MatériasMercadoÚltimas Notícias

FBHA comemora aprovação da reforma trabalhista no Congresso esta semana

A FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação comemorou a aprovação da reforma trabalhista esta semana pelo Congresso Nacional e agora segue para o Senado. O Presidente da entidade, Alexandre Sampaio, classifica como “a melhor medida que poderia ter sido tomada no Brasil”. Além de reduzir os encargos trabalhistas, mitigando o peso da carga tributária sobre o setor produtivo, algumas medidas atendem perfeitamente à sazonalidade dos setores de hospedagem e alimentação, como o trabalho intermitente, que permite a contratação por períodos específicos e pagamento de direitos proporcionalmente. “A reforma trabalhista é não somente essencial para o País como, também, a melhor iniciativa que poderíamos ter tomado neste momento. Ela permitirá que sejamos mais produtivos e, assim, que consigamos competir em igualdade de condições com outros países”, afirma Sampaio.

Publicidade
Clima ao Vivo

Mas, para a entidade, todo o avanço obtido com a modernização da legislação, principalmente com a adoção do conceito de prevalência do negociado sobre o legislado. Ou seja, de valorização das negociações entre empresas e empregados, fica prejudicado pelo fim da obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical – a taxa anual que é paga pelas empresas com base em um percentual do capital social, e que garante a manutenção das entidades representativas. “Deve haver coerência entre as mudanças. Valorizar o negociado é promover resultados mais satisfatórios e mais céleres para todos, além de um ‘desafogamento’ da abarrotada Justiça do Trabalho, mas, para isto, os sindicatos precisam de sustentação para o processo negocial. Penso que devemos, agora, trabalhar com uma contribuição negocial, vinculada ao exercício efetivo da negociação coletiva”, defende Sampaio.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA