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Gilberto Hingel, o operador ‘essencial’

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Com sede no Rio de Janeiro e contando com um jovem e competente diretor de negócios, com formação em comunicação social, a Litoral Verde Operadora se destaca na atualidade como uma das mais bem-sucedidas na venda de resorts e outros meios de hospedagem de luxo no Brasil.
Gilberto Hingel, que trabalhou por oito anos em agências de publicidade e chegou à Litoral Verde quando esta operadora de turismo tinha apenas quatro meses, concede esta entrevista exclusiva para a Revista Hotéis. Aqui ele revela, informações e tendências de mercado que descrevem prováveis janelas de oportunidade para quem prospecta novos negócios no setor. Desde 2006, Gilberto Hingel assumiu a área de Negociação Comercial da Litoral Verde Operadora de Turismo. Ele participa ativamente do crescimento da empresa, que consolida seu sucesso com a conquista de alguns dos mais concorridos prêmios de vendas, obtidos no ano passado (2009).
Com sua recém lançada “Linha Essencial”, a Litoral Verde inova e mais uma vez cativa clientes cada vez mais fidelizados: o agente de viagens modernamente posicionado como consultor; “um profissional de fato especializado em prestar atendimento de qualidade, indispensável nos diversificados segmentos e nichos de mercado”, define Hingel. Acompanhe a entrevista completa com Gilberto Hingel sobre o sucesso dessa operadora que contabiliza ganhos com foco na qualidade dos serviços prestados aos clientes de seus clientes.

Revista Hotéis — Qual o diferencial da Litoral Verde e como ela construiu isso?
Gilberto Hingel — A Litoral Verde é uma operadora que concebe e coloca a disposição das agências de viagens pacotes turísticos diferenciados, concebidos para atender o perfil de público mais exigente, que demanda sempre a melhor qualidade. Ela foi fundada em 2003 e vem se consolidando como uma das principais operadoras turísticas da América do Sul, especializadas em resorts e pousadas de charme – meios de hospedagem e entretenimento qualificados para atender a crescente demanda por turismo de elevado padrão, com serviços exclusivos e personalizados. A Litoral Verde se destaca no mercado pela qualidade do atendimento profissional em consultoria oferecida ao cliente, está entre as operadorass que mais vende para Iberostar, rede Vila Galé, Club Med e Beach Park. Atua, na prática, de modo a contribuir com a valorização das agências de viagens, promovendo a constante valorização dos destinos nacionais, nos quatro cantos do Brasil.
 
Revista Hotéis — A abrangência do atendimento é nacional?
Gilberto Hingel — Sim, estamos no Rio de Janeiro e temos um escritório comercial em São Paulo, além de lojas de apoio ao passageiro nos principais destinos turísticos que operamos, como Salvador, Fortaleza e Angra dos Reis. Também possuímos parcerias diferenciadas com agências de viagens, onde elas têm prioridade de atendimento e canais diretos de comunicação com consultores, garantindo atendimento ágil. A Litoral Verde tem a preocupação de formar consultores especialistas em resorts nas agências de viagens porque isso é rentável para os dois lados. Nossa Central de atendimento atende de segunda à sábado, com números diferenciados para reservas nacionais e internacionais.
 
Revista Hotéis — É verdade que a Litoral Verde avalia os serviços dos resorts?
Gilberto Hingel — A Litoral Verde tem um compromisso muito sério com a qualidade de seus serviços e a forma que se apresenta no mercado. Por isso é que os resorts, e recentemente as pousadas de alto luxo, que compõem o nosso diretório, são submetidos a um rigoroso sistema de avaliação, que inclui desde a qualidade dos materiais disponíveis aos hóspedes até a forma de atendimento no resort. Como a Litoral Verde dedica sua atenção a um público que quer serviços exclusivos ela honra com seu compromisso. Sim, é verdade. Os resorts são selecionados nos quatro cantos do Brasil, para adequarmos a oferta ao perfil da demanda, cada vez mais exigente.
 
Revista Hotéis — Como assim, mais exigente?
Gilberto Hingel — Nosso diferencial real hoje no mercado é o suporte que damos aos nossos clientes, desde o primeiro toque do telefone, passando pelo serviço de transfer privativo, até o suporte dentro dos principais hotéis. O cliente tem a certeza de que alguém realmente está acompanhando.
Para atender a demanda mais exigente, por exemplo, nós conciliamos as vagas de hospedagem com opções de traslado em companhias aéreas parceiras, como a TAM Aviação Executiva e a Helimarte Taxi Aéreo, na “Linha Essencial” da Litoral Verde. Sempre nos certificamos em garantir conforto e segurança, em todos os pacotes. Todos os nossos pacotes também incluem cartão de assistência e transfer terrestre privativo. São serviços indispensáveis e que estão disponíveis sob medida para um público que exige privacidade, conforto, segurança e agilidade, cada vez maior, na satisfação de suas necessidades e disponibilidades. Aliás, nossa dedicação ao estudo da oferta e da demanda é o que permite que sejamos proativos, oferecendo as melhores opções de viagens, que superam as expectativas.
 
Revista Hotéis — Quando e o que é que se vende mais para este público?
Gilberto Hingel — Como qualquer operadora de turismo, a Litoral Verde organiza a oferta de pacotes para o ano todo, ainda que famílias com crianças concentrem as suas viagens mais longas nos períodos de férias escolares. Mas a sazonalidade tem sido minimizada, muitas famílias, grupos de amigos e casais procuram agora por pacotes para viajar nos feriados e, também, nos finais de semana. Carnaval e Páscoa são datas importantes para as vendas, mas também os pacotes especiais que desenvolvemos para as viagens de Lua de Mel e aniversários temáticos, entre outros concebidos sob medida, incrementam as vendas. Trabalhamos com resorts em todas as regiões do Brasil: Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), Norte (Amazonas), Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina). Além de 53 resorts internacionais. 
 
Revista Hotéis — Quais são as perspectivas de vendas para 2010?
Gilberto Hingel — A Litoral Verde Operadora é reconhecida como a Operadora que mais vende resorts certificados pela Resorts Brasil. Nosso portfólio hoje contém 78 resorts e hotéis de luxo, sendo 39 deles certificados pela Resorts Brasil. Além de estar preparada para crescer em volume de vendas; dadas às condições socioeconômicas favoráveis que apontam para a retomada do crescimento da demanda no mercado doméstico, em 2010 prevemos trabalhar muito com a Linha Essencial, nossa mais nova investida de pacotes para o público com maior poder aquisitivo.
 
Revista Hotéis — O que é Essencial para atender o público com maior poder aquisitivo?
Gilberto Hingel — Nós gostamos de projetos especiais e temos a meta de sempre inovar e trazer o melhor para os clientes. Por exemplo, em 2009 fizemos uma parceria com a conceituada rede de academias Cia Athletica e oferecemos uma programação especial na Praia do Forte. O projeto foi batizado de Take Your Time, que neste ano acontece no hotel cinco estrelas Iberostar Bahia, com a venda de pacotes promocionais especialmente preparados para esse público, que exige exclusividade.
A Linha Essencial seleciona as pousadas e hotéis boutique que possuem serviços compatíveis às exigências e aos sonhos dos clientes que procuram a Litoral Verde para escolher o destino nas próximas viagens. Nesses pequenos e charmosos meios de hospedagem, o diferencial maior é a experiência. O detalhe é que esses meios de hospedagem são em geral pouco divulgados ao grande público, de modo que podemos agora podemos justamente atender o desejo de quem deseja realizar a viagem dos sonhos e vivenciar uma experiência única, com serviço diferenciado e atendimento exclusivo.
 
Revista Hotéis — É possível antever necessidades para superar expectativas?
Gilberto Hingel — Sim. Na Linha Essencial fizemos um grande trabalho de pesquisa de perfil dos viajantes. Os momentos são rigorosamente planejados de acordo com o perfil de consumo de cada um dos clientes. Isso é possível graças ao uso de uma ferramenta de software, disponível na Internet, capaz de identificar quais são os interesses; as preferências e as expectativas de cada viajante. O serviço personalizado, segundo a expressão da vontade do cliente, se aplica às três etapas da viagem – antes, durante e depois. Antes, contempla sugestões quanto à escolha do vôo, do meio de hospedagem e dos lugares a visitar, entre outros detalhes. Mas, também, o serviço de reservas.
Garantimos o sucesso fazendo contato com o cliente após a viagem para saber se o atendimento atendeu à expectativa dele. Isso é fundamental, para que possamos aprimorar a qualidade do serviço e, com isso, reter o cliente.
Com este conceito é que formamos e mantemos satisfeita uma ampla rede de agenciamento de viagens em todo o território nacional.
 
Revista Hotéis — Você pode revelar quais são os empreendimentos da Linha Essencial?
Gilberto Hingel — A rigor, ainda não. Pois, muito em breve realizaremos coletiva de imprensa para promover a Linha Essencial, que já cativou o público mais exigente; quem não abre da mão da exclusividade e da excelência nos serviços de hospedagem.
 
