Expo Turismo Paraná 2022 tem início em Curitiba (PR)
Direto de Curitiba (PR) – Teve início agora a pouco a Expo Turismo Paraná, evento promovido pela ABAV/PR – Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná, que prossegue até amanhã (10 de junho) no Expo Unimed em Curitiba (PR). O evento, que anteriormente se chamava Salão Paranaense de Turismo, é um reencontro dos profissionais do trade turístico após a pandemia da COVID-19. Reúne uma grande feira de negócios, eventos simultâneos e capacitações e a expectativa da ABAV/PR é de receber cerca de cinco mil profissionais do segmento e mais de 300 marcas nos dois dias de evento. Este é o primeiro grande acontecimento do setor presencial em dois anos.
A abertura do Expo Turismo Paraná foi bastante prestigiada e reuniu várias autoridades públicas como: O Governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana; Rafael Greca, Prefeito de Curitiba e seu Vice, Eduardo Pimentel; o Presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; a Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, o Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Newton Paulo de Abreu Angeli, entre outros. Representantes de entidades do setor também estiveram presentes, como Alexandre Sampaio, Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade Cetur – CNC; o Vice-Presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis; o Diretor Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta, o Presidente em Exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, entre outros.
Evento vencedor
Abrindo os discursos, Roberto Bacovis, que representou o Presidente da ABAV/PR, João Alceu Rigon Filho que positivou para a COVID-19. E Bacovis iniciou dizendo que o Expo Turismo Paraná é um evento vencedor, pois foi construindo em cinco meses apenas, pegando a inércia de dois anos de pandemia. “No começo do ano a gente falava de reação, mas até sair do modo home-office, voltar a investir no trade turístico, era outra história. O fato é que com propósito de inovar e renovar, levantamos a Expo Turismo, depois de 25 edições do renomado Salão Paranaense de Turismo e de outros tantos eventos da ABAV-PR que o precederam. E digo que o evento é vencedor, pelos números do nosso evento”, destacou Bacovis.
Segundo ele, 100% dos espaços foram vendidos e o resultado comercial foi 27,5% superior que o último evento realizado pela ABAV-Pr, em 2019. “Nosso evento comercializou 1326 m2, 285 metros a mais que o evento anterior, sem contar com a área especial dedicada à Paraná Turismo e à 16ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Teremos aqui 23 operadoras de viagens, três cias áreas e marítimas, 18 representantes da hotelaria, ente hotéis, resorts, termas e grupos hoteleiros com outras tantas marcas reunidas, 13 destinos do Paraná, sem contar o que está na Mostra organizada pela Paraná Turismo, 12 destinos nacionais, dois destinos internacionais, uma empresa de transporte de passageiros, além de dez entidades representadas, além de nove empresas de outros segmentos, interessadas no Turismo e no que ele representa. Este foi o melhor resultado em muitos anos”, assegurou Bacovis lembrando da confiança de expositores e o apoio dos Hotéis San Juan e Rede Slaviero de Hotéis, que estão hospedando caravanas e jornalistas convidados.
Importância do turismo
Em seguida, Alexandre Sampaio destacou a importância da CNC no turismo e alavancagem do crescimento do País e destacou um documento que a entidade elaborou e que vai ser entregue dias 22 e 23 de junho em Brasília, aos presidenciáveis. A retomada do Expo Turismo Paraná também mereceu destaque no discurso de Sampaio que disse que o turismo inclusivo e participe e tem um papel fundamental para o crescimento do nosso País.
Em seguida, Ari Faria, destacou a importância da atividade do turismo na economia do Paraná, e citou algumas atrações do estado como Foz do Iguaçu, o segundo destino mais visitados por estrangeiros no Brasil e os Campos Gerais. “A união de todos traduzem a força do setor, turismo gera emprego, desenvolvimento e a empatia. A Expo Turismo Paraná será uma grande oportunidade de discutir a maneira de fomentar ainda mais as nossas fronteiras. Abre portas depois de dois anos e estamos prontos para soltar as amarras. Seja, bem vindos, o show vai começar com a Expo Turismo Paraná”, comentou.
Cidade inovadora
Em seguida, o prefeito Rafael Greca, iniciou seu discurso lembrando que Curitiba recebe 7,2 milhões visitantes ano que tem em média quatro dias de permanência, terceiro destino no Brasil para estrangeiros, pelo turismo de inovação e urbanístico. “Curitiba é mais do que um destino de negócios e eventos, cresceu 20% a venda de cartões no ônibus que faz o tour. Temos o segundo maior parque urbano do Brasil, muita preservação da mata atlântica, muitos espaços de área verde, espaços bons, bonitos e baratos e uma diversidade cultural muito grande. O turismo é fonte de receitas e fomentador de culturas, tradições e está em como prioridade em nossa gestão”, concluiu Greca, lembrando que Curitiba conquistou recentemente em Mérida no México, pela segunda vez, com o Prêmio melhor cidade inovadora da América Latina.
Investimentos no turismo
E concluindo os discursos, Darci Piana, Governador paranaense em exercício destacou que o Governador Ratinho Júnior tem uma preocupação muito grande com o turismo e com isso, honrando promessa de campanha. “Estamos seguindo à risca as metas de campanha, como o fomento ao desenvolvimento da TV E -Paraná que passou a ser o grande canal de comunicação do estado. Estamos melhorando nossa infraestrutura para melhor receber os turistas, como 3.380 km de duplicação de nossas rodovias para facilitar a locomoção das pessoas e mais 16 aeroportos para facilitar a circulação dos turistas. O nosso Estado está ganhando cada dia mais equipamentos turísticos em cidades como Foz, do Iguaçu e Curitiba. A minha luta é para que o turista fica mais tempo no Paraná para que ele possa conhecer melhor nossas atrações e belezas naturais. Temos um trabalho incansável para que o turismo paranaense cresça cada vez mais. Nosso estado está recebendo R$ 120 bilhões de investimentos que vão elevar ainda mais o patamar do desenvolvimento do Paraná e com isso aumentar a nossa capacidade de melhor ainda receber os turistas”, concluiu Piana.
Em seguida um grupo folclórico da colônia de imigrantes da Ucrânia fez uma apresentação e o houve o descerramento da fita de abertura do Expo Turismo do Paraná.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Curitiba (PR) a convite da ABAV/PR para cobrir esse evento e está hospedada no hotel Slaviero Rockefeller.