MercadoÚltimas Notícias

Faturamento dos hotéis aumenta com ações para o público local

A ideia de atrair a população local para utilizar os serviços desses estabelecimentos é a proposta do projeto

A cena é comum na maioria dos hotéis: o entra e sai frenético de hóspedes indica que os quartos estão lotados. No entanto, uma caminhada pelo restaurante do empreendimento na hora do almoço revela várias mesas vazias, apesar de o estabelecimento contar, quase sempre, com um chef renomado. Já o bar, à noite, não serve tantos drinques quanto poderia, mesmo com uma carta cheia de opções oferecidas pelo barman. Cenas como essa se repetem porque o foco exclusivo na hospedagem muitas vezes deixa de lado serviços que acabam ficando subutilizados, com uma estrutura disponível ociosa, gerando custos desproporcionais às receitas. A constatação é da empresária Tânia Coelho, idealizadora do projeto Hotel Além do Quarto.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Segundo a Especialista em Hotelaria Design e Eventos e Gestão de Mercado do Luxo, o custo fixo mensal do setor de Alimentos & Bebidas é estimado em 25% do faturamento. “Trata-se de um valor alto para não ter um retorno proporcional e que não pode depender apenas da demanda dos hóspedes”, calcula. Há cerca de cinco anos, Tânia percebeu que os hotéis podem multiplicar seus faturamentos ao atrair clientes para esses serviços, até porque os estabelecimentos já possuem equipe qualificada e estrutura prontas.

Faturamento dos hotéis aumenta com ações para o público local
Miler Bairros Gerente Geral do Novotel Curitiba Batel e Tânia Coelho do Hotel Além do Quarto (Foto: Divulgação Hotel Além do Quarto)

A ideia de atrair a população local para utilizar os serviços desses estabelecimentos é a proposta do projeto. Segundo a Executiva comercial multiplataforma, Larissa Slomski, a oportunidade de conhecer os hotéis com essa outra visão faz abrir os olhos para um novo mundo que está ao nosso redor. “Acho essa iniciativa interessante porque é um ativo para o mercado hoteleiro junto ao mercado local, que abre possibilidades que nem sempre são percebidas”, destaca.

Publicidade
Harus

O Engenheiro Joaquim Macedo, curitibano e seguidor do projeto idealizado por Tânia Coelho, concorda que os hotéis são mal aproveitados pela estrutura que oferecem. “Sou vizinho de um hotel que conta com uma superestrutura, com direito a piscina, spa e restaurante. Eles bem que poderiam fazer promoções em datas importantes, incluindo cafés da manhã, jantares, happy hour. Eu poderia ficar freguês, mas a gente sempre acha que por ser hotel pode ser caro”, comenta.

Faturamento dos hotéis aumenta com ações para o público local
3º Encontro de Gestores Hotel Além do Quarto no Four Points by Sheraton Curitiba (Foto: Divulgação Hotel Além do Quarto)

Tour Gastronômico pelos hotéis

Ciente de que os hotéis costumam ter toda sua ação de marketing voltada para o hóspede, mas não para os moradores da cidade, o projeto Hotel Além do Quarto, realiza capacitações e ações para conectar esses espaços com a cidade e o cliente local. Uma das iniciativas é o Tour Gastronômico, que em 22º edições já levou mais de mil pessoas para dentro dos hotéis. “São pessoas que voltam depois, indicam para os conhecidos e fazem divulgação espontânea em suas redes”, explica Tânia.

Publicidade
Fispal

O Tour Gastronômico destaca uma visão mais abrangente do universo da hotelaria, atraente também pelo design, pela história da rede, passando pela excelência dos serviços prestados e pela interação com a equipe do Hotel.  “Considero o projeto Hotel Além do Quarto fantástico porque vem ao encontro da nossa missão. Entendemos o restaurante peruano QCeviche como uma operação lucrativa e independente em nosso hotel. Buscamos ser referência para hóspedes e principalmente para não hóspedes, visando atrair e aproximar o público da cidade”, apoia Miler Bairros, Gerente Geral do Novotel Curitiba Batel, que destaca a operação do restaurante QCeviche.

Faturamento dos hotéis aumenta com ações para o público local
21ª Edição do Tour Gastronômico pelos Hotéis no Brut by Slaviero Hotéis (Foto: Divulgação Hotel Além do Quarto)

Desde 2015, o projeto já passou por hotéis como Quality, Full Jazz by Slaviero, Radisson, Four Points by Sheraton, Bristol, Bourbon, Ramada, Pestana, Victoria Villa, Lizon, NH Curitiba The Five, Rockefeller by Slaviero, Novotel e Adágio – todos na capital paranaense. Além destes houve uma edição realizada em Santa Catarina, no Brut by Slaviero Hotéis, em Balneário Camboriú, e eventos na Vinícola Araucária e no Trem de Luxo da Serra Verde Express.

Publicidade
Clima ao Vivo

Capacitação

Tânia chama a atenção para o fato de que não basta apenas que o público local comece a frequentar esses espaços. A equipe de colaboradores precisa estar absolutamente preparada para receber este público a qualquer momento. “Quantas vezes o hóspede pede indicação de um bom restaurante na cidade e o recepcionista acaba ignorando o próprio estabelecimento? ”, aponta Tânia.

Faturamento dos hotéis aumenta com ações para o público local
4ª Edição do Café Especial para a Associação das Amigas da Mama (AAMA) no Hotel Bristol Brasil 500 Curitiba (Foto: Divulgação:Hotel Além do Quarto)

Entre outras ações desenvolvidas pelo projeto Hotel Além do Quarto está o “Encontro de Gestores”, evento que proporcionou diálogo aberto entre os hoteleiros com o objetivo de trocar informações e pensar em alternativas para a constante melhoria do setor. Recentemente, Tânia também realizou a primeira edição de um Leilão de Artes, que movimentou o Novotel Curitiba Batel.

Além destas, há uma atividade que proporciona intensa realização e alegria que são as edições anuais do Café Especial da AAMA – Associação das Amigas da Mama, não apenas pela oportunidade de homenagear estas mulheres queridas e corajosas, mas também pela parceria solidária e inestimável de todos os hotéis consultados nos 5 anos em que realizamos este evento, que aderiram entusiasticamente ao projeto.

Publicidade
Ameris

Novos passos

Atualmente, Tânia estuda a possibilidade de compilar os resultados de todas as ações realizadas na praça de Curitiba, além de iniciativas pontuais em Santa Catarina para repensar a trajetória de outras bandeiras hoteleiras pelo Brasil afora, no formato de consultoria. “Neste ano de 2020 pretendo repensar o regionalismo junto com gestores de outras praças. Entendo e aposto que essas características únicas favorecem a tendência global de melhor aproveitamento das áreas de vivência coletiva dentro da hotelaria”, conclui.

Para mais informações acessem redes socais @hotelalemdoquarto ou pelo site do Hotel além do quarto.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA