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Estratégias de expansão da rede IHG e Posadas são debatidas no ADIT Invest

As estratégias de expansão das redes hoteleiras IHG – InterContinental Hotels Group e Posadas acaba de ser debatido na 7ª edição do Adit Invest. Este é o mais importante evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil, está acontecendo no hotel InterContinental São Paulo, localizado no bairro paulistano dos Jardins, e que tem a Revista Hotéis como Media Partner.

O Diretor de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo, Hermano Carvalho, foi o moderador deste painel que contou com a participação de Ricardo Manarini, Diretor de desenvolvimento da IHG — InterContinental Hotels Group para o Brasil e Osvaldo Chudnobsky Diretor de Desenvolvimento do Grupo Posadas.

Ricardo disse que a rede IHG decidiu focar seu crescimento mundial nos paises que fazem parte dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e inclusive lançou uma bandeira exclusiva na China. “O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento da rede IHG no mundo. Já identificamos de 80 a 90 cidades no Brasil para crescimento de nossas marcas, principalmente Holiday Inn e Holiday Inn Express no qual acabamos de desenvolver um protótipo desta marca no Brasil. Ela consegue atender a maior parte do público alvo no Brasil, pois possui preço competitivo e conforto”, informou Manarini.

Segundo ele, este novo conceito da bandeira Holiday Inn Express terá quartos menores, mas seguirá o padrão internacional da rede IHG, mantendo conforto e serviço inteligente. “Acabamos de lançar este produto no mercado e já temos uma ótima receptividade”, assegura Manarini. Ele destaca que atualmente existem sete hotéis da rede IHG em desenvolvimento no Brasil, sendo cinco no modelo de franquia.

 

O Diretor Chudnobsky ressaltou que as bandeiras Caesar Business e One serão as alavancas de desenvolvimento do Grupo Posadas no Brasil nos próximos anos e São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que apresentam o maior potencial de crescimento. “O desenvolvimento destas unidades seria através de fundo de investidores, como já acontece no Chile e Argentina, mas no Brasil ainda não conseguimos alavancar este fundo. Assim que tivermos este aporte de recursos vamos começar a desenvolver unidades em cidades pólos do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos e Campinas. Além disto, já temos 14 novos contratos assinados que irão somar aos 14 hotéis existente na América do Sul.”, revelou Chudnobsky. 

Em relação à rentabilidade do investimento hoteleiro, ele destaca que o preço de compra é fator importante, pois se o investidor adquire caro um produto hoteleiro, isto diminui sua rentabilidade. “Outro desafio seria combater a ociosidade na hotelaria que acontece no final de semana e ai esta a chave do sucesso para alavancar a rentabilidade e criar condições para desenvolver novos projetos”, concluiu Chudnobsky.

Os erros clássicos que podem inviabilizar um empreendimento hoteleiro foi outro tema que o moderador Carvalho levantou. Segundo Chudnobsky a pressão do investidor para um up grade no empreendimento numa categoria superior e uma má localização em seu ponto de vista, são os principais fatores para inviabilizar um hotel. “Existe um clássico na hotelaria que é sustentado em três pilares. localização, localização e localização. Quando o cliente nos apresenta um terreno para se construir um hotel e entendemos que ele não possui uma boa localização, recomendamos um estudo mercadológico, pois isto é essencial para dar maior segurança na administrar e assim rentabilizar o empreendimento”, conclui Manarini.

 

 

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