HOME Matérias Implantação Fairmont Rio de Janeiro Copacabana entrou em operação

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana entrou em operação

A edificação onde se encontrava o Sofitel Copacabana sofreu um grande retrofit que durou cerca de dois anos e exigiu um investimento de R$ 250 milhões para receber a primeira bandeira Fairmont na América do Sul

683
0
SHARE
Fachada do empreendimento (Foto: divulgação)

Entrou em operação no último dia 5 de agosto, a primeira unidade da bandeira de luxo Fairmont na América do Sul. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro, principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. E a localização do empreendimento não poderia ser melhor. Está no final da praia de Copacabana, bem próximo ao forte e com fácil acesso aos principais pontos turísticos da capital fluminense. Ocupa a edificação do antigo Sofitel Copacabana que passou por uma ampla modernização para se enquadrar dentro dos conceitos da marca Fairmont que surgiu em 1907 e hoje conta com 75 hotéis em grandes metrópoles mundiais. Com design inspirado no glamour do Rio de Janeiro nos anos 50, uma proposta gastronômica apurada e experiências de viagem personalizadas, o hotel de propriedade da AccorInvest e administrado pela Fairmont tem a proposta de oferecer uma genuína conexão carioca e transformar momentos em memórias. “Estamos muito empolgados com a entrada em operação desse empreendimento que é assinado pela arquiteta Patrícia Anastassiadis. Ele foi inspirado no glamour dos anos 50, e nossas equipes desenharam uma programação de experiências exclusivas que levarão nossos hóspedes a descobrir o Rio de Janeiro com um novo olhar.

Patrick Mendes (Divulgação)

O hotel será uma propriedade extraordinária, que oferece aos hóspedes um incomparável senso de conforto e qualidade. O hotel também dará ainda mais visibilidade ao bairro de Copacabana, o que certamente atrairá hóspedes de todo o mundo”, disse Patrick Mendes, CEO da Accor South America.

Foram cerca de dois anos de obras para que o projeto ganhasse vida e isso exigiu um aporte de recursos de R$ 250 milhões da Accor Invest. O projeto de design de interiores é assinado pela Anastassiadis Arquitetos, escritório capitaneado pela arquiteta e designer de produtos Patricia Anastassiadis. O retrofit foi desenvolvido com o intuito revelar o frescor e a atmosfera vibrante do Rio de Janeiro aos hóspedes por meio de ambientes que proporcionam o bem-estar e o conforto, além de refletir a exclusividade da marca Fairmont. “O trabalho de restauração e modernização é sutil e envolve a experiência dos materiais, invocando os sentidos, as memórias e a história pessoal dos convidados à medida que eles interagem com o design e a decoração e remete a lembranças e histórias”, comenta a arquiteta destacando que: A arquitetura desse projeto combina elementos contemporâneos com a essência carioca, reaviva matérias-primas características da cidade, como pedras e madeiras, com elegância e tratamento delicado nos ambientes do hotel. “O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é uma celebração do Rio e sua rica história. Utilizamos materiais únicos, os conceitos artísticos e os elementos que estão na raiz da cultura brasileira, buscando fazer conexões significativas com os hóspedes, que estão no coração de todas as experiências Fairmont”, afirma o COO da AccorInvest South America, Didier Bosc.

Atmosfera vibrante

Segundo a Arquiteta Patrícia, a ideia de expressar o melhor do Rio de Janeiro no Hotel pode ser conferida no acesso principal que é integrado à calçada e oferece a sensação de estar em uma extensão da praia, permitindo que a luz exterior e a brisa do mar passeiem pelos ambientes. A praia de Copacabana, inclusive, pode ser vista de todas as áreas do hotel, exceto nos quartos do fundo. Os visitantes também podem admirar o panorama da cidade enquanto passam pelo terraço e por outras áreas comuns abertas ao público geral, como o spa.
Uma das marcas do projeto é justamente a composição de peças de artistas e designers do País. Móveis projetados por Sérgio Rodrigues e Jorge Zalszupin são vistos em muitos espaços do edifício, como as suítes, foyer, loja H. Stern, lobby, restaurante, bar, café e áreas de reuniões de negócios. A cuidadosa curadoria de obras para o projeto – uma das marcas registradas do trabalho de Anastassiadis – reúne grandes nomes do panorama artístico nacional, com peças de Artur Lesher, Hugo França, Marlon Vital, Hilal Sami Hilal, Estúdio Araquém Alcântara, Alessandro Gruetzmacher, Cacá Mousinho, Cláudio Edinger e Atelier Adriana Carlota.

Os apartamentos possuem um conceito de hospedagem altamente exclusivo, com serviços personalizados (Foto: Tadeu Brunelli)

Moderna infraestrutura

Os hóspedes que buscam um nível adicional de atenção apreciarão o Fairmont Gold, um conceito de hospedagem altamente exclusivo, com serviços personalizados, como área de check in e check out reservada, serviço de mordomia 24 horas e café da manhã, chá da tarde e happy hour inclusos. Do piso de taco em desenho “espinha de peixe” feito em madeira cumaru às obras de arte e móveis originais assinados por designers brasileiros, a decoração dos 375 quartos são divididos em cinco categorias do Fairmont Copacabana. As metragens variam de 35 m2 do modelo standard até o Fairmont Gold Signature Ocean Front View que conta com 189 m2. Os apartamentos foram pensados para inspirar visitantes a conhecerem o melhor do Brasil e a viverem o Rio de maneira única. Algumas peças foram desenvolvidas com exclusividade para o projeto, como as camas e cabeceiras estofadas assinadas por Anastassiadis e produzidas pela Artefacto, e o sofá com pés de madeira maciça e acabamento em Jequitibá encontrado nos quartos padrão standard.

As suítes categoria One Bedroom Suite possuem 70 m2 e antessala. O living room conta com mesa de trabalho, poltronas, sofá, mini bar, cafeteira Nespresso, chaleira elétrica, ar condicionado individual e uma HDTV LCD de última geração com uma variada opção de canais a cabo. Os apartamentos contam ainda com IHome, wifi e filmes, closet com cofre, fechadura eletrônica e ar condicional individual.

A empresa Cortinas A Janela foi quem forneceu as cortinas modelo wave em tecido antichama e forro black out para os apartamentos. Nas áreas sociais foram implantados rolos motorizados. As camas king size box da marca Serta são do modelo my bed e conta com 34cm de altura, dupla face em tecido jacquard branco dupla visco. A Trousseau foi a responsável em fornecer todo o enxoval de cama e banho das suítes e Spa sendo: lençóis de 300 fios, com acabamentos New Filetto e Classic (se puder ilustrar com fotos, ótimo) com complementos como manta em tricot, colcha em piquet; cobertor softycozy, travesseiros e rolinhos. Lençóis de 300 fios com acabamento festonê, foi produzido para as suítes especiais, assim como a saia para cama foi feita em tecido especial. Todos os travesseiros e recheios de duvet utilizados nos apartamentos são itens de Plumas. No segmento de banho, foram fornecidas toalhas 100% algodão e roupões em piquet – tudo produzido especialmente para o Hotel, com detalhe do acabamento em cinza e logo Fairmont).

Espaços de descanso e imersão

A área de lazer inclui duas piscinas servidas por um bar e um restaurante, sendo dividida por um lounge com piso de madeira e um marcante teto, também de madeira. Este espaço proporciona uma imersão perfeita no design nacional, apresentando peças icônicas de renomados designers brasileiros. Conta com uma piscina com borda infinita que fica na parte da frente do hotel, com vista para o mar, orla de Copa e ao Morro do Pão de Açúcar. A outra piscina aquecida não possui essa vista do mar. Nesses locais podem ser encontrados diversos produtos Tidelli, como as linhas Fusion – sofás, Marina – poltronas, Spool – mesas e bancos, e acessórios como lanternas e luminárias de piso. Tons neutros como o cinza e o bege, além da madeira na cor natural, compuseram as cores dos revestimentos nos produtos Tidelli, valorizando ainda mais os ambientes escolhidos para lazer e descanso dos hóspedes. Já o Spa Willow Stream conta com diversas salas de massagem e uma área de relaxamento onde o cliente toma um chá, come frutas ou doces após o tratamento. O Spa também conta com uma sala dupla para casais e as terapias são baseadas nos cinco elementos: terra, ar, água, fogo e madeira. Já o fitness center conta com modernos equipamentos da marca Technogym.

Na área de eventos o hotel conta com um Centro de Convenções e Eventos Sociais com 13 salas de reuniões que dão nome a pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro como Corcovado, Flamengo, Arpoador, Lapa, Botafogo, entre outros. As salas estão distribuídas em 1.500 m2 e contam com uma moderna infraestrutura para eventos sociais ou de negócios, como oficinas, convenções, coquetéis, formaturas ou casamentos, com capacidade para até 900 pessoas em auditório. A proposta é oferecer ao cliente, além do savoir faire da marca Fairmont, personalização em todos os detalhes do evento – desde a concepção da ideia e brainstorming, até o desenvolvimento e execução.

Os apartamentos na categoria Bedroom são muito espaçosos e com vista para o mar (Foto: Tadeu Brunelli)

A Lady foi a empresa responsável pelo fornecimento e instalação dos painéis acústicos Inovawall em todas as áreas de eventos do Hotel. O sistema tem alto índice de absorção acústica proporcionando maior conforto e privacidade para os mais variados tipos de ambientes. A instalação é simples e de fácil manutenção, não requerendo nenhuma mão de obra específica ou então isolamento da área para troca do tecido caso o mesmo seja danificado, sem contar que não gera resíduos, visto que a estrutura interna é mantida. Os painéis instalados nesse empreendimento foram acabados com tecido de linho, trazendo um ar sofisticado e aconchegante ao ambiente. Uma elegante concept store instalada no hall de entrada tem curadoria da H.Stern e oferece aos hóspedes uma rica opção de artigos de decoração e design brasileiro.

Uma piscina com borda infinita está localizada na frente do hotel com vista para o mar (Foto: Tadeu Brunelli)

Gastronomia valoriza ingredientes locais

O colorido, o frescor e a afetividade tipicamente cariocas também encontram o luxo emocional e acolhedor da marca Fairmont no Marine Restô. Mais descontraído do que o antigo Le Pré Catelan, o Marine Restô tem como chef executivo o francês Jerôme Dardillac e valoriza produtos nacionais em pratos preparados por Carlos Cordeiro (ex-Insólito, em Búzios) no forno a carvão vegetal. O Spirit Copa Bar é um lugar para celebrar e beber os melhores espíritos locais e globais, com pequenas e polidas porções de crudos, tiraditos, pinchos e tapas. O local oferece experiências marcantes em mixologia e as bebidas clássicas são revisitadas e adaptadas ao seu gosto do cliente. Já o Coa&Co Café é um lugar para conhecer e consumir um bom café, com diferentes tipos de grãos, moídos por encomenda e confeccionados por um barista experiente com a técnica escolhida pelo cliente. A descontraída elegância da cidade está presente tanto nos ambientes quanto nos cardápios dos espaços de alimentação, que priorizam ingredientes locais e a qualidade e o frescor dos produtos.

A Schipper teve uma importante participação ao fornecer diversos itens para a área de Alimentos e Bebidas. Foram selecionados utensílios muito especiais para colocar no patamar mais elevado de apresentação o novo e rico cardápio. Os talheres, rechauds, copos coloridos, suqueiras e térmicas são da WMF, a renomada fábrica Alemã, líder mundial no segmento. As Porcelanas são da também Alemã Schönwald. Foram ainda selecionados na Schipper os itens especiais de Buffet da Frilich e Kochstar. Já os utensílios de produção da cozinha e confeitaria são da francesa Matfer. A Pinheirense forneceu também vários itens de A&B e os equipamentos de cozinha são da marca Macom.

