Fairmont Rio recebe chefs estrelados para um almoço a oito mãos
Evento acontece em meio ao clima de premiação dos 50 melhores restaurantes da América Latina
No dia 25 de novembro, o restaurante Marine, do hotel Fairmont Rio, vai ser palco de um almoço estrelado e cheio de diversidade cultural. O chef executivo Jérôme Dardillac vai receber o chef português João Oliveira, do restaurante Vista, do Bela Vista Hotel & Spa (Portimão, no Algarve), o chef peruano Jaime Pesaque, do restaurante Mayta — localizado em Lima e classificado em 10º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina — e a chef brasileira Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina de 2022 pela Academia 50 Best.
Será uma oportunidade de vivenciar uma culinária dedicada aos sabores do mar, influência que permeia o trabalho dos quatro chefs, tendo o mar de Copacabana como paisagem.
João Oliveira faz parte da nova geração de chefs portugueses que aprenderam com os melhores (trabalhou ao lado de Ricardo Costa e Dieter Koschina) e que estão dispostos a revolucionar a culinária do seu país. Pesaque nasceu e foi criado no Peru, mas voou para a Europa onde trabalhou em grandes restaurantes comoo El Celler de Can Roca, antes de voltar para o país natal. Sua cozinha une a ancestralidade à contemporaneidade.
Manu Buffara, além de ser conhecida pelo seu restaurante gastronômico de apenas cinco mesas em Curitiba, é famosa também por seu ativismo ligado à alimentação sustentável. “Sou apaixonado pelo mar do Rio de Janeiro, principalmente o de Copacabana, que vejo todos os dias. Esse almoço será uma grande celebração a esse amor que compartilho com meus colegas, chefs incríveis que tenho a honra de receber na minha cozinha”, diz Jérôme.
Juntos, os chefs criaram um menu de cinco passos, valorizando produtos que traduzem o estilo de cozinha de cada um. Pesaque, por exemplo, vai apresentar uma iguaria: as navajas, que são moluscos exóticos, consumidos principalmente na Espanha. Chef João Oliveira traz o bacalhau, ícone português. Manu Buffara escolheu frutos do mar para seus preparos: cavaquinha e lula. E o chef Jérôme vai trabalhar com insumos muito familiares, cheios de brasilidade, como o peixinho da horta combinado com camarões, e trazer também sabores sofisticados, surpreendentes como o que compõem seu prato principal com merluza negra, peixe de profundidade, e a salicornia, uma plantinha costeira que tem muita salinidade dando um sabor singular.
A sobremesa será única e promete encantar: uma torta Vacherin com Flor de Sal e Spirulina.