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Coronavirus

Fique em Casa! Proteja-se do COVID-19

Artigo de Mario Cezar Nogales*

Sim caro leitor hoteleiro, fique em casa, afinal de contas é este o motivo que fez com que houvesse todos os cancelamentos de suas reservas! Fique em casa e fique choramingando que seu hotel muito provavelmente irá fechar pois estamos esperando algo cair do céu ou do governo para socorrer seu hotel!

Fique em casa e peça ao seu contador demitir o máximo de funcionários para que você possa manter seu hotel vivo durante esta crise mundial!

É exatamente isto que tenho visto pela maioria dos ditos profissionais e das ditas redes e todos se esquecem de que é pela força de trabalho que se geram riquezas, vejam bem, não estou dizendo aqui que o perigo do COVID-19 não exista, estou apontando o que os “especialistas” estão mandando você fazer com seu hotel.

Em todas as crises existem oportunidades e só sobrevivem aqueles que são CORAJOSOS, que passam pela catarse do herói. Alias a palavra CORAGEM – do Latim “coraticum”, derivado de cor, “coração”. Isso porque, em épocas remotas, este órgão era considerado a sede da coragem, além da inteligência.  Daí o apelido do Ricardo Coração de Leão.

Devo também lembrar que já passamos por diversas crises de mercado tais como, o excesso de leitos criados por outras formas de hospedagem, a crise do 11 de setembro de 2001, entre outras; obviamente que nenhuma delas se compara ao tamanho e a proporção da crise atual.

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GRI Hotéis

 

Outra questão que devo lembrar aos leitores é de que hotéis e hospitais tem a mesma origem e raiz na história e parece que nos esquecemos disto e fomos esmolar aos governos para nos garantir o pagamento de pelo menos a folha de todos os colaboradores, não que eu seja contra e é obvio que não, afinal e assim como alguns seres humanos, hotéis nesta crise morrerão e a quantidade que irão para a cova será na mesma proporção das outras crises, ou seja, aqueles que não foram bem administrados em épocas de crise.

Veja bem, a grande maioria está aterrorizada com o provável futuro que ninguém sabe de fato como será e estamos vivenciando uma guerra de poderes entre os estados e a união, governadores e prefeitos metendo os pés pela cabeça para se aproveitar de uma provável eleição neste ano e em 2022; Fica obvio que quem mais sofrerá com esta questão serão os mais despreparados.

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Equipotel

 

Neste exato momento há empresas, seja de nosso ramo, seja de outro ramo, que não estão perdendo oportunidades e se viraram para o maior cliente que há no momento que são da área médica e da área de produção de alimentos.

Segundo noticias do setor agropecuário, a China que é o maior comprador de soja do planeta depende quase que na totalidade da produção de soja brasileira, este país de um governo comunista também depende da carne suína produzida pelo mundo e conforme estes mesmos agentes de notícias, em muito pouco tempo o preço destas comodities sofrerão aumento pelo mundo aos moldes do que acontece com o álcool, máscaras e equipamentos de produção para a saúde mundial.

A técnica de gestão de receitas exige que você pense tridimensionalmente e utilize sempre o raciocínio do produto certo, para o cliente certo, no momento certo com a qualidade certa e é hora de você acertar esta técnica que não se trata apenas de flutuação tarifária como a maioria dos “especialistas” fez você acreditar.

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Schipper

 

Comece a se perguntar:

Seu produto está certo?

Hotéis possuem unidades habitacionais, uma equipe especializada em higienização e limpeza, área de eventos que podem se transformar em ambulatórios, espaço de alimentação com alta produtividade, você já se voltou para o mercado da saúde?

Seu cliente está certo?

Você continua procurando pelos executivos e pelo turismo de lazer? O foco está errado, estão em plena movimentação na sua própria cidade vários hóspedes do setor de saúde e segurança, além de políticos e jornalistas.

Seu momento está certo?

Se você já fechou suas portas e não entendeu o que de fato está acontecendo já perdeu o momento, contudo a vários participantes de “la resistence” que ainda estão focando seus esforços, é hora de se voltar para o cliente certo e para o produto certo.

Sua qualidade está certa?

Sua equipe de fato sabe realizar higienização e limpeza, ou está defasada, com certeza os “especialistas” nem sabem como realizar com a profunda conhecimento nesta temática.

Não espere a sua equipe de vendas buscar pelos mesmos clientes de sempre nem com os mesmos custos que você tem, está na hora de se engajar e fazer parte deste suporte, desta guerra contra o COVID-19 e fazer com que os governos gastem menos com hospitais de campanha, você já tem o prédio todo para transforma-lo, só você que ainda não viu.

Então caro leitor, você prefere arregaçar as mangas e sair detrás desta sua escrivaninha e colocar a massa cinzenta para funcionar como fez o gerente do Hotel Ruanda ou vai ficar em casa e entregar os pontos?

Agradeço a todos aqueles “especialistas” que publicaram “fique em casa” em algum momento desta crise. Junto somos mais fortes. A SN Hotelaria está preparada para auxiliá-lo neste momento, afinal de contas é agora que você precisa de alguém com a experiência em hotelaria que você espera e com o conhecimento em hospitalidade que você precisa!

*Mario Cezar Nogales é consultor especializado em hotelaria e conta com experiencia no ramo desde 1989, sendo autor de sete livros técnicos em hotelaria, acesse: www.snhotelaria.com.br

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