomia e o valor cultural dos territórios brasileiros reconhecidos por suas indicações geográficas.

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Com sua reconhecida trajetória no setor de turismo e hospitalidade, Paulus abordará o tema “A experiência de luxo em um terroir”, apresentando como as indicações geográficas — como a Denominação de Origem (D.O.) Pinto Bandeira, exclusiva para espumantes do Novo Mundo, e o Vale dos Vinhedos, primeira D.O. de vinhos do Brasil — atuam como alavancas para o turismo qualificado e sustentável.

O empresário destaca que “o selo de procedência ou denominação não apenas valoriza a produção local, mas também desperta o desejo de vivenciar esse território, suas práticas culturais e paisagens singulares. E é nesse ponto que o turismo e o terroir se encontram: na valorização do que é único”.

Durante a palestra, Paulus apresenta o Terroir Wine Experience, projeto criado pelo Castelo Saint Andrews, em Gramado, que leva os hóspedes a jornadas exclusivas pelas principais regiões vitivinícolas da Serra Gaúcha. A proposta vai além do turismo convencional: com curadoria refinada, o hotel organiza visitas a vinícolas com D.O., degustações orientadas por enólogos e jantares harmonizados com produtores locais, reforçando a conexão entre o luxo e a autenticidade do terroir.

Guilherme Paulus traz a valorização dos terroirs brasileiros
Experiências na Cave Geisse, em Pinto Bandeira – Divulgação.
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Além disso, a Adega do Castelo, considerada uma das mais exclusivas do País, recebe periodicamente eventos privados com produtores das duas principais D.O.s da Serra — um espaço onde o hóspede pode degustar rótulos de excelência guiado por quem os produz, em experiências que unem conhecimento, afeto e sofisticação.

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Para Paulus, a construção de um hotel como o Saint Andrews, único membro da Relais & Châteaux no Brasil, passa pela valorização da individualidade de cada hóspede. “Não vendemos diárias, criamos jornadas. Cada roteiro é pensado para que o hóspede se sinta parte da paisagem e da cultura que está descobrindo”, afirma.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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