Fumar ou não fumar nos apartamentos dos hotéis: Eis a questão!!!

Com as restrições da lei antifumo os apartamentos dos hotéis se tornaram os últimos redutos dos fumantes, mas o cerco continua apertando e muitos hotéis resolveram radicalizar ao não aceitar fumantes o que já é uma tendência mundial

A lei antifumo que completa dois anos em vigor no estado de São Paulo este ano e que foi adotada por outras cidades e estados brasileiros, enfrentou muitas polêmicas quanto à proibição do fumo em ambientes coletivos principalmente de restaurantes, bares e hotéis. Muitos empresários desses estabelecimentos acreditavam que esse cerco fechado contra os fumantes, afugentasse ou até mesmo diminuísse o número de clientes e hóspedes e consequentemente amargariam com os prejuízos. Porém, como nas leis sempre existem algumas brechas, na lei antifumo não podia ser diferente, e um dos artigos é brando e permite o fumo nos apartamentos dos hotéis, já que são considerados íntimos dos clientes como nas suas próprias casas e, também a fiscalização nesses lugares ferem o direito à privacidade. Com essa abertura da lei, o segmento hoteleiro não teria tantos prejuízos e os fumantes poderiam fumar livremente nos apartamentos que são os últimos redutos de ambientes fechados. Mas será mesmo que os hotéis obtêm alguma vantagem permitindo o fumo nos apartamentos?

Publicidade
Tramontina

Higiene e sanitização dos locais

Como os apartamentos dos hotéis são os únicos lugares que restam para os hóspedes fumarem sem ser punidos, a equipe de governança dos hotéis possuem um trabalho a mais na higiene e sanitização dos locais, pois eliminar aquele incômodo cheiro da fumaça não é uma tarefa fácil e requer tempo e custos. Abrir portas e janelas para arejar ou mesmo aplicar um produto para seqüestrar odores, podem surtir efeito, mas dependendo do tempo de exposição, a ação não é suficiente. O ideal é que as cortinas sejam retiradas frequentemente para lavagem e substituídas e as poltronas e peças com revestimento também deverão ser higienizadas com maior cuidado. No caso do enxoval não há necessidade de um processo especial, a higienização é normal. Além desta preocupação com lavagem e higienização, existe o tempo que soa como custo, pois em vários hotéis existe uma quota mínima de apartamentos para uma única camareira  limpar e contratar mais funcionários nem sempre faz o orçamento bater no final do mês. Geralmente o número de camareiras varia de acordo com a categoria do hotel. Os de padrão executivo, a proporção é de uma camareira para 16 apartamentos. Nos hotéis de luxo, a proporção é de uma para cada grupo de nove a 12 apartamentos.

LEIA MAIS
Publicidade
Anuncie conosco

13 Comentários

    1. Isto é verdade. O pior é que hotéis que tinham janelas que abriam agora são lacradas, ou seja, não é pelo fumo e sim para economizar mesmo na manutenção. Janelas fechadas 24 h, não entra poeira da rua e fumar num lugar assim fechado ninguém merece. Eu gosto de hotéis que tenham sacada, para se fumar ao ar livre e não entrar o cheiro no quarto. Mas esta gente só pensa em dinheiro.

  1. Não é mentira.. quando um hotel é não fumante e o hóspede fuma no quarto, tem que tirar cortina para lavar, peseiras e higienizar o carpete. Não deixa de ser um custo a mais sendo que o normal seria trocar apenas roupa de cama e banho.
    Se são ítens a mais para serem lavados, nada mais justo que cobrar a despesa adicional de quem não respeitou a sinalização.

    1. Sim Sheila! Você tem toda razão. Além do mais, em alguns casos precisamos indisponibilizar a uh por até dois dias para eliminar o odor do tabaco, precisamos passar produto nas paredes, madeiras, etc. De de fato é mais caro sim esta sanitização! Concordo que o fumante precisa pagar uma taxa extra, pois, onera sim o custo do hotel.

  2. EU TENHO HOTEL E TENHO ESTE GRANDE PROBLEMA, EM TODOS APTOS COLOCAMOS PLACAS PROIBIDO FUMAR DENTRO DOS APTOS, MAS OS HÓSPEDES QUE FUMA É DIFÍCIL ELE ACABA FUMANDO DENTRO DOS APTO, E VC FICA COM O PREJUÍZO DA HIGIENIZAÇÃO DOS APTOS QUE É MUITO DIFÍCIL DE LIMPAR, VC PRECISA FICAR COM APTOS VÁRIOS DIAS COM JANELAS ABERTAS VENTILADORES LIGADO PARA PODER TIRAR O CHEIRO FORTE DO CIGARRO, ESTOU PENSANDO EM ADOTAR O SISTEMA DE HOTEL 100% LIVRE DE CIGARRO.