Revista Hotéis — Mas é verdade que existe a opção de um cruzeiro na Linha Essencial?
Gilberto Hingel — Sim, é verdade. Trata-se do Iberostar Grand Amazon. Um verdadeiro luxo. Um emocionante cruzeiro pelos Rios Negro, Solimões e Amazonas. A aventura se inicia na cidade de Manaus e faz escalas em diversos pontos da selva amazônica. Com segurança, conforto e muita diversão é possível embarcar e explorar as surpresas naturais e selvagens da Região.
 Revista Hotéis — Quais são as outras opções oferecidas no Norte e Nordeste do Brasil?
Gilberto Hingel — No Ceará, por exemplo, identificamos o empreendimento Orixás Art Hotel (CE), que está situado na simpática aldeia de Flecheiras. Orixás Art Hotel é capaz de proporcionar aos hospedes ambiente aconchegante, que traduz a verdadeira representação dos elementos da natureza. Com estratégica localização, junto à natureza, o próprio Hotel é um atrativo incrível e surpreendente. O exotismo faz parte do conceito “Orixás”, que propicia vivenciar momentos únicos, exclusivos, despertados pela excepcional integração entre uma exuberante vegetação preservada; a belíssima praia, com arrecifes; a brisa envolvente e fantásticas obras e esculturas. A Pousada Toca da Coruja, no Rio Grande do Norte, recebe um público seleto, que busca por experiências estimulantes. É um dos destinos mais charmosos do país. Na área interna da Pousada, silêncio e privacidade em todos os ambientes e externamente um festival de estilos, gastronomia, cultura e belezas naturais características da Praia de Pipa. 
 
Revista Hotéis — Na Bahia, quais empreendimentos foram selecionados?
Gilberto Hingel — Não vamos furar a nossa própria coletiva de imprensa, certo? Por hora, posso dizer apenas sobre mais dois empreendimentos. Pousada Estrela d´Água e Vila Naiá, ambas localizadas no Estado da Bahia. A Estrela D’Água é muito mais que um estabelecimento de prestígio e mesa gastronômica refinada, trata-se de uma bela concepção e atenção à arte do bem viver. Os 5 C’s Do Relais Chateaux: cortesia, charme, caráter, calma e cozinha são facilmente notáveis nessa perfeita harmonia de simplicidade e luxo, inspirados nas raízes e cultura da região, em meio as exuberantes praias de Trancoso no Sul da Bahia.
 
Revista Hotéis — E o Vila Naiá?
Gilberto Hingel — Sim, também na Bahia, selecionamos o Vila Naiá que é, como posso dizer…, uma reserva natural intocada. É um empreendimento que se preocupa com a sustentabilidade e faz da sofisticação, da arte e do lazer elementos de desenvolvimento e originalidade para seus hóspedes
 
Revista Hotéis — A Região Sudeste do Brasil, mais urbanizada, tem como competir?
Gilberto Hingel — Sem dúvida nenhuma. No Rio de Janeiro, o Insólito Boutique Hotel, localizado em Búzios, apresenta uma atmosfera voltada para imersão cultural brasileira. O Insólito é um refúgio exclusivo para adultos. Moderno e ousado, o Hotel Boutique surpreende em cada detalhe, com muito requinte e vistas incríveis do mar de Búzios. No estado de São Paulo, o Unique Garden Spa & Resort, na cidade de Mairiporã, com 300.000 m² de essências nativas, muito próximo da capital, conserva jardins aromáticos, flores raras e animais silvestres e envolve o enriquecimento da alma através do encontro com a natureza e consigo mesmo. É um refúgio para exercitar a sensibilidade e descobrir os prazeres proporcionados por quem reconhece o quanto é especial cada momento de revitalização.
 
Revista Hotéis — Fica faltando a Região Sul do Brasil
Gilberto Hingel — No estado de Santa Catarina, o empreendimento Ponta dos Ganchos Exclusive Resort possui reconhecimento mundial pela excelência em estrutura e serviços, além de ser um dos refúgios românticos mais cobiçados. Um verdadeiro festival de tonalidades, sons, aromas, texturas e sabores contornam toda a extensão da península. Todos os enquadramentos focam e enaltecem a tonalidade da cor da pedra preciosa brasileira esmeralda. Para finalizar: indicamos a Pousada do Engenho, localizada na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A maneira mais fácil de entender a proposta da Pousada do Engenho é imaginar o contato do homem com a natureza de forma inteligente e sensível. É um destino exclusivo para adultos em busca do essencialismo.
 
 Revista Hotéis— Na essência, o que é o essencialismo?
Gilberto Hingel — O sociólogo chamado Dario Caldas foi quem identificou e concebeu o movimento chamado “essencialismo”. Este movimento se baseia na pessoa que é tecnológica, endinheirada, tem tudo em termos de bem material, mas sente um vazio a ser preenchido. Este vazio é o que ele batizou de “essencialismo”. Ou seja, nada mais é que o resgate para a origem do homem, este contato com a terra, com o mato, mas com conforto. É, portanto, essencial e possível enriquecer a vida com experiências marcantes e prazerosas, que complementam a realização humana.

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