Estância São Pedro mapeia ISS gerado pelo setor turístico
Mapeamento do ISS reforça estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo em São Pedro

A Estância Turística de São Pedro (SP), começa a partir de abril o mapeamento das receitas geradas pelo ISS – Imposto Sobre Serviços, provenientes das atividades ligadas ao turismo. Atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a iniciativa tem como objetivo reunir informações detalhadas sobre o impacto econômico do setor, oferecendo subsídios para decisões futuras e definição de investimentos estratégicos. Os dados obtidos permitirão à Secretaria planejar ações específicas, reforçar políticas públicas e direcionar recursos para o desenvolvimento sustentável da atividade turística na cidade.
Além disso, o levantamento servirá como ferramenta para melhorar a gestão, promover a formalização de prestadores de serviços e ampliar o destaque de São Pedro no panorama turístico do estado e do país.
Conforme as estimativas iniciais divulgadas pela Secretaria, aproximadamente 200 empresas têm participação direta ou indireta no setor turístico do município. Essas empresas englobam uma variedade de atividades, incluindo estabelecimentos de hospedagem, agências de viagem, operadoras de turismo, transportadoras especializadas, locadoras de automóveis, organizadores de eventos, casas noturnas, serviços de guias turísticos, empresas voltadas ao ecoturismo e pontos de interesse turístico.
O turismo é amplamente reconhecido como uma indústria limpa e sustentável, com potencial para gerar empregos, impulsionar o comércio local e movimentar a economia com um impacto ambiental mínimo. Por meio de um acompanhamento eficiente do ISS turístico, o município assegura que os prestadores de serviços no setor turístico contribuam de maneira adequada. Essa prática permite aumentar a arrecadação sem elevar os impostos, disponibilizando mais recursos para investimentos na cidade.

Com arrecadação ampliada e dados bem organizados, a Secretaria de Turismo e Cultura pode direcionar recursos de forma estratégica, priorizando áreas como sinalização turística, acessibilidade, eventos culturais, preservação de atrativos naturais e promoção do destino turístico. “O turismo é um dos pilares do desenvolvimento econômico de São Pedro. Com esse levantamento, teremos dados concretos para valorizar ainda mais os empreendedores locais, melhorar a infraestrutura turística, e criar estratégias eficazes de promoção do destino. O mapeamento do ISS é um passo essencial para reconhecermos a força desse setor”, destaca o Secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes.
Com base nesse diagnóstico, a Secretaria também estuda ações voltadas à qualificação profissional, criação de novas experiências turísticas, promoção regional e incentivo à formalização de serviços ligados à atividade turística.