MatériasTradeÚltimas Notícias

Estrangeiros mudam opinião sobre o Brasil após Jogos Olímpicos, diz pesquisa

O TripAdvisor, site avaliações e reserva de viagens, fez uma pesquisa que avaliou como os Jogos Olímpicos 2016 afetaram a percepção dos viajantes estrangeiros sobre o Brasil. Segundo levantamento, 73% dos usuários já possuíam uma opinião positiva ou neutra sobre o país antes dos jogos.

Após o evento, 8% dos turistas mudaram de opinião sobre o Brasil como destino turístico de negativa para positiva, e outros 21%, de neutra para positiva.

O estudo analisou a percepção de quase 13 mil usuários globais do TripAdvisor, em 16 países, que assistiram, leram ou ouviram algum conteúdo relacionado ao Brasil durante os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo levantamento da Riotur, 1,41 milhão de turistas visitaram o Rio de Janeiro entre agosto e setembro deste ano, sendo 427 mil deles estrangeiros.

Viajantes da Índia e Itália foram os mais afetados positivamente pela cobertura do evento no Brasil, com 54% e 43%, respectivamente, mudando suas opiniões sobre o país como um destino turístico de negativa para positiva, ou de neutra para positiva. Na sequência, estão os turistas do Reino Unido, Singapura, Indonésia, Malásia e Tailândia (todos com 40%). Os principais motivos a cativar os entrevistados estrangeiros foram as paisagens e cenários brasileiros (77%), atrações e pontos de interesse culturais (62%) e o povo brasileiro (51%).

Entre os usuários globais, 54% disseram que nunca haviam considerado viajar para o Brasil antes do evento. Porém, 15% deles responderam que após os jogos podem cogitar uma visita ao país no futuro — entrevistados da Índia foram os mais afetados: depois da competição, 37% considerariam o Brasil para a próxima viagem.

Publicidade
Ameris

Os destinos nacionais que mais atraem interesse entre os estrangeiros são Rio de Janeiro (78%), floresta amazônica (51%) e São Paulo (48%). O Rio também é a cidade mais visitada entre os que já vieram ao país (70%) — e 88% dos turistas que conhecem o Brasil dizem que voltariam no futuro. Segundo os usuários do TripAdvisor, o Brasil é um bom destino para conhecer com o parceiro (42%) ou um grupo de amigos (40%).

Com 88% dos entrevistados afirmando que tiveram contato com os jogos, “o Brasil foi capaz de inspirar mais viajantes a visitar o país, fato que pode influenciar o turismo nos próximos anos. Essa opinião é compartilhada pelos brasileiros, com 76% deles acreditando que o evento trará um legado positivo para o país”, afirma Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

Percepção dos brasileiros

O evento esportivo também foi considerado positivo pelos usuários brasileiros. Na pesquisa, 90% disseram que acham que o país pode receber mais viajantes de outros países depois dos jogos. Segundo eles, as competições revelaram um lado bonito do país que irá inspirar viajantes de outros países, e 77% defendem que o povo brasileiro é o maior responsável por cativar o interesse dos turistas estrangeiros.

Além disso, 70% dos brasileiros concordam que o evento ajudou a melhorar a qualidade geral dos serviços —56% aplaudem as melhorias no transporte público, e 54% estão felizes com os novos centros esportivos para atletas e torcedores. Quarenta e três por cento dos brasileiros disseram que vão considerar viajar para Tóquio para assistir as competições de 2020.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA