Fórum de Compras AccorHotels: ‘Finanças e Sustentabilidade’ finaliza ciclo de painéis
O ciclo de painéis do Fórum de Formação em Compras da AccorHotels, realizado durante todo o dia de hoje (31) no Novotel Center Norte, foi finalizado com o tema “Finanças e Sustentabilidade”. O painel foi debatido por Mauro Rial, CFO da AccorHotels América do Sul; Iuri Barroso, Consultor na Marq Consultoria e Marcela Cerda, Coordenadora de CSR (Corporate Social Responsibility) para América do Sul, com a moderação de Juliane Ferreira, Coordenadora de Compras.
Mauro Rial apresentou a situação do cenário econômico, que registra expressiva queda na inflação e em seu núcleo, segundo dados do Banco Central. “Já podemos ver os primeiros sinais de retomada da economia no Brasil. O setor de hotelaria tem três grandes indicadores que representam seu desempenho nos últimos anos – a diária média, RevPar e taxa de ocupação – que estão totalmente ligados ao comportamento da economia”, afirmou.
Marcela Cerda destacou as ações do programa Planet 21 Acting Here, como plantação de árvores para minimizar o impacto negativo no meio ambiente, (+ 500 mil árvores na América do Sul); hotéis com placas solares, captação de água de chuva, hortas próprias, combate ao abuso sexual de crianças e outras ações de responsabilidade socioambiental.
“Precisamos dos fornecedores para implementar as nossas ações, pois temos um compromisso com a sustentabilidade do nosso negócio e com o planeta. Independente da marca ou país que estejamos, de parceiros com compromissos alinhados com os nossos. Estamos caminhando bem, mas temos muito ao que percorrer”, comentou Cerda.
Este ano, o grupo AccorHotels iniciou um programa de auditoria com os fornecedores homologados, que envolvem os direitos humanos e do trabalho, além de práticas sustentáveis para o meio ambiente. Com as análises, também espera-se um trabalho de melhorias nas atividades para aumentar o padrão da empresa. Cada um dos fornecedores assinam a Charter 21, com diretrizes que devem ser seguidas, e agora, passam a ser checadas pelo grupo.
Marcela Cerda destaco também que esta ação também permite que determinadas empresas sejam certificadas como empresas ‘verdes’, como o uso de insumos naturais e orgânicos.