Estudo da ADIT Brasil aponta impactos do COVID-19 no Mercado Imobiliário e Turístico
Caixa de maioria das empresas dos setores imobiliário e turístico cobre apenas três meses de custos
As consequências do novo coronavírus nos setores imobiliário e turístico foram o foco da pesquisa “Perspectivas para os Mercados Imobiliário e Turístico – Impactos do COVID-19” – realizada na última semana pela ADIT Brasil em parceria com o Grupo Prospecta. Entre os resultados obtidos, 53% dos entrevistados afirmaram acreditar que a recuperação econômica do mercado deve levar de 6 a 12 meses. Realizada junto a empreendedores dos setores imobiliário e turístico no período de 19 a 23 de março, a pesquisa teve um total de 170 questionários válidos e respondidos. As informações foram levantadas com o objetivo de verificar qual a percepção desses empreendedores a respeito da conjuntura econômica atual, bem como as perspectivas para estes mercados em 2020, diante da pandemia do novo COVID -19, sob a ótica de cada segmento.
Sobre os impactos no quadro de funcionários das empresas, 34% delas adotou sistema de home office integral, 29% home office parcial e 14% já apresentou demissões nas equipes. O estudo ainda apontou que apenas 26% das empresas possui saldo de caixa para cobrir custos fixos por mais de seis meses a partir de agora. Exatos 54% do mercado possui caixa até três meses.
Antes da pandemia se instaurar, 86% dos entrevistados pretendiam investir ou empreender no Mercado Imobiliário ainda neste ano. Pela falta de perspectiva em realmente concluir tal feito em 2020, o primeiro trimestre de 2021 deve movimentar o mercado: 35% dos entrevistados possuem essa visão. Na ordem, 29% ainda não possui prazo em vista e 18% se resguardará para o primeiro semestre de 2022.
A pesquisa ainda aponta que 60% dos empreendedores sinalizaram mudanças em toda a estratégia de investimento. Apenas 17% afirmaram manter o plano inicial para 2020.
Foram ouvidos representantes dos segmentos Loteamento e desenvolvimento urbano, Incorporação, Intermediação imobiliária, Consultoria/ Pesquisa/ Prestação de serviço, Arquitetura e urbanismo, Construção, Mercado financeiro, Hotelaria, Jurídico, Propriedade compartilhada, entre outros.
Para conferir a pesquisa por completo, clique em http://inova.adit.com.br/impactosdocovid19 .