Apresentando aspectos financeiros exclusivos da operação multipropriedade, foi finalizado há pouco mais um painel da International Shared Ownership Investment Conference, evento que acontece nesta quarta-feira (1) no hotel Pullman Vila Olímpia, na capital paulista. A conferência de caráter internacional tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial e é promovida pela Interval International.
Sob a moderação de Fernando Martinelli, Diretor da Interval International, o painel contou com apresentação de Juliana Mello, Diretora da Fortesec Securitizadora, empresa que financiou mais de R$ 600 milhões em projetos fracionados no último ano.
Em visão macro do mercado, ela expôs algumas dificuldades enfrentadas para investimento como exposição alta de caixa, financiamento direto, falta de incentivos e linhas de crédito e poucos empreendimentos entregues, gerando muitas dúvidas e desconfiança entre os investidores.
Para o investidor financeiro, a securitizadora oferece, entre outros serviços a garantia de fiança, fundo de obras e de reserva. “Viabilizamos o projeto a partir do fundo de obras. Poucos investidores entendem o negócio e é nosso papel mostrar que ele faz sentido. Mas conforme o mercado vai tomando corpo, já vemos um comportamento melhor por parte do investidor em compreender tudo o que envolve, gerando a longo prazo uma taxa menor.
Requisitos para financiamentos
Marcus Castro, Diretor da Hectare Capital, também participou do painel e explanou aos participantes os riscos envolvidos com os ativos imobiliários, passando pela aprovação (licença ambiental, projeto, legislações), comercialização (produto, preço, tabela de vendas), desenvolvimento (obras) e entrega.
“Todo projeto, em qualquer segmento, tem sua fase de maturação. Mas no mercado de capitais, ele precisa estar mais estruturado. É preciso ter alguma venda, mesmo que tenha-se um terreno e um projeto bons. Existem até bancos de fomentos para algumas situações. Nós também entramos como alternativa de financiamento”, iniciou Castro.
São três os produtos da Hectare: Private Equity -Investimento por meio de compra de participação societária em empreendimentos que apresentem boa relação de risco x retorno; Financiamento Mezanino – Híbrido de dívida e participação societária que confere ao investidor uma porcentagem do resultado em caso de sucesso em troca de uma redução no custo da dívida e Financiamento Puro – Estrutura e investimentos em diversos instrumentos de financiamento via instituições financeiras ou mercado de capitais.
Já a Fortesec possibilita a viabilização dos projetos para o empreendedor e segurança financeira para o investidor. No timeshare, a garantia para o investidor é o empreendimento pronto. “Precisamos tomar cuidado na hora de montar o contrato de venda para o cliente, porque o objeto do contrato tem que ser imobiliário. Se você vende um serviço, não consigo emitir um CRI – Certificados de Recebíveis Imobiliários”, alertou Juliana.
A securitizadora tem dois tipos de gestão: a que espelha a carteira de recebíveis imobiliários, compreendendo a implantação e “evolução paralela” desses recebíveis, para entender o dia a dia; ou full service, na qual a securitizadora assume a operação. “Geralmente atuamos com o espelhamento de gestão. Se vemos que existe um problema, oferecemos a segunda opção”.

Barreiras do mercado financeiro apresentado na palestra de Juliana Mello, Diretora da Fortesec Securitização e de Marcus Castro, Diretor da Hectare Capital
Fernando Martinelli concluiu o painel destacando a importância da informação sobre o mercado financeiro, já que é o que esbarra em muitos empreendedores para desenvolver um negócio, impactando em toda a indústria.