FHAN traz cases de sucesso sobre restaurantes nos hotéis
Raphael Martini e Raquel Alves falaram também sobre as tendências desse setor fundamental para a hotelaria
Direto de Olinda (PE) – Abrindo o segundo dia de programação de contéudos do FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, que acontece durante a HFN – Hotel & Food Nordeste, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, tivemos o painel “Case e Tendências para o restaurante do seu Hotel”, com participação de Raphael Martini; Gerente geral do Novotel Morumbi São Paulo; e Raquel Alves, Gerente de A&B do Novotel Recife Marina.
Os clientes estão mais exigentes, essa foi a constatação de Raphael Martini no começo de sua apresentação. Segundo ele, para trazer mais clientes para o restaurante de um hotel, é preciso ter um bom ambiente e um design convidativo. “E, claro, o padrão de comida e os serviços devem ser elevados. Outro ponto importante é o investimento no Marketing, pois é preciso estreitar a comunicação com os clientes através das redes sociais e canais como o WhatsApp, por exemplo”, disse.
Para o Gerente geral do Novotel Morumbi São Paulo, uma agenda de entretenimento é fundamental para o restaurante do hotel. “Gosto sempre de falar que assim como o empreendimento precisa ser bom para os hóspedes, ele precisa ser bom para o público local também”, frisou.
Alguns dos atativos do Restaurante Greem, do Novotel Morumbi São Paulo, são uma comida leve e natural, a vista considerada ‘a mais bonita da cidade’, a presença de um mixologista para elaborar uma carta de drinks, além de um ambiente que acolhe as famílias, com recreadores para crianças, e que fica aberto 24 horas.
O menu de um restaurante é o ponto mais importante, tendo que ser versátil para todo tipo de paladar e restrições alimentares. “Dos 60 pratos do menu do nosso restaurante, cerca de 45% é vegano ou vegetariano”, conta Raphael.
O outro restaurante do hotel paulistano é o Base BBQ, que inclui cortes de alta qualidade na brasa, curadoria de vinhos Norton, ambiente intimista, sendo family & pet friendly. “Invetimos em eventos e day use. Vendemos ao longo do mês de julho, um day use onde o hóspede pôde usar a piscina e almoçar no restaurante”, informou. Usar um menu eletrônico e com fotos reais dos pratos e produtos também faz a diferença em um restaurante de hotel.
De acordo com Martini, é possível tornar o restaurante de hotel em um ponto importante de receita. “Para isso, precisamos ter consistência na entrega para o cliente. Não é algo simples, mas é imprescindível ser feito”, concluiu.
O Novotel Recife Marina começou suas operações em agosto de 2024, e o conceito do Kais.0, um dos restaurantes, é o Surf & Turf, onde há elementos do mar e terra no mesmo prato, algo que faz parte da gastronomia do Nordeste. “O restaurante de um hotel precisa ter uma identidade gastronômica única, ele precisa ser inclusivo e exclusivo, criando memórias para os clientes e hóspedes, visual único, versatilidade e dinamismo”, disse Raquel.
A Gerente de Alimentos & Bebidas também falou sobre o outro restaurante do hotel, o Skais.0, onde todas as ações são voltadas para o que o público recifense gosta. “Uma delas é que investimos em whisky e em coquetéis com a bebida, pois o público aqui da capital pernambucana é o que mais consome whisky no Brasil”, ressalta.
O Novotel Recife Marina conta com o Kais Lobby Bar, que oferece cafeteria com barista, coquetéis clássicos executados por mixologistas da casa, a presença da Sociedade do Whisky com espaço exclusivo, Royal Salute e The Glenlivet. “Nada no hotel é mais ou menos, todos os produtos são de ótima qualidade e muito bem escolhidos, há um levantamento de fornecedores que é muito preciso”, contou Raquel. Em 63 dias de operação, a receita de Alimentos & Bebidas foi de R$ 1,9 milhão , R$ 80 mil de receita só de vinhos, com uma média de 14 garrafas por dia e cerca de 200 passantes por final de semana.
Para Raquel Alves, “nem só de hóspedes vive um restaurante de um hotel, mas também não só de passantes que ele se sustenta, o segredo é buscar esse equilíbrio”, finalizou.
A Revista Hotéis é Mídia Apoio da HFN e fica hospedada no Novotel Recife Marina para fazer a cobertura desse evento.