HOME Matérias Grande Reserva da Mata Atlântica foi apresentada a municípios e empresários

Grande Reserva da Mata Atlântica foi apresentada a municípios e empresários

75
0
SHARE
Diversas autoridades participaram do encontro - Foto: divulgação

Aconteceu no último sábado (20), em Antonina (PR), o Encontro da Grande Reserva da Mata Atlântica, que visa a promoção e o desenvolvimento do turismo como atividade econômica através do turismo responsável. A Grande Reserva da Mata Atlântica, que compreende os estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, foi apresentada aos municípios que a integram, a empresários e imprensa, a fim de fomentar a comercialização, o desenvolvimento e a promoção de roteiros e destinos como o Vale dos Gigantes no Paraná, a Rota do Lagamar entre São Paulo e Paraná e a Rota Porto a Porto entre Paraná e Santa Catarina.

Durante o evento foi assinado o protocolo de intenções para integração e criação do roteiro da Grande Reserva da Mata Atlântica, Rota Lagamar e Rota Porto a Porto.

Presentes na solenidade, o Prefeito de Cananéia, Gabriel Rosa, representando o estado de São Paulo, e Flavia Didomenico, Secretária de turismo de Santa Catarina. Pelo Paraná, além da presença do Governador em exercício, Darci Piana, também estiveram o Secretário de desenvolvimento sustentável e turismo, Marcio Nunes, e o Presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, além de Vitor Tioqueta, Superintendente do SEBRAE PR, prefeitos das cidades do litoral representados por Antonina Zé Paulo, e os representantes da SPVS Clovis Borges e Ricardo Borges.

Para fomentar e promover conjuntamente destino e roteiros integrados entre estes estados, foi assinado um protocolo de intenções que propõe o conhecimento e a visitação para conservação e preservação, garantindo, assim, emprego e renda para a população local e proporcionando a manutenção e conservação das unidades de conservação com foco prioritariamente na conservação do meio ambiente e valores históricos culturais de cada região. O projeto abrangerá Litoral do Paraná, Litoral Sul de São Paulo e Litoral Norte de Santa Catarina.

O Governador em exercício do Paraná, Darci Piana, disse que a união dos três é fundamental para mobilizar o segmento. “A maior quantidade de Mata Atlântica está no Paraná, um pouco em Santa Catarina e em São Paulo, e unir a sustentabilidade em mantê-la preservada, e o turismo ser desenvolvido junto com empresariado e o Governo do Estado, é um passo essencial para fomentar a região”, destacou.

Entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina está o último grande remanescente contínuo deste bioma, chamado de Grande Reserva Mata Atlântica, com aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais não fragmentadas, conectando unidades de conservação já existentes e promovendo iniciativas voltadas à preservação do patrimônio natural e cultural da região da Serra do Mar. Todo este conjunto foi declarado, em 1989, Sítio do Patrimônio Natural Mundial e, em 1991, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image