Feira Expotel 2025 homenageou grandes personalidades do setor
O evento reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e empreendedores em torno de uma agenda estratégica e atualizada

Se encerrou ontem (2 de abril) a 8ª edição da Expotel – Feira Internacional para Hotelaria e gastronomia que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Os números ainda não foram fechados pela Promo, a organizadora do evento, mas a expectativa é que quatro mil visitantes estiveram no evento que já se consolidou como um dos mais relevantes dos setores no Brasil. Com palestras, painéis, workshops, rodadas de negócios e premiações, o evento reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e empreendedores em torno de uma agenda estratégica e atualizada, reforçando o papel da inovação, da sustentabilidade e da cooperação interinstitucional no desenvolvimento do turismo nacional.
Um dos pontos altos foi aconteceu na abertura que recebeu a presença da Secretária-executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite; o empresário Guilherme Paulus; o Secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Rui Alves de Souza Júnior, o CEO do Parque Aquático Wet´n Wild e Presidente do Conselho Gestor do Distrito Serra Azul, Alain Baldacci, a Secretária Nacional de Turismo, Cristiane Sampaio, entre outros.

Houve a homenagem aos relevantes serviços prestados ao setor ao empresário Guilherme Paulus que além de ser CEO da GJP Participações, voltou a ser o principal investir na CVC Viagens. E aproveitando o momento Paulus, lembrou dos tempos difíceis em que iniciou a CVC em Santo André e ficava ‘literalmente batendo de porta em porta’ das grandes indústrias da região do Grande ABC oferecendo pacotes de viagens aos colaboradores. “Criamos um programa de viagens para aposentados que adoravam passear de ônibus e com isso aos poucos crescendo até quando decidimos partir também para pacotes aéreos, onde culminou com a aquisição da Webjet. Vivemos momentos difíceis, mas nunca dependemos do governo para captar recursos e hoje estamos resgatando os valores e tradições da CVC que voltou a ser uma grande companhia de viagens”, disse Paulus. O momento celebrou a contribuição desses nomes para a consolidação de políticas públicas, investimentos e ações culturais que valorizam o turismo como vetor de transformação social e econômica.
A programação teve início com a reunião aberta do CONTURESP – Conselho Estadual de Turismo, seguida de um painel sobre Distrito Turístico e Regionalização do Turismo, que destacou as experiências bem-sucedidas em municípios como Cajamar e Mairiporã. Representantes do setor público e privado, como Alain Baldacci (Wet’n Wild) e secretários de diversas pastas estaduais, compartilharam estratégias de desenvolvimento integradas.

Um dos painéis mais prestigiados abordou investimentos em projetos hoteleiros, com participação do prefeito de Leme, Claudemir Borges, e empresários como Antônio Bispo (Invest Hotéis), discutindo iniciativas de interiorização do turismo e projetos que aliam inovação e viabilidade econômica. Debate sobre ESG (ambiental, social e governança) trouxe à tona práticas sustentáveis com aplicação direta em hotéis e destinos turísticos, como as experiências de Niuara Leal e Rodrigo Tavano (ABIH-SP), reforçando a urgência de ações que equilibrem impacto ambiental e rentabilidade.

Tecnologia, segurança e novos mercados
Foi um tema bastante explorado nessa edição da Expotel que teve o lançamento da nova norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para estabelecimentos pet friendly, iniciativa pioneira que reforça a importância da inclusão no turismo contemporâneo. A automação e o uso de IA no relacionamento com clientes foram debatidos por representantes da Asksuite, Foco Tecnologia e Tribuzana Marketing. Outros assuntos foram debatidos como as oportunidades que podem ser geradas pelos cassinos no Brasil.