Este bar é um bom local para um drinque ou um bate papo (Foto: Tadeu Brunelli)

Consciência ambiental

O hotel mantém o compromisso global da Accor com a adoção de medidas redutoras dos impactos ambientais. Com essas ações o empreendimento está a uma etapa de conseguir a certificação internacional ACQUA-HQEtm de alta qualidade ambiental. A instalação de dispositivos economizadores nas torneiras, chuveiros e bacias sanitárias, uma das ações sustentáveis adotadas pelo hotel, assegura uma economia de cerca de 23% no consumo de água em relação ao padrão (estipulado pela HQEtm) O uso de lâmpadas de LED também garantem redução de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar condicionado eficientes com reaproveitamento de calor possibilitarão mais 34% de economia energética. Um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.

Nos quartos do Fairmont Copacabana, janelas com vidros insulados e projeto acústico proporcionam maior conforto térmico e sonoro aos hóspedes e também permitem o uso mais consciente de climatizadores. Os materiais utilizados nas obras e decoração também foram selecionados com foco na sustentabilidade, das tintas à base de água – menos agressivas à saúde e ao meio ambiente – às madeiras certificadas FSC – selo de reconhecimento de boas práticas de manejo florestal. Mais de 90% dos resíduos gerados pela obra foram beneficiados por meio de reciclagem ou reaproveitamento. Além disso, o projeto paisagístico foi criado visando a redução do consumo de água, com a escolha de vegetação com baixa necessidade de rega.

Vista da sacada de um dos apartamentos
(Foto: Tadeu Brunelli)

Desafios da implantação

Rogério Penido, Diretor da DCI – Design-Contrução-Inovação da AccorInvest para a América Latina, foi o coordenador da implantação do hotel Fairmont Copacabana. “Meu primeiro contato com o projeto, foi em fevereiro de 2016. Elaboramos um programa onde descrevemos detalhadamente todo o projeto: número de quartos, especificações técnicas para ar condicionado, sistemas elétricos, IT… Acompanhando o programa, propusemos um orçamento detalhado e um cronograma (estudos e execução da obra).

A proposta foi validada pela direção internacional na França. Iniciamos então os estudos para o primeiro Fairmont da América Latina. A colaboração com a arquiteta Patricia Anastassiadis e com os projetistas foi uma experiência muito rica. Desenvolvemos juntos os conceitos apresentados no programa. Com os dossiês executivos prontos, partimos para a concorrência”, destacou Penido.

Equipe da AccorInvest que participou desse projeto. Da esquerda a direita da foto, Cintia Koziol, Wilson Suzarte, Talita Naomi e Rogério Penido.

Segundo ele, em novembro de 2017 foi dado início às obras e uma equipe AccorInvest foi contratada especialmente para seguir o projeto no Rio de Janeiro. “O passo seguinte foi contratar três profissionais com vasta experiência na implantação de FF&E e OS&E. Talita Naomi, Gerente de Projetos HES – Hotel Equipments & Services, liderou a equipe, que além de todas as compras, auxiliou também na certificação do FF&E e OS&E, desenvolveu novos fornecedores, coordenou a montagem de showroom para auxiliar a direção da empresa na escolha dos materiais, móveis e utensílios. Coube também à equipe desenvolver a metodologia e a logística de entrega. Ao mesmo tempo, o time teve que propor variantes em relação ao projeto inicial, sem comprometer o cronograma, a qualidade e alma do produto final.  O maior desafio, porém, foi fazer respeitar o budget definido para o projeto. Foram investidos R$ 50 milhões somente em FF&E e OS&E no projeto do Fairmont Copacabana”, revelou Penido.

E o resultado foi um empreendimento que seguiu todos os padrões e normas da bandeira Fairmont. “A AccorInvest dá uma importância fundamental à metodologia de trabalho e à coerência na execução de cada fase de trabalho. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana representa nossa confiança no turismo, não só no Rio de Janeiro, mas na América Latina.  Estamos felizes com o resultado final do projeto e prontos para os novos desafios e investimentos de nossa empresa na região”, concluiu Penido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image