HOME Matérias Guarujá promove Conferência Municipal de Meio Ambiente

Guarujá promove Conferência Municipal de Meio Ambiente

126
0
SHARE
APA Serra do Guararu (Guarujá) em Plano de Manejo ISSA

No dia 27 de março, das 9h00 às 17h00, no Casa Grande Hotel Resort & SPA, no Guarujá (SP), acontece a Conferência Municipal de Meio Ambiente que, neste ano, trará como tema a criação do Corredor Ecológico de Guarujá.

Ao unir as duas APAs – Área de Preservação Ambiental da Serra do Guararu e a Área de Preservação Ambiental da Serra de Santo Amaro, o Corredor Ecológico de Guarujá ocupará cerca de 50% do território do município. Trata-se de um dado relevante que implicará em um reordenamento efetivo e de qualidade para o destino Guarujá em seu todo. A criação de um corredor ecológico é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade, e também um vigoroso mecanismo de ordenamento territorial do Guarujá.

Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, Presidente do Guarujá CVB, entende que a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa.

O Secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, afirma que a conferência será uma oportunidade de mobilizar a sociedade para uma discussão mais apurada daquilo que está acontecendo no município em termos de políticas públicas ambientais. “O evento focará não só a criação da 2ª APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental”, destaca.

A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental. Entre os apoiadores, estão entidades do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau.  

A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser feita por meio de preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura, no link Conferência 2019, até o dia 26 de março de 2019. Dia 15 de março encerra o prazo para a inscrição de trabalhos ou projetos socioambientais.