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Estudo apresenta ranking das maiores redes hoteleiras do Brasil

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Da esquerda à direita da imagem: Claudia Itano, Bruno Omori, Lilian Goldner​, Eny Amazonas Bojar e Ana Lívia Reis - Crédito: divulgação

No último dia 7 de fevereiro foi lançado no Senac Osasco o 4° volume do Raio-X da Hotelaria Brasileira – As redes Hoteleiras do Brasil, um estudo com pesquisas e tendências do segmento, no qual as autoras, Eny Amazonas Bojar, jornalista especializada em hotelaria e Lilian Goldner, empresária e mestre em engenharia, colocam em análise 173 redes e administradoras hoteleiras, sendo 146 em operação, outras em fase de implantação, e as demais, que já deixaram o mercado. O material contabiliza 1.445 empreendimentos, que representam uma oferta de 216 mil apartamentos, envolvem um total de 273 marcas hoteleiras e, ainda, 80 empresas em fase de implantação, com inauguração prevista até 2022.

Além das autoras, participaram do evento de lançamento Bruno Omori, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo; Ana Lívia Reis, Hoteleira e Coordenadora da área de eventos do Senac Osasco e Claudia Itano, Gerente da unidade.

Os especialistas comentaram os pontos principais do estudo, como a evolução do mercado e a importância da regionalização para o desenvolvimento do segmento. Segundo Bruno, “os atrativos de cada destino – naturais, empresariais e econômicos, particulares e diferenciados – podem, e devem, ser complementados e explorados para o visitante permanecer mais tempo ali ou voltar mais vezes para conhecer e aproveitar mais o que a região oferece. Diante disso, a regionalização torna-se uma importante engrenagem, que conecta os setores”.

De acordo com o estudo, a AccorHotels mantém sua liderança, como rede e administradora, com 312 empreendimentos e praticamente 50 mil apartamentos em operação desde 2003, data da primeira edição. As marcas econômicas da rede, como ibis, ibis Style e ibis Budget, junto com a midscale Mercure, também são os grandes destaques na nova edição intitulada ‘A Evolução das Marcas’. A segunda colocada da lista é a Atlantica Hotels, com 126 empreendimentos e cerca de 20 mil apartamentos. Na terceira colocação, figura a Nacional Inn, com 58 empreendimentos e 6.400 apartamentos. “A menção merece destaque já que se trata de uma rede genuinamente brasileira, a maior em número de empreendimentos próprios no Brasil”, diz Enny Amazonas.

A jornalista comenta ainda que 2018 foi marcado por fusões, aquisições, franquias e outros tipos de parcerias que envolveram importantes players do mercado. Os fatos mais significativos estão registrados nas fichas técnicas das redes que compõem o estudo. “O conjunto de ferramentas disponibilizadas no material, que terá acesso on-line, possibilitará ao usuário, de acordo com seu interesse ou curiosidade, buscar por respostas pontuais sobre o segmento, que podem atender a muitas demandas”, detalha.

Ibis na liderança

No ranking de bandeiras hoteleiras, as marcas da Accor também aparecem entre as primeiras: ibis, isolada na primeira posição – com 123 empreendimentos e 18.400 apartamentos; em segundo, terceiro e quarto lugares estão, respectivamente, Mercure, ibis Budget e ibis Styles, todas da AccorHotels, confirmando a hegemonia da posição francesa apontada pelo estudo.

Outro destaque são as tabelas por distribuição geográfica, que permitem a geração de relatórios completos sobre redes, marcas, nomes dos empreendimentos, números de apartamentos e classificação hoteleira – dos que já operam e outros que serão implantados futuramente. Os filtros disponibilizam pesquisas em todos os estados e em 272 cidades brasileiras onde há empreendimentos de redes em operação. Em outro grupo de tabelas, há informações sobre as redes por regiões, por estado e por cidade, agrupadas de diversas formas, para recortes e leituras diversificadas. “O mais interessante dessas listagens é o grau de detalhamento. Acreditamos que o conteúdo desse estudo será uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da hotelaria brasileira”, afirma Lilian Goldner.

A partir desta segunda-feira (11), o estudo chega ao mercado através do site www.raioxredeshoteleiras.com.br, onde também estão as outras três edições que, juntas, contam em números e informações a história do mercado hoteleiro desde 2003.