  3. Realmente, para que não é fumante é incomodo sentir o cheiro. No entanto, se estamos numa democracia ( aliás, existe, mas de fato ao observamos nessas questões não temos). O hábito de fumar tem sendo visto cada vez mais um ato de transtorno, mas também não podemos discriminar ou atacar quem é fumante. Todos nós temos direitos, e a Lei antitabagismo ela vem ferir o direito de ir e vir, pois pagamos caro por uma diária, e quando chegamos do trabalho, ou até mesmo de um passeio o fumante – o cidadão que fuma – tem o direito de fumar o seu cigarro. Embora os hotéis não aceitam mais devido a Lei. Mas deviam também criar espaços, pois é constrangedor fumar na rua, torna-se um ato de discriminação, pré-conceito. Todos têm direitos e deveres, mas acima de tudo, respeitar o outro. Sabemos o quão é difícil para de fumar. A questão da higienização dos hotéis, acredito que não acrescente, pois na verdade, o correto seria lavar todas as cortinas, higienizar todo o ambiente a cada saída, pois já fiquei em hotéis 3 estrelas que mesmo a pessoa não sendo fumante, o cheiro de mofo, banheiro sujo e pedi para trocar. Fumantes e não fumantes devem ter respeito pelo outro.

  4. Bom dia a todos. Eu trabalho em hotel e vejo uma grande falta de bom senso por parte de quem é fumante. Penso que todos tem o direito de ir e vir, porém existe uma palavra que tem faltado e muito hoje em dia: respeito!!! Ai alguns podem dizer: mas e a falta de respeito com quem fuma, o proibindo de utilizar determinadas instalacões do hotel? Pense um fumante chegar e fazer check in e encontrar seu apartamento com forro de cama ,cortinas, banheiro,enfim o apartamento todo com um odor horrivel sem condicões de uso? seria insatisfatório não seria? com certeza surgiria ali um enorme desconforto e reclamacão por parte do hospede em questão e com toda a razão. Do mesmo modo quando alguém que não é fumante chega e encontra um forte odor de cigarro tem o mesmo problema. Penso que é um problema cultural e educacional. O brasileiro não respeita regras estabelecidas e parte sempre do fato de que ” eu estou pagando e posso fazer “. Regras existem e são feitas para serem cumpridas. Tanto que pensando seriamente no assunto estamos falando de algo que tem causado milhòes de óbitos por ano no mundo todo. Concordo com o fato de ser cobrado uma taxa do hospede que fumar aonde não lha é permitido. Imagine o tamanho do gasto para se limpar um apartamento com odor de cigarro? Pior ainda, o hotel tem que deixar o apartamento as vezes 2 ou 3 dias parado para tirar todo o cheiro. Portanto FUMANTE OU NÃO FUMANTE PENSE BEM EM SUAS ATITUDES,RESPEITE O DIREITO DO OUTRO DENTRO DO QUE LHE É PERMITIDO OU NÃO FAZER AONDE QUER QUE ESTEJA. O MUNDO PERDEU A GENTILEZA,O RESPEITO E A HUMILDADE A PONTO DE ESQUECERMOS QUE SOMOS TODOS IGUAIS INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA. FAZER A NOSSA PARTE SERVIRÁ DE EXEMPLO PARA O PRÓXIMO FAZER A SUA PRÓPRIA CRIANDO ASSIM AMBIENTES SAUDÁVEIS E DE RESPEITO MUTUO DEIXANDO UM BOM EXEMPLO PARA FUTURAS GERACÕES.

  5. Caros comentarios para nossas reflexões:
    Quero deixar aqui uma pergunta?..
    Fumantes que recebem orientações para não fumarem nos quartos, se frequentam lugares que há orientações, recomendações e proibições para que não fumem: tipo locais publicos, aeronaves, restaurantes, bares, interiores de salas de cinemas, teatros, igrejas, templos religiosos, outros ambientes semelhantes onde o fumo é expressamente proibido, como a pessoa age?..
    Agora a pessoa que vai se hospedar num hotel, seja de categoria mais elevada (varias estrelas) ou mesmo menos elevada, por que pelo fato de estar pagndo uma diaria ele pode se achar no direito de fumar nos quartos, causando prejuizos para o meio ambiente, aumentando as despesas para o hotel,quanto a higienização, pós sua saida,
    Seria melhor para aquela pequena comunidade do hotel que esse hospede fumasse em locais permitidos para o fumante no hotel.

    1. Acho um absurdo essa criminalização do fumante, se querem fumar que fumem, se querem beber que bebam, são consumidores como todos os outros e merecem espaços apropriados sim, não consigo entender o sermão dos eugenistas, se você ė contra qualquer coisa simplesmente não faça, mas garanta o direito de quem quiser fazer! Isso no mínimo deveria garantir o estado democrático!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA