Publicidade
Leceres

Feiras regionais de fornecedores da hotelaria crescem no Brasil

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 7 minutos

O segmento hoteleiro vive o melhor momento dos últimos anos graças a recuperação do poder aquisitivo das classes C e D que passaram a viajar de avião e a se hospedarem em hotéis e a demanda cada vez maior de hospedagem de executivos de negócios. Com os grandes eventos que o País irá sediar nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016, a tendência é que o mercado hoteleiro continue aquecido nos próximos anos. Diante desta demanda, existe a necessidade dos hotéis se modernizarem para se manterem competitivos frente a entrada de novos empreendimentos, muitos dos quais administrados por redes com padrões internacionais de qualidade.  É natural então que aumente a demanda de novos fornecedores no setor que necessitam se apresentar ao mercado e uma das melhores maneiras é participarem de feiras. 

E as feiras regionais estão crescendo cada vez mais, saindo dos grandes pólos econômicos, principalmente na cidade de São Paulo. Das feiras regionais existentes no Brasil a que tem maior repercussão e alavanca o maior número de visitantes e negócios é a Exprotel — Feira de Produtos e Seviços para Hotéis que neste ano completou sua 24ª edição. O evento que é promovido pela  ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina acontece em paralelo ao  ENCATHO — Encontro Catarinense de Hoteleiros que neste ano completou sua 26ª edição. 

Outra feira regional que também conta com apoio de uma ABIH e que está consolidando no mercado é a Bahia Hotel Bizz que é realizada pelo empresário baiano Sérgio Gordilho com apoio da ABIH/BA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia. O evento em sua segunda edição neste ano aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto reuniu um seminário e feira de fornecedores em paralelo ao ENTUR/BA – Encontro Nacional de Turismo da Bahia que aconteceu em sua 5ª edição no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

O empresário Gordilho  anunciou que no próximo ano a feira de fornecedores, Bahia Hotel Bizz passará a incorporar os fornecedores da área de alimentação e o público alvo passa a ser composto também de restaurantes, bares e cafés. Outra modificação  adotada para o evento que acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2013, no Centro de Convenções da Bahia é que a feira passará a ser chamada de Bahia Hotel Food para dar um foco mais abrangente e atrair além de fornecedores da hotelaria, também do food service. 

 

Vitrine para os fornecedores


A 3ª edição da Expo Hotel Búzios — Feira para Hotelaria e Gastronomia do Interior do Rio de Janeiro que aconteceu entre os dias 13 a 15 de agosto, no Geribá Tennis Park Hotel, localizado em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, consolidou o evento como o mais importante do setor carioca.  O evento é promovido pela empresária Janice Kunrath, Conselheira em Búzios da ABIH / RJ — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação de Pousadas de Búzios e contou com o apoio das principais entidades do setor como: ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação  Segundo Janice, os preparativos para a 4ª edição da Expo Hotel Búzios já começaram e o objetivo é ser uma vitrine para os fornecedores da hotelaria exporem seus produtos num mercado bastante aquecido, assim como os hoteleiros reciclarem seus conhecimentos.

A feira Hotel Show – Feira de Produtos e Serviços para hotelaria, motelaria, restaurantes, bares e turismo promovida pela PJ Eventos aconteceu neste ano nos dias 13 a 15 de junho no Centro de Eventos do hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu tradicionais fornecedores da hotelaria nacional que apresentaram muitas novidades para o setor de hotelaria, motelaria e gastronomia. O evento é realizado pelo Sindhotéis – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Sindotel – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba, em parceria com o SEHA – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, e participação da Regional Oeste da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

 

Mercado aquecido


Diante do crescimento do segmento hoteleiro no Nordeste do Brasil, o Grupo Equipotel promoveu com sucesso a 2ª edição da Equipotel Nordeste entre os dias 23 a 25 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento ocupou uma área de 23 mil m² e reuniu  250 estandes distribuídos e 400 expositores do Brasil e do mundo. Além dos produtos, a feira contou com palestras, workshops e oficinas de capacitação profissional, troca de conhecimentos e recebeu a visita de 9.194 profissionais. Para 2013 o evento que é promovido pela Reed Exhbithions Âncantara Machado contará com um dia a mais, devendo acontecer nos dias 7 a 10 de maio de 2013 no Centro de Convenções de Pernambuco.

Já na capital mineira o empresário Marcos Valério Rocha da empresa Imagem & Imagem promove com sucesso o Encontro da Hotelaria Mineira que em sua 7ª edição neste ano se consolida ainda mais como o mais importante evento do estado de Minas Gerais no segmento. O evento que conta com o apoio das principais entidades locais, como a ABIH/MG — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Turismo de Minas Gerais e da Belotur acontece paralelo a um Seminário de Gestão Hoteleira, que traz palestras com renomados profisionais da hotelaria nacional. Somado a isto está um festival gastronômico que tem como objetivo reunir chefs de diferentes hotéis e incentivar clientes a frequentar restaurantes de meios de hospedagem e um espaço para fornecedores da hotelaria apresentarem produtos e serviços aos hoteleiros mineiros.

 

Nichos de mercado

 

A busca por nichos de mercados fez surgir a FIP Hotel & Gastronomia  — Feira da Indústria de Produtos e Serviços para Hospedagem e Alimentação. Este evento deverá acontecer entre os dias 12 e 14 de abril de 2013, no Centro de Eventos IBC, em Presidente Prudente, na Região Oeste do estado de São Paulo e será realizado pelo SINHORES — Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente e Região, juntamente com a FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.  O objetivo desta Feira é reunir e aproximar micro, pequenas e grandes empresas, que compõem a cadeia de fornecedores do País, dos empresários dos segmentos de hotelaria e gastronomia  do Oeste paulista. 

O Presidente do SINHORES de Presidente Prudente e Região, Rubens Afonso está com uma expectativa bastante otimista em relação ao sucesso deste evento. “No entorno de 100 km de Presidente Prudente existem 54 cidades que somam 1.200 mil habitantes e uma grande carência para eventos neste segmento. A economia da Região está bastante aquecida e com a hotelaria não é diferente. Várias redes internacionais estão se estabelecendo, como o Ibis Presidente Prudente que acaba de entrar em operação, assim como a Região é uma das pré escolhidas, junto com outros dez do interior paulista, para serem sub sedes para a Copa do Mundo. Isto faz com que a hotelaria necessite crescer e se modernizar e consequentemente adquirir produtos e serviços”, enfatizou o Presidente Afonso. 

Segundo Afonso, a feira deverá aproximar o pequeno e médio empresário das mais modernas tecnologias em produtos para o setor. “Queremos que através desta Feira estes empresários não precisem deixar seus negócios para visitar outras Feiras segmentadas e ter acesso a produtos e serviços de primeira linha”, declara Rubens.

A área onde será montada a feira terá 2.500 m² e a planta contempla 58 estandes de diversos tamanhos e o objetivo é atrair desde pequenas e médias empresas fornecedoras da hotelaria, até grandes players do mercado. “Em razão de ter apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, não haverá cobrança de taxas e isto será um grande incentivo para atrairmos os expositores, pois eles saberão que o valor a ser pago será de R$ 290,00 o m² montado de forma básica o estande e R$ 250,00 o m²  em piso livre. E para incrementar a Feira, faremos uma programação que envolverá palestras com renomados profissionais do setor, arenas gastronômicas e discussões de temas bem relevantes do setor”, adiantou Spoladore.

 

Novas oportunidades no segmento 

 

As oportunidades que estão surgindo no segmento hoteleiro atrai também grandes promotores de feiras nacionais e internacionais. Este é o caso do Grupo Cipa que fez um acordo com a Fiera Milano e deverá promover  entre os dias 25 a 27 de março de 2013 no Transamérica Expo Center, na capital paulista, a Food Hospitality World. O objetivo desta Feira é desenvolver oportunidades nos segmentos da hotelaria e gastronomia e a  expectativa do Grupo Cipa Fiero Milano é que esta primeira edição da feira já ocupe 8000 m² de área e tenha cerca de 200 expositores.  Entre eles, estarão fabricantes, importadores e distribuidores de produtos para hotelaria e alimentação. O evento será totalmente focado em negócios e trará uma série de facilidades para que empresas de todos os portes possam estar presentes. Paralelo ao evento acontecerá o Conotel 2013 – Congresso Nacional de Hotéis  que é o mais tradicional encontro de hoteleiros no Brasil com a promoção da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

E pela importância econômica e pelo número elevado de hotéis que possui, a capital gaúcha também não poderia deixar de apresentar uma feira que servisse como uma verdeira vitrine para os fornecedores apresentarem produtos e serviços. Diante das oportunidades, a Dileone Feiras e Eventos acaba de lançar a Expo Hotel Sul — Feira nacional voltada para hotéis, bares, restaurantes, pubs, bistrôs e gastronômia. A primeira edição do evento acontecerá de 18 a 20 de novembro de 2013 na FIERGS — Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Além de contar com tradicionais fornecedores da hotelaria nacional que vão expor produtos e serviços, haverá várias palestras com renomados profissionais da hotelaria nacional, rodada de negócios e cozinha experimental.  

Publicidade
Harus 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA