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Fispal é oportunidade para profissionalização de empresas

Durante quatro dias de evento estabelecimentos de alimentação fora do lar podem ter acesso a diversas inovações

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, realizadas simultaneamente até 14 de junho, no Expo Center Norte, são uma oportunidade para micro e pequenos estabelecimentos de alimentação fora do lar terem acesso às inovações de mais de 1.800 marcas expositoras nacionais e internacionais e, principalmente, se atualizarem sobre gestão, novas tecnologias, engenharia de cardápio, sustentabilidade e outros assuntos que colaboram para o desenvolvimento dos negócios.

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Uma das iniciativas do evento é o SDM – Serviço de Desenvolvimento de Mercado, cujo objetivo é promover o crescimento sustentável do setor, fomentando ainda mais o segmento da alimentação fora de casa. “Criamos este projeto para levar conhecimento e ajudar empreendedores a se desenvolverem de maneira sustentável. Com o apoio de parceiros especialistas, consultores e chefes, fizemos uma curadoria para elaborar dez atrações exclusivas durante o evento”, assinala Daniel Corigliano, Gerente de negócios da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes.

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Na avaliação de Bruno Lopes, gestor de alimentos e bebidas do Sebrae Nacional, a Fispal é uma oportunidade para pequenos empreendedores fazerem networking, conhecer novas tecnologias e trocar experiências com diversas empresas, inclusive de outros países. “Estar aqui é o primeiro passo para negócios que precisam conhecer novos mercados e soluções, além de conhecer fornecedores e ampliar os horizontes.”

Neste ano, o estande da entidade está focado em levar a transformação digital para esses negócios e também recebe startups que foram selecionadas para apresentar suas soluções ao setor.

Fispal é oportunidade para profissionalização de empresas
Inovações tecnológicas serão apresentadas na Fispal 2024  – Divulgação
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Fispal Sorvetes

Entre as tendências presentes na Fispal Sorvetes ingredientes para receitas com vitaminas, fibras e proteínas, além de versões plant-based, zero açúcar e zero lactose, mostrando que os sorvetes e gelatos deixaram de ser apenas uma sobremesa e o setor sorveteiro está cada vez mais inclusivo. “A ideia é que o consumidor tenha autonomia para experimentar o que ele quiser, seja uma versão mais saudável, de frutas, sem lactose ou a base de água. As pessoas também estão cada vez mais em busca de experiências únicas, como um gelateria ‘instagramável’ ou um sensorial diferenciado”, afirma Kerley Torres, Diretora adjunta da Abrasorvete – Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis.

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Sobremesas e sorvetes se destacam no evento – Divulgação
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Primeira-dama do Estado de SP, Cristiane Freitas, esteve presente na Fispal Food Service

A primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, esteve presente na Fispal Food Service para promover a escola de gastronomia do Fundo Social do Palácio do Governo, o qual é presidenta. Freitas participou da palestra “Capacitação e Geração de Mão de Obra” para Bares e Restaurantes, que aconteceu na Arena Gestão do Saber. Segundo a primeira-dama, é importante a divulgação das ações do fundo, como a escola de gastronomia, que visam a qualificação profissional e a empregabilidade. “Geramos independência financeira através dessa capacitação que, por fim, gera empregos. Queremos que as pessoas andem com suas próprias pernas, com dignidade. Eventos assim são importantes para fazer propaganda das nossas escolas para que mais pessoas conheçam e procurem entrar nelas para se capacitarem, principalmente porque são gratuitas. Queremos atender a população mais vulnerável, que mais precisa de ajuda”, afirma a primeira-dama do Estado de SP.

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Democratização da Inteligência Artificial auxilia pequenos empreendedores

A Inteligência Artificial já é realidade para o segmento de food service, inclusive para ajudar pequenas empresas – da relação direta com o consumidor ao back office. E quem ainda acha que o acesso a essas tecnologias ainda é difícil, e que o custo é alto, está perdendo clientes e dinheiro.

Prova de que essa tendência veio para ficar é o Espaço Conexão FoodTechs, que tem como objetivo divulgar as soluções e inovações que startups oferecem a empresas do setor. O espaço está disponível durante a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes. “A pandemia de Covid-19 mostrou que conhecíamos muito pouco os nossos clientes. O mundo digital exige que essas relações sejam mais estruturadas, e não apenas dependentes da relação pessoal”, afirma Fernando Blower, diretor executivo da ANR – Associação Nacional dos Restaurantes, responsável pela curadoria do espaço. A Inteligência Artificial já é realidade e não tenho dúvidas de que vai causar grandes transformações no segmento.”

Fispal é oportunidade para profissionalização de empresas
Espaço Conexão FoodTechs tem o objetivo divulgar as soluções e inovações do setor – Divulgação

A partir de 2025, a Fispal Food Service terá um pavilhão exclusivo de tecnologia, no novo Distrito Anhembi, para atender mais empresas que têm soluções voltadas a este setor.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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