Expolux transforma Brasil em vitrine de negócios na América Latina
Evento recebeu profissionais da indústria de iluminação de todas as em busca de tecnologia, soluções inovadoras e sustentáveis
Entre os dias 17 e 20 de setembro, profissionais ligados ao setor de iluminação viveram uma experiência completa de atualização e negócios durante a Expolux. A 18ª edição do evento consolidou o Brasil como uma grande vitrine para inovações, lançamentos e negócios para a América Latina, além de termômetro para direções do mercado nos próximos anos.
De acordo com Marco Poli, Diretor executivo da instituição a ABILUX – Associação Brasileira da Indústria da Iluminação avaliou os quatro dias de visitação e constatou a satisfação geral dos expositores, relatando ter superado suas expectativas, relacionamento e negócios. “Quanto ao aspecto quantitativo, o evento deverá proporcionar negócios da ordem de R$ 700 milhões pela experiência proporcionada aos visitantes pelos expositores e pela imersão do SIMPOLED e Decor Light Show, instigando a substituição de instalações convencionais, modernização e busca na economia no consumo de energia elétrica”, analisa Poli.
Números e negócios
A Expolux 2024 teve mais de 20 mil visitantes, o que representa um crescimento de cerca de 25% em relação à última edição e, com qualificação acima, já que 72% destes visitantes têm poder de decisão de compra. A presença de profissionais da América Latina foi outro ponto de destaque, com compradores da Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru, México, entre outros países.
Já em relação a negócios, houve aumento de 123% na geração de leads qualificados para os expositores presentes, o que certamente irá reverberar em vendas nos próximos meses. “O evento superou todas as nossas expectativas, seja em relação ao número de visitantes ou da satisfação dos nossos expositores. O que pode ser comprovado com o aumento de 16 pontos no NPS do evento, que indica alto índice de expositores satisfeitos”, afirma Tatiana Rassini, Gerente da Expolux.
Mercado aquecido
O cenário em que a feira é realizada não poderia ser mais oportuno. Se de um lado temos mais de 500 indústrias na área de iluminação, que geram mais de 23 mil empregos, além de um faturamento de R$ 8 bilhões só em 2023, de acordo com a ABILUX por outro lado enfrentamos desafios como seca e baixa nos reservatórios, conta de luz mais cara e apagões. O que favorece a busca por melhores e mais inovadoras soluções.
Destaques
Alguns lançamentos reforçaram a busca por eficiência energética. Nesse aspecto, os sensores chamaram a atenção com possibilidades desde a adequação automática baseada na luz natural, em linha com a tendência de automação, até tecnologias de dimerização e controle de uso. A multifuncionalidade também chamou atenção com luminárias prontas para a conexão de outros dispositivos, outra tendência do setor. Modelos diferentes de lâmpadas, com até três estágios e luz e tecnologia anti-insetos também fizeram sucesso.
No campo público, soluções como módulos para telegestão e uso da energia solar ganharam espaço. Já na parte de design e decoração o uso da madeira e fibras naturais em pendentes e lustres desponta como tendência, assim como formas orgânicas e minimalistas.
Premiação
A Expolux também foi palco de premiação. Pelo Selo Lumina, iniciativa da organização em parceria com a Grau 10 Editora, visitantes puderam reconhecer o produto inovador e o estande destaque do evento, por meio de votação. Na categoria produto o vencedor foi Abajur Madame, criação da Fox Lustres e na categoria estande Helizarte.
A 19ª edição da Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação já tem data para acontecer. Será de 15 a 18 de setembro de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo, com organização da RX.