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Flex consolida presença na hotelaria com novidades

A multinacional espanhola Flex, uma das maiores fabricantes de colchões do mundo, retomou o processo de consolidação na hotelaria com foco em uma de suas marcas, a Simmons. No Brasil, recentemente a empresa já forneceu produtos para os novos Transamerica FIT Recife (PE) e Verano Pajuçara by Tropicalis, que está entrando em operação em Maceió, no Estado de Alagoas.

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A Diretora de Marketing, Olga Fonseca; o Diretor comercial, Vinícius Coelho; e o Gerente de Hotelaria, Alexandre Fernandes conversaram com a Revista Hotéis e falaram sobre as recentes parcerias e os próximos movimentos da empresa no mercado hoteleiro.

Alexandre Fernandes, que chegou à empresa em março deste ano como Gerente de Hotelaria, após a decisão da Flex em retomar o foco no segmento, explica: “Nosso carro-chefe, a marca Simmons é um grande produto para qualquer hotel. Estamos com grandes redes aportando no Brasil e era de extrema importância para a empresa ter alguém com foco para este segmento. Já temos dez representantes comerciais para atendimento de hotéis e mais vinte profissionais devem ser contratados para atender grandes e pequenas redes. No tocante a Simmons, nós temos as pousadas de charme e todos os hotéis voltados para públicos seletivos que estavam carentes desse atendimento e estou, nos últimos meses, trabalhando nesse sentido, de voltar a mostrar nossos produtos, com foco nessa marca, que atende de maneira assertiva aos hotéis com esse perfil”.

Alexandre Fernandes: “Nosso carro-chefe, a marca Simmons é um grande produto para qualquer hotel”
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Olga Fonseca acrescenta que a Flex está em um momento estratégico, no qual a mira é voltada para a hotelaria sem deixar de lado os outros segmentos como o e-commerce (onde a empresa começa a investir fortemente) e o varejo. “Vamos participar da Equipotel e estaremos juntos com os clientes de hotelaria, qualificando esse pessoal e trabalhando contatos para os nossos representantes. Uma das coisas que gostaria de ressaltar é o contato mais estreito com a empresa internacional, com a Simmons dos Estados Unidos e o setor de hospitality da Flex na Europa. Trazemos isso de forma otimizada para o Brasil e com mais sinergia com a empresa na Europa”.

Retomada

Alexandre Fernandes destaca a participação na Equipotel como uma das estratégias mais assertivas da empresa para a retomada. “Temos de estar em todos os momentos oportunos de divulgação para reforçar o momento de retomada”. Para Olga, esse tempo em que as pessoas passaram em casa serviu para que redescobrissem o conceito de conforto que desejam não só no âmbito de residência, como também nos hotéis em que se hospedam. “Prestar atenção nos espaços particulares refletiu na busca por um conforto externo. O hotel, para encantar o cliente, vai ter que investir em conforto, subir o padrão, trazer histórias e novas experiências. Apostamos que a princípio o retorno do turismo não será composto por grandes viagens internacionais e os hotéis locais vão estar na mira desses viajantes. O Airbnb também deve se profissionalizar cada vez mais e a hotelaria tem que ter mais atrativos, histórias para contar e experiências para entregar ao cliente. A marca Simmons tem essa história. São 150 anos de existência, presente nas suítes dos grandes navios, como o Titanic. Essa conexão do hóspede com a história que aquela marca conta, prova ao cliente que não aquela foi uma decisão aleatória do hotel, e isso o faz sentir especial”.

Equipe de vendas

Para cumprir a missão de consolidação na hotelaria brasileira, uma equipe de vendas da vertente de hotelaria ainda está em construção, mas deve ser, segundo Alexandre, concluída ainda neste ano. “Serão profissionais que pensarão nos benefícios a médio e longo prazo do hotel em custo-benefício. Queremos que sejam especialistas e saibam sanar todas as dúvidas e questionamentos de nossos clientes”.

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O Diretor comercial da Flex, Vinícius Coelho, acredita que a criação de uma força tarefa para hotelaria é essencial para o momento. “Estamos em processo de reestruturação e a missão é manter essa equipe com ferramentas e informações rápidas entre o time e com os hotéis. Os números já estão dando resultados e optamos por participar da Equipotel 2021, em um investimento que a Flex vê com bons olhos”.

Flex mira a hotelaria com nova estratégia de vendas
Olga Fonseca, Diretora de Marketing da Flex (Foto: divulgação)
Simmons

Olga trouxe detalhes sobre o portfólio da Flex disponível para a hotelaria e que será exibido na Equipotel. “Trata-se de uma linha recente, completamente reformulada em 2019. Existem produtos como o Geocities que já está há muito no mercado e é destinado a hotéis com investimento maior em conforto. Está presente nos principais Hotéis e Resorts da Costa Verde na Bahia. Também tivemos lançamentos para pousadas de luxo, como o Blue Wave e a Série V, lançada no mês passado. Já temos uma linha expressiva para a hotelaria e estamos unindo outras linhas do nosso portfólio para servirem como opções para hotéis premium”.

Vinícius explica a razão que torna a marca Simmons, que possui um portfólio robusto, o foco da empresa para o mercado hoteleiro. “Quando os nossos clientes vêm para o Brasil escolhem nossos produtos pela força que eles têm no exterior. A marca Simmons é muito conhecida no resto do mundo. Também padronizamos os nossos produtos para hotelaria brasileira”.

Alexandre complementa: “Temos de pensar no benefício que o hóspede terá, mais no viés ao contrário, cuja qualidade atesta o valor, com durabilidade maior, além da que a concorrência apresenta ao mercado. Apesar da Simmons ser o nosso carro-chefe, redes internacionais também continuam utilizando a marca Flex, já consolidada lá fora”. Olga conclui observando que a marca Flex é mais popular entre os norte-americanos enquanto a marca Simmons tem o mesmo efeito na Europa.

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Logística

No quesito logística, o prazo de entrega é sempre um assunto delicado seja no varejo ou na hotelaria. Alexandre explica que existem dois cenários quando se trata de logística e prazos de entrega: reposição e inauguração. “A hotelaria é trabalhada em cima de projetos e nunca tivemos dificuldades em relação a prazo de entrega. Quando se trata de produtos muito específicos, existe um tempo de certificação de produto. Mas se for um produto de catálogo, não existe esse ínterim. A Flex garante todos os prazos”.

O Diretor comercial Vinícius Coelho explica que a Flex está “super abastecida de matéria prima e não corre o risco de não atender a demanda. A pandemia realmente evidenciou uma escassez de matéria prima, mas de uma forma geral, já conseguimos equilibrar todas as compras e entregas. Trabalhamos com projetos, mas já conseguimos conseguir reagir aos desafios com rapidez e eficiência”.

Flex mira a hotelaria com nova estratégia de vendas
Vinícius Coelho: “A Flex está bem abastecida de matéria prima e não corre o risco de não atender a demanda”  (Foto: divulgação)
Desempenho

De novembro para cá, o setor de colchões, também afetado pela pandemia como todos os outros segmentos da indústria, começou a respirar e sentir os ventos da retomada. “Normalizamos os pedidos entre fevereiro e março, e o próprio setor de hotelaria postergou seus projetos. Só a partir de abril começamos a notar uma melhora, com a abertura das lojas e a hotelaria retomando projetos, inclusive para o ano que vem. Tivemos negócios acima de 500 colchões e entramos em 2021 no mercado eletrônico, com investimento robusto em e-commerce. Estamos preparados para a retomada”, ressalta Coelho.

Equipotel

A Flex está otimista e acredita que a Equipotel 2021 deve ser uma grande vetora da retomada dos negócios do segmento. “Nossa participação no evento terá como base, as pesquisas realizadas com o nosso consumidor. Aquele hóspede que passa a noite em um colchão Simmons e nos procura, por meio do nosso pós-venda, para conhecer melhor as nossas soluções. Pensando nisso, lançamos o Hotel Simmons Experience; um conceito para o nosso estande na feira. Uma live em parceria com a Equipotel está agendada para o dia 16 de junho, onde apresentaremos esse conceito de uma forma muito especial. Basicamente o que queremos é conectar o hóspede com a história do produto, de uma forma que crie não apenas uma experiência, mas uma lembrança afetiva”, disse Olga.

Vinícius finaliza: “A participação na Equipotel tem como objetivo o posicionamento da marca no setor e o estreitamento de relações com o hoteleiro. Definitivamente viemos para ficar”.

Confira a seguir, um video do moderno parque fabril da Flex que fica as margens da Rodovia Anhanguera em Limeira (SP)

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