AconteceuÚltimas Notícias

Ex-jogador Zico palestrou na 61ª edição da Equipotel

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, ele falou sobre liderança e a promoção de um ambiente vitorioso

A 61ª edição da Equipotel, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo, é a principal feira do segmento de hospitalidade da América Latina. Para esta quarta-feira (19), o evento trouxe um convidado ilustre para o espaço Conotel: trata-se de Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, Ex-jogador de futebol e considerado um dos melhores da modalidade em todos os tempos e que também atuou com treinador, dirigindo clubes na Europa e a Seleção Japonesa. Ele ministrou a palestra “Liderança que impacta e promove vitórias”.

Publicidade
Clima ao Vivo

Zico começou sua apresentação falando sobre como adquiriu liderança ao longo da carreira. “A minha liderança veio com a experiência que vamos atingindo e não podemos fugir dessas situações. Houve exemplos dentro e fora de campo que me inspiraram, como o Ex-treinador e Ex-jogador Paulo César Carpegiani e Telê Santana, que foi um ícone no caráter e senso de justiça no comando de um time de futebol. O grau de exigência dele era muito alto, assim como disciplina, seriedade e cumprimento de várias tarefas, ele ajudava inclusive na vida pessoal do atleta”, contou.

O “Galinho de Quintino” ressaltou que um líder é aquele que inspira, orienta, sabe ouvir, pensa no coletivo e nunca foge da responsabilidade. “A montagem de uma equipe é difícil, tem que ter a confiança de todos e fazer com que o grupo comandado tenha autonomia também”, disse. No campo, Zico teve exemplos de líderes técnicos, como Carpegiani e Cláudio Coutinho. “Meu conhecimento tático surgiu muito por conta do Coutinho, ele cobrava muito essa parte. Já um líder paternal está preocupado com a sua vida pessoal, como o Fleitas Solich e Osvaldo Brandão foram para mim”, afirmou.

Ex-jogador Zico palestrou na 61ª edição da Equipotel
Zico foi um exemplo de liderança dentro e fora de campo – João Bernrdes.
Publicidade
Desbravador

Derrotas são oportunidades

Ele também abordou a questão das derrotas, que podem gerar ensinamentos e oportunidades, dando o exemplo de quando a Seleção Brasileira perdeu a Copa de 1982 para a Itália. Ainda comentou que a geração dele no Flamengo ganhou mais títulos do que o clube tinha em toda a sua história até então e ajudou a triplicar a torcida do time pelo Brasil. Outro fato mencionado na palestra foi sobre treinamento. “Eu fazia tudo da melhor maneira possível nos treinamentos, desde fundamentos como passe, cruzamentos e cobranças de faltas”, relembrou. Partindo para outro exemplo de liderança em sua vida, Zico lembrou quando se tornou Presidente do Sindicato dos jogadores do Rio de Janeiro, mostrando como a liderança dele era também muito fora de campo.

Ex-jogador Zico palestrou na 61ª edição da Equipotel
Zico recebeu os cumprimentos de Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional – João Bernardes.
Publicidade
Tramontina

Para finalizar a apresentação, ele afirmou que, “O ‘Nós’ é sempre mais importante do que o ‘Eu’. Jogadas individuais podem decidir muitas partidas, mas são os times que conquistam os campeonatos. Eu aprendi isso desde cedo, com as pessoas do início da minha carreira que eu ouvi e que me passaram coisas boas, deixando o legado do “Nós”.

Publicidade
Trofeu

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA