Exploração Sexual Infantil do setor hoteleiro do Mato Grosso será debatido
O canal no You Tube do Grupo de Mulheres do Brasil estará promovendo amanhã (dia 18 de maio) às 20h00 do horário de Brasília – 19h00 horário de Cuiabá (MT) uma webinar para discutir o combate à Exploração Sexual Infantil do setor hoteleiro do Mato Grosso. E para isso, será realizado o primeiro painel de discussão “Infância Feliz”. O evento contará com a presença do Juiz de Direito da Vara Especializada de Violência, Jamilson Haddad, de Chieko Aoki, Fundadora e Presidente da Blue Tree Hotels; Gerson Honório, Presidente da ABIH/MT – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso; do Gerente Geral do hotel Deville Prime Cuiabá,Gerson Honório e Keite Agnes Custódio, Líder do Núcleo Cuiabá – Grupo Mulheres do Brasil e de Vanice Marques, Líder do Comitê de Empreendedorismo do Núcleo Cuiabá – Grupo Mulheres do Brasil . Ela será a mediadora do painel de debates e está responsável pela organização.
Segundo dados oficiais, somente no ano passado mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas. Desse total, mais de 14 mil corresponderam a abuso sexual, estupro e exploração sexual. Os registros ainda incluem violência física e psicológica. Os números foram atualizados em abril deste ano e fazem parte dos dados do Disque 100 – um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos.
Setor vulnerável
A indústria do turismo é um setor vulnerável à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para enfrentar esse problema, é imprescindível que o setor olhe com atenção para sua área de atuação e assuma suas responsabilidades. Muitos casos de exploração sexual infantil acontecem dentro dos estabelecimentos de hospedagem, o que aumenta a responsabilidade diante dos números e ações mais eficazes de combate e prevenção, na preservação de uma infância feliz.
Conscientização do papel
O objetivo do evento é mobilizar gestores, colaboradores e sociedade civil para a conscientização do seu papel de agente de proteção dos direitos das crianças e adolescentes nas redes de hospedagem do Mato Grosso. A meta é formar uma grande rede de pessoas preparadas para prevenir, enfrentar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e fomentar a adesão ao código de conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, lançado no final de 2018.
Documento de orientação
O Ministério do Turismo criou o documento para orientar empresas e prestadores de serviços que atuem direta ou indiretamente no setor de turismo a enfrentar a exploração de crianças e adolescentes. Ele estabelece 12 compromissos que precisam ser cumpridos pela empresa ou profissional com selo de reconhecimento. Clique aqui para ver o documento na íntegra.
O evento será transmitido online no canal do youtube Mulheres do Brasil amanhã (dia 18 de maio) às 19h00 do horário de Brasília (DF) e 19h00 horário de Cuiabá (MT).