FNH tem palestra sobre como potencializar a presença no Google
Newton Neto explica como usar ferramentas, IA e as melhores práticas para ter relevância no Google
Terminou agora pouco no Rosewood Hotel, em São Paulo, durante o VI Fórum Nacional da Hotelaria, a palestra “Potencializando sua presença no Google: Ferramentas, AI e melhores práticas”, que foi apresentada por Newton Neto, criador de negócios digitais e executivo com mais de 20 anos de experiência no setor de TI. Newton está no Google desde 2011 e lidera parcerias estratégicas e esforços de desenvolvimento de negócios na América Latina para diversas áreas de produtos do Google, como Pesquisa, Mapas, Local, Comércio, Anúncios, Pesquisa e Núcleo e Impacto Social.
Newton falou como os hotéis podem aproveitar mais as ferramentas Google e reafirmou que uma das missões do Google é ser um lugar confiável onde os viajantes possam buscar informações sobre sua próxima viagem.
Principais táticas para conectar, engajar e crescer
Pesquisas de hotéis aparecem em diversas fontes de busca, que podem ser pelo nome do hotel ou destino específico, por exemplo, mas uma série de detalhes torna a presença mais marcante na plataforma. Newton destaca que é importante ter um perfil da empresa no Google e no Maps com informações mais elaboradas, como comodidades e serviços, acrescente atributos de sustentabilidade e certificações ecológicas, coloque informações sobre diversidade, inclusão e acessibilidade. Fotos e vídeos contam a história do seu negócio, manter essas informações atualizadas é fundamental para se destacar na busca.
Outro ponto importante, segundo Newton, são ferramentas de reserva direta para os hotéis. Os links de reserva do Google são gratuitos e tem leads mais qualificados.
A seguir algumas dicas para ganhar relevância no Google
Defina seu canal de mensagens preferido para se conectar com o cliente; exiba e responda comentários e avaliações; incentive hóspedes satisfeitos a compartilhar o link da avaliação; use postagens comerciais para manter os clientes atualizados sobre eventos e ofertas; acompanhe o desempenho do seu perfil, veja o que está funcionando com a ferramenta insights; acompanhe o desempenho dos seus links de reservas gratuitos.
Newton ainda destaca que em caso de avalições negativas é importante não entrar em pânico, avaliar a situação e responder a avaliação.