Publicidade
Trofeu fornecedor

Ferramenta traça perfil do turista que visita o Rio Grande do Norte

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

O Sírio – Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte é uma ferramenta aberta ao público criada em 2021 para fornecer informações para o segmento turístico. O projeto foi criado através da parceria do Governo do Estado, por meio da Emprotur – Empresa Potiguar de Promoção Turística, com a Fecomércio – RN e o Senac – RN.

Publicidade
Altenburg

Detalhes como o perfil, interesses e expectativas de gastos dos turistas que chegam ao Rio Grande do Norte que servirão de base para planejamento estratégico do setor estão presentes no relatório Perfil do Turista 2021. Para construção do documento, foram entrevistados 5.240 turistas em Natal, Tibau do Sul/Pipa, São Miguel do Gostoso e Mossoró, nos principais locais de acesso do público: Aeroporto; Terminal Rodoviário; além de pontos de fluxo turístico, como hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e atrativos turísticos. Para o Diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, o Sírio tem sido uma importante ferramenta na utilização da inteligência para direcionar a promoção. Quatro perfis iniciais foram identificados no estudo e, a partir deles, construídas as personas de cada público-alvo: turista de sol e praia; turista regional por rodovias; turista de negócios; e turista em pousadas litorâneas. Também foram identificados os pontos de sucesso e potencial crescimento e também as fraquezas, com potenciais pontos de melhorias.

Ferramenta traça perfil do turista que visita o Rio Grande do Norte

“A ferramenta premiada se mostra um item fundamental nas nossas escolhas estratégicas. Ter condições de previsibilidade nos faz investir o dinheiro público de forma inteligente”, Bruno Reis – Divulgação

Publicidade
Harus 1

Segundo o coordenador técnico do projeto, Marcelo Milito, a pandemia impactou a construção de novos perfis. “Além destes citados, já temos em vista os considerados ‘grupos secundários’, ou seja, o turista estrangeiro, o turista de eventos/congressos, o turista religioso e o turista de esporte e aventura”, afirmou.  O presidente do Sistema Fecomércio – RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do documento. “Esse relatório do Sírio será fundamental para que a Emprotur possa direcionar de forma ainda mais estratégica os investimentos em marketing e promoção, bem como para que os empresários do trade se planejem e melhor direcionem a cada público aquilo que nosso visitante anseia encontrar”, destacou.

Publicidade
Anufood

CONHECENDO OS PERFIS

Turista de Sol e Praia – caracterizado como estrela. Merece o mais alto investimento e atenção, pela força atual e ainda perspectiva expansão.

Turista regional por rodovias – caracterizado por ser um nicho altamente fidelizado, viaja fora dos períodos de alta estação e que em crises pode sustentar a cadeia local.

Turista de Negócios – No momento, pouca força de mercado e dúvidas quanto a retomada desse público, mas que pode ser reposicionado com eventos/congressos apontando uma volta gradual.

Turista em pousadas litorâneas – grande potencial e oportunidade, mas carrega mais dúvida do que é e para onde vai.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA