FOHB promove webinar para debater oferta e demanda na hotelaria
O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil estará promovendo nessa próxima quarta-feira, dia 28 de abril, uma webinar das 09h30 às 10h30 debatendo o tema: A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil. O evento conta com o apoio da Mercado & Consumo, uma empresa do Grupo Gouveia de Souza, na organização e curadoria. Essa webinar faz parte da série “Trilhas de Conhecimento” a ser realizada mensalmente ao longo de 2021 até novembro, quando a jornada termina em um evento híbrido no hotel Transamérica São Paulo em 18 de novembro.
Esta primeira edição abordará o estudo “15° Panorama da Hotelaria Brasileira”, produzida pela HotelInvest em parceria com o FOHB. O documento mostra que atualmente existem 147 hotéis urbanos em desenvolvimento no Brasil, com inauguração prevista até 2025, representando uma queda de apenas 13% nos investimentos, em comparação ao início de 2020.
Números apontam que durante a pandemia foram investidos aproximadamente R$ 6 bilhões no setor, sendo que cerca de 27% do valor foi destinado a hotéis upscale e upper upscale. Além disso, 48 novos contratos foram assinados. Por outro lado, o desempenho das operações foi o pior da história, como no caso da taxa de ocupação que caiu de 27% no Rio de Janeiro a 66% em São Paulo. No mesmo caminho, o índice da diária média também caiu de 21% a 34%, entre junho e dezembro de 2020, em Porto Alegre, e esse declínio persiste na maioria das cidades analisadas. O cenário dramático coloca em risco pequenos e médios empreendimentos, assim como milhares de empregos.
O evento contará com a participação de Orlando de Souza, Presidente executivo do FOHB, e Pedro Cypriano, Sócio-diretor da HotelInvest.
A mediação será feita por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo. “O objetivo do ‘Trilhas de Conhecimento’ é fornecer conteúdos inéditos e atuais para líderes e colaboradores da indústria hoteleira. Os encontros vão possibilitar a preparação do setor para os desdobramentos e desafios futuros, fornecendo perspectivas, estratégias e a implementação de novas tecnologias que agregarão na retomada da hotelaria”, explica Orlando de Souza.
Clique aqui para se inscrever gratuitamente
Tenho estudado o mercado de hotéis e resorts, fizemos duas grandes pesquisas e contratamos algumas empresas de consultoria, uma delas cujo nome é referência de mercado nos assustou com tamanha falta de responsabilidade e conhecimento. A conclusão é que o setor está despreparado; por isso, mais desperdiça as oportunidades que as retêm. Projeções e diagnósticos errados estão sendo entregues, e, com isso, onerando os custos e descartando a gestão hoteleira enxuta e os nichos de mercado. Os mais variados escopos de produtos hoteleiros pouco conversam com o consumidor dos produtos turísticos para todos os tipos de turistas. É necessário olhar para dentro e adequar o processo ao consumidor, por isso conhecer o consumidor é mais vantajoso que conhecer o segmento hoteleiro ou até mesmo o segmento turístico. Em breve novos comentários!