Estudo mostra destaque do Brasil no turismo da América Latina

Novo estudo sobre o mercado de viagens no continente mostra que o segmento está em alta sob a liderança brasileira, que cresceu 37% no último ano

Um novo estudo sobre o mercado de viagens na América Latina mostra que o turismo está em alta e sob a liderança do Brasil. Segundo um relatório da Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo, o setor cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2023, com o valor bruto de reservas subindo 29%, que em valores representam USS 70,1 bilhões. Nesse contexto o Brasil se destaca com um avanço de 37%, percentual que significa R$ 218 bilhões na receita dentro do volume de expansão.

Publicidade
ABIMAD

Entre as razões do crescimento, segundo avaliação dos analistas, está a maior estabilidade econômica do País, por conta das políticas do Governo Federal, inclusive as implementadas pelo MTur – Ministério do Turismo. Os números do setor aéreo corroboram com essa informação. Em todo ano de 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de estrangeiros, uma alta de 62,7% na comparação com 2022 (3,6 milhões).

O relatório prevê que o mercado de viagens na América Latina continuará em crescimento, com o valor bruto de reservas prevendo a casa dos USS 95,8 bilhões até 2027. Nesse caminho, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que o Brasil tem tudo para continuar na liderança, como já apontam os números de 2024 contabilizados até aqui. “Tivemos crescimento exponencial tanto no turismo doméstico quanto no internacional, em especial na América Latina, resultado dos esforços do governo federal em diversas ações de fomento a esse segmento tão importante para a economia do nosso País. Para esse ano, os números serão ainda maiores, já que até setembro registramos a visita de 4,9 milhões de estrangeiros em destinos brasileiros e ainda falta computar outubro, novembro e dezembro, meses importantes para o setor”, afirma o Ministro. A Argentina foi o principal país emissor (1,4 milhões), seguida de EUA (518 mil), Chile (454.224 mil).

Estudo mostra destaque do Brasil no turismo da América Latina
Município de Congonhas, em Minas Gerais, é uma grande atração turística – Divulgação.
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Assim como o número de pessoas, os gastos desses turistas também cresceram, conforme aponta o Banco Central, com um volume de R$ 30 bilhões gastos por estrangeiros no mesmo período período, um crescimento de 25%, avaliado pela instituição como o melhor resultado para o período nos últimos dez anos.

O turismo doméstico brasileiro também está em pleno aquecimento. Segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, de janeiro a setembro de 2024 somaram 68,7 milhões de passageiros que já viajaram em voos domésticos no período. Destes, cerca de 80% voaram para destinos nacionais, alta de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que equivale a 7,9 milhões de passageiros.

Publicidade
Ameris

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA