Grupo Iberostar eliminará mais de 200 ton de plástico em 2018
O Grupo Iberostar colocou em prática um ambicioso movimento, o "Onda de Mudança", elaborado em consonância com o Objetivo 14 dos ODS
O Grupo Iberostar colocou em prática um ambicioso movimento, o “Onda de Mudança”, elaborado em consonância com o Objetivo 14 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), que se fundamenta em três pilares: redução da contaminação causada por plástico, fomento da pesca sustentável e conservação e proteção dos ecossistemas marinhos.
[sociallocker]Os oceanos compõem cerca de 70% da Terra e são um recurso fundamental para manter a vida no planeta. O grupo hoteleiro Iberostar está firmemente vinculado aos oceanos – 80% de seus hotéis estão localizados de frente para o mar – e por isso se propõe a contribuir de forma efetiva para a proteção e conservação deste bem único.
Redução de mais de 200 toneladas de plástico descartável na Espanha
A redução da contaminação plástica é um dos principais pontos do compromisso do grupo com os oceanos. A partir de uma ambiciosa política de eliminação e substituição de elementos de plástico descartável por outros materiais que respeitam o meio ambiente, a empresa terá conseguido evitar a geração de 200 toneladas de resíduos plásticos no final de 2018.
As cifras – relativas ao conjunto de hotéis Iberostar localizados na Espanha – são resultantes da substituição de garrafas de plástico pelas de vidro – representam uma economia de 43.800 quilos de plástico – e da substituição de todos os sacos plásticos das lixeiras por outros de materiais de origem vegetal feitos a partir de fécula de batata – evitará mais de 134 mil quilos de plástico. Além disso, a reelaboração das amenidades e acessórios, como lápis e canetas, evitarão a geração de mais de três mil quilos de plástico ao longo deste ano.
O Grupo Iberostar está trabalhando não só para tornar seus quartos livres de plástico descartável, mas também outras áreas dentro dos hotéis. Para tanto também foram eliminados, em seus hotéis da Espanha, 21.200 quilos de pratos, copos e talheres de plástico, sendo substituídos por produtos de bambu ou equivalentes. As novas pulseiras, fabricadas com tecido ecológico, e a substituição de embalagens de plástico por outras recicladas e recicláveis, de máxima qualidade e certificação, são medidas adicionais colocadas em andamento para também favorecer a economia circular.
A empresa, que em 2017, na primeira fase do programa, eliminou 10 milhões de canudos de plástico, anunciou que ao longo de 2018 substituirá todos os elementos de plástico descartável de 100% dos quartos de seus hotéis na Espanha, e que este fato será uma realidade em todos os seus hotéis em 2019.
[/sociallocker]