Geraldo Alckmin e Ciro Gomes recebem documento do turismo
Esse documento foi elaborado por 25 entidades e associações da cadeia produtiva do turismo, reunidas no CETUR — Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade
Após entregar essa semana o documento Turismo:+desenvolvimento +emprego +sustentabilidade aos presidenciáveis Guilherme Boulos e Álvaro Dias, o grupo de empresariado do turismo entregou ontem a Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos em compromissos no Rio de Janeiro. Esse documento foi elaborado por 25 entidades e associações da cadeia produtiva do turismo, reunidas no CETUR — Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade. O documento aponta caminhos para impulsionar o turismo como vetor da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos por meio de cinco pilares de ação: infraestrutura, promoção, gestão e monitoramento, segurança jurídica e competitividade.
No encontro de ontem com os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), estiveram presentes os representantes das entidades ligadas ao turismo, os presidentes Alexandre Sampaio, do Cetur/CNC e FBHA; Manoel Cardoso Linhares, da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Márcio Santiago, do Brasil CVB — Brasil Convention e Visitors Bureau.
Geraldo Alckmin afirmou o compromisso com o setor e agradeceu as propostas, que podem ajudar a impulsionar a indústria do turismo como importante vetor da retomada do crescimento do emprego e da renda. “O Turismo significa emprego, que é o que o Brasil mais precisa hoje, criar empregos rapidamente, além de ser um setor estratégico que representa desenvolvimento para o País de forma sustentável”, afirmou. Ele lembrou ainda que o turismo distribui renda, por sua capilaridade, e que o Brasil tem muito potencial de crescimento.
Importância do turismo no Brasil
Alexandre Sampaio destacou que nesse documento foram reunidas as reivindicações do setor empresarial do turismo brasileiro para apresentar aos presidenciáveis. “Queremos que eles entendam a importância que as mais de 60 atividades econômicas relacionadas ao turismo têm para o País e que continuidade nas políticas públicas é essencial para esse crescimento”, destacou Sampaio.
Manuel Cardoso Linhares lembra que segundo a WTTC — Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a cada milhão de dólares gasto em turismo, são gerados 1.5 milhão de dólares em riquezas, um retorno que só é menor que o investido em educação. “Precisamos de estratégias urgentes, não só para incentivar, mas para possibilitar o mercado do turismo. Essa é a hora de deixarmos claro para o futuro presidente o que a indústria de turismo precisa para crescer”, afirmou Linhares.
Márcio Santiago destacou que: “O Brasil precisa viver um novo momento e o turismo é um segmento que pode contribuir de forma decisiva em todos os aspectos da vida brasileira. As entidades, cientes disso, elaboraram um documento que está sendo entregue a todos os presidenciáveis e esperamos que eles se sensibilizem do potencial de geração de negócios e empregos do setor”.
Além dos representantes já citados, o Secretário executivo do Cetur/CNC, Eraldo Alves da Cruz participou da entrega dos documentos. O vice-presidente da ABIH-RJ e Presidente do SINDHOTÉIS — Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, José Manuel Caamaño, também participou da entrega ao candidato Ciro Gomes. Já no encontro com Alckmin, estiveram presentes o Deputado federal Otávio Leite (PSDB) e o economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real, ex-presidente do BNDES e do Banco Central.