MatériasResponsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Fairmont Copacabana (RJ) conquista certificado de qualidade ambiental

Previsto para ser inaugurado ainda em 2019, o Fairmont Copacabana, primeira unidade da marca de luxo da Accor na América Latina, mantém o compromisso global da rede com a adoção de medidas redutoras dos impactos ambientais tanto no período de readequação do clássico prédio no Posto 6 quanto na operação do hotel, após sua abertura. As ações garantiram ao empreendimento o certificado internacional ACQUA-HQEtm de alta qualidade ambiental.

Publicidade
Ameris

A instalação de dispositivos economizadores nas torneiras, chuveiros e bacias sanitárias, uma das ações sustentáveis adotadas pelo hotel, vai assegurar uma economia de cerca de 23% no consumo de água em relação ao padrão (estipulado pela HQEtm).

O uso de lâmpadas de LED também garantirá redução de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar condicionado eficientes com reaproveitamento de calor possibilitarão mais 34% de economia energética. Um sistema de automação permitirá que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.

Publicidade
Harus

Nos quartos do Fairmont Copacabana, janelas com vidros insulados e projeto acústico proporcionarão maior conforto térmico e sonoro aos hóspedes e também permitirão o uso mais consciente de climatizadores. Os materiais utilizados nas obras e decoração também foram selecionados com foco na sustentabilidade, das tintas à base de água – menos agressivas à saúde e ao meio ambiente – às madeiras certificadas FSC – selo de reconhecimento de boas práticas de manejo florestal.

Mais de 90% dos resíduos gerados pela obra estão sendo beneficiados por meio de reciclagem ou reaproveitamento. Além disso, o projeto paisagístico foi criado visando a redução do consumo de água, com a escolha de vegetação com baixa necessidade de rega.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Ainda como parte dos esforços do Fairmont para contribuir com o bem-estar da comunidade, bicicletários foram instalados a fim de incentivar funcionários a utilizar transporte limpo e reduzir a emissão de gases estufa.

O Processo AQUA-HQEtm é uma certificação internacional de construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm – Haute Qualité Environnementale. Desde seu lançamento no Brasil, em 2008, o processo AQUA-HQEtm propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras. Seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

As torneiras, chuveiros e bacias sanitárias receberam dispositivos economizadores de água – Foto: Tadeu Brunelli
Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA