Opinião

Gerenciador de projetos atua para acelerar expansão do mercado hoteleiro – Artigo de Renata Marques

*Por Renata Marques

 

Profissional zela pela integração entre todas as disciplinas envolvidas no projeto arquitetônico e pela manutenção da identidade das redes de hotelaria em cada empreendimento.

O mercado hoteleiro deve sofrer um boom nos próximos anos com a previsão de construção de centenas de hotéis em tempo recorde espalhados por todo o território nacional. Para auxiliar na otimização do tempo de execução dos projetos, realizar o planejamento das disciplinas envolvidas e beneficiar a gestão desses, está se tornando cada vez mais atuante no mercado arquitetônico a figura do gerenciador de projetos. 

 

Com prazos enxutos e crescente aumento de demanda em virtude dos eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as construtoras, incorporadoras e as próprias redes hoteleiras têm trabalhado cada vez mais com o respaldo desses profissionais. Para a área de hotelaria, eles trabalham também como uma espécie de supervisor, preocupados em manter as premissas das cadeias de hotéis, fazendo uma interface com as diretrizes técnicas de cada construtora e as necessidades de cada contratante.

 

Com larga experiência no acompanhamento de empreendimentos, principalmente no setor hoteleiro, a arquiteta paulista Renata Marques acredita que a função do gerenciador de projetos será fundamental para que as redes de hotéis consigam cumprir o prazo de entrega dos projetos, aproveitando assim da melhor forma possível o crescimento do segmento. “Participamos desde o projeto ajudando a eliminar pontos vulneráveis da planta que possam resultar em futuros problemas ou falhas na execução. Outra vantagem é o estabelecimento de um cronograma de projetos, que permita um melhor aproveitamento da mão de obra envolvida na construção”, explica Renata.

 

Outro serviço importante e especialmente desenvolvido para o segmento de hotelaria é o acompanhamento da execução da obra. Trata-se de uma espécie de consultoria, através da qual o profissional certifica-se que o empreendimento está sendo construído obedecendo às premissas que constam no manual de cada rede hoteleira. “O gerenciador atua na verificação das soluções adotadas em projeto e, eventualmente, nas adequações in loco que se façam necessárias durante a execução. Acompanhamos passo a passo todas as etapas desde o projeto até a entrega da obra”, esclarece Renata.

 

“Geralmente neste tipo de trabalho, somos uma espécie de fiscal que zela para que a obra seja entregue dentro dos parâmetros exigidos pela empresa e já definidos em projeto que regem as instalações de cada empresa. Mantendo a identidade independentemente das características específicas de cada unidade”, complementa a arquiteta e gerenciadora de projetos.

* Renata Marques é arquiteta e especialista na área de desenho e desenvolvimento de projetos – Contato pelo site: www.renatamarques.com.br

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA