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Especialista em segurança e riscos lançou o Manual de Orientações COVID-19

Visando transmitir informações confiáveis ao mercado, o especialista em segurança e riscos, Inbal Blanc da SegurHotel, lançou o Manual de Orientações COVID-19. Esse manual é divido em quatro temas sendo:1) Casos Conhecidos de Infecção em Hotéis. 2) Rede Hoteleira. 3) Processo de Prevenção. 4) Casos de Infecção ou de Quarentena no Hotel. Muitas orientações de prevenção aos meios de hospedagem estão sendo apresentadas nesse manual. Confira a seguir.

Índice

1. Casos Conhecidos de Infecção em Hotéis
2. Rede Hoteleira
3. Processo de Prevenção
4. Casos de Infecção ou de Quarentena no Hotel

1 – Casos Conhecidos de Infecção em Hotéis

Um hotel quatro estrelas nas Ilhas Canárias, na Espanha, foi ‘trancado’ na terça-feira 25/02/20, com todos os hóspedes impedidos de partir até que outros exames sejam realizados após um caso de coronavírus, disse a porta-voz do governo Maria Montero. “Fomos informados de que estamos em quarentena devido a um médico italiano testando o coronavírus. O hotel parece estar  agindo normalmente, exceto que não podemos sair”, disse Christopher Betts, por telefone, de seu quarto no hotel. “Existem carros da polícia estacionados em todas as entradas.”
As autoridades de saúde espanholas disseram que testariam hóspedes e funcionários do hotel. Na noite de segunda-feira, eles disseram que um médico italiano em Tenerife havia testado positivo para o vírus.


O hotel Txai Resorts Itacaré (BA) divulgou um comunicado na última quarta-feira 11/03/20. informando que um de seus hóspedes foi diagnosticado com coronavírus. O paciente é um homem de 26 anos, que esteve em viagem à cidade de Aspen (Colorado- EUA) no feriado do Carnaval. Ficou hospedado no hotel entre os dias 6 e 8 de março para um casamento que foi realizado no local com cerca de 500 convidados, sendo que 120 estavam hospedados. Antes de fazer o check-out, ele passou a apresentar leves sintomas de coriza e febre. No momento, o paciente está em casa, em São Paulo.
O casamento realizado no hotel foi da irmã da digital influencer Gabriela Pugliesi, também diagnosticada com o vírus nesta quinta-feira 12/03. “Nem passava pela minha cabeça, eu realmente estava crente que a gripe era de bebida, de festa e tal”, disse Pugliesi nos stories do Instagram.

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• Trabalhar em contato com as outras redes para transmitir e coletar informações e boas práticas.
• Definir gestor, em nível de diretoria ou gerência sênior, para comandar a prevenção do Covid-19 nos hotéis da rede.
• Definir os procedimentos de prevenção em cada hotel.
• Realizar o monitoramento diário dos hotéis e apoiá-los.
• Centralizar todas as informações de diferentes fontes e atualizar todos os hotéis e a gestão da rede.
• Analisar quais são os hotéis que no momento estão em áreas de maior risco e manter maior comunicação com eles.
• Em caso de rede internacional, solicitar as boas práticas dos hotéis em países cujo avanço do vírus esteja mais avançado.
• A área de compras deve orientar todos fornecedores e prestadores de serviços a seguir as orientações de prevenção junto aos hotéis.
• Evitar visitas e treinamentos nos hotéis, bem como viagens desnecessárias.

2 – Rede Hoteleira

Orientações Gerais
Corporativo – Prevenção
• Quando possível realizar home office.
• Para os hóspedes e funcionários que estão em atividade no hotel devem seguir todas as orientações de higiene.
• Os funcionários devem ficar afastados um do outro no escritório e cancelar as reuniões, mantendo somente reuniões essenciais ou emergenciais.
• Validar com a administradora do prédio do corporativo os procedimentos de higiene e prevenção.

Corporativo – Prevenção
• Solicitar para a administradora e demais empresas localizadas no mesmo prédio que alertem imediatamente a existência de casos de suspeita ou de infecção comprovada.
• Garantir que os prestadores de serviços de limpeza realizem o processo de higienização devidamente protegidos e que sejam instruídos para alertar ao identificar casos suspeitos de infecção.

Corporativo – Caso Suspeito ou Infecção Comprovada
• Analisar com seu gestor os contatos que o colaborador teve com as demais pessoas.
• Puxar imagens das câmeras de segurança para ver onde esteve o colaborador e realizar limpeza reforçada (consultar especialista da área) em todos os locais que o colaborador costuma passar.
• O colaborador infectado deve ficar isolado em casa.
• Todos os colaboradores que tiveram contato com o colaborador infectado devem ficar de quarentena em casa.

3- Processo de Prevenção no Hotel

Geral
• Definir gestor no hotel responsável pela prevenção do Covid-19 na propriedade. Ele deverá acompanhar o avanço da doença, centralizar as informações vindas das fontes oficiais e da rede (caso seja um hotel de rede) e alertar o Gerente Geral ou o grupo de gestores responsáveis pela situação para tomadas de decisão.
• Elaborar um documento com as medidas a serem tomadas conjuntamente com um médico especialista. Adaptar a linguagem para facilitar o entendimento de 100% dos funcionários.
• Envolver nessas medidas de prevenção todas empresas terceirizadas (incluindo estacionamento e segurança) e garantindo que elas estão tomando medidas de acordo com a seriedade da situação.
• Alguns Estados já estão fechando os restaurantes. Receber pessoas que não estão hospedadas no hotel aumenta o risco de contaminação. Caso o restaurante fique aberto para não hóspedes, deve-se verificar e validar se as medidas estão sendo seguidas de acordo com as orientações do hotel, definidas por pessoa especializada.
• No início de cada dia realizar atualização diária dos gestores do hotel incluindo:
o Atualização do gestor responsável.
o Atualização sobre os hóspedes que podem acrescentar risco.
o Atualização sobre faltas, ou outros pontos que podem afetar o controle ou os procedimentos de prevenção.
• Se possível fazer as reuniões e atualizações ao ar livre e arejado.
• Reforçar a limpeza em todo o hotel. Dedicar especial atenção nos pontos em que os hóspedes tocam e em todas as áreas comuns como: elevadores, maçanetas, balcões interruptores, corrimãos etc. (Consultar especialista da área sobre o processo de limpeza).

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• Caso o hotel tenha um transporte dedicado a levar e trazer hóspedes ao aeroporto (Transfer), o veículo precisa ser submetido aos procedimentos de higiene definidos pelo hotel, de acordo com orientações de especialista da área.
• O carro deve ser higienizado após o término de cada ida e cada volta ao aeroporto. Os ocupantes do veículo devem se sentar bem afastados entre si. (Verificar os detalhes de limpeza com o especialista).
• Conversar com os responsáveis de todas as empresas que enviam prestadores de serviços ou fornecem materiais ao hotel. Definir um contato direto e solicitar que enviem alerta imediato ao identificarem casos de funcionários que possam estar infectados.
• Reforçar o controle de acesso ao hotel, evitando qualquer acesso não controlado que possa infectar os colaboradores e hóspedes.

Hóspede

• Disponibilizar álcool gel para uso dos hóspedes nas áreas comuns como lobby, próximo ao balcão da recepção, na entrada para o restaurante, próximo aos elevadores etc.
• Conscientizar os hóspedes na hora do check-in e através de informativos nos apartamentos:
o Higienização em cada entrada do hotel (todos os dias, algumas vezes ao dia).
o Higienização antes e depois de utilizar áreas comuns como lobby e restaurante.
o Alertar o hotel a qualquer sintoma que aparecer durante e após a estadia.
• Na hora do check-in, perguntar de onde está vindo o hóspede, e se ele esteve em contato com algum caso confirmado de Corona Vírus.

Academia, Sauna e Spa

• Se possível interromper o uso da Academia, Sauna e SPA, que são ambientes onde as pessoas ficam muito próximas, e dividem equipamentos.
• Caso não seja possível interromper a utilização, realizar o controle de fluxo para reduzir o número de participantes e aumentar a distância entre as pessoas. Exemplo: distância de 2 metros entre as esteiras, bicicletas e equipamentos em geral.
• Realizar limpeza reforçada após cada utilização (verificar o procedimento de limpeza com especialista).
Equipe do Hotel
• Os colaboradores que podem trabalhar de casa, devem realizar home office.
• Evitar a contratação de funcionário extra e se já foi contratado, dispensá-lo.
• Passar orientações claras sobre medidas preventivas a serem seguidas com 100% dos colaboradores, de preferência por profissional da saúde.

Opções de orientações do Ministério da Saúde:

• Relembrar diariamente todas as medidas preventivas.
• Orientar os colaboradores a evitar tocar e contato físico como abraços beijos e aperto de mão. Criar outras formas para se cumprimentar.
• Orientar os colaboradores a evitar tocar e contato físico com hóspedes e moradores em caso de Flat. Criar outras formas para saudar os hóspedes.
• Orientar a equipe sobre o comportamento preventivo em casa e no transporte público.
• Colaborador ao sair e retornar ao hotel durante horário de expediente de trabalho deve realizar o processo de higienização na entrada, incluindo a troca do uniforme.

Equipe do hotel

• Criar um processo de higienização padronizado na chegada ao hotel.
o Sempre utilizar uniforme novo.
o Lavar as mãos e colocar álcool gel antes do início do trabalho.
• Consultar especialista sobre o uso de máscaras, luvas e seus respectivos descartes.
• Colaborador que esteve próximo a pessoa infectada deve informar imediatamente para seu chefe e não ir ao hotel.
• Colaborador com sintomas de gripe deve alertar imediatamente seu chefe e evitar ir ao
hotel.
• Auxiliar os colaboradores com atividades para seus filhos em casa: brinquedos, links…

Governança
• Disponibilizar álcool gel próximo ao elevador de serviços.
• Disponibilizar álcool gel em cada andar e no carrinho de cada camareira.
• Realizar no início de cada dia, e depois da saída de cada apartamento, a limpeza do rádio
HT com álcool gel.
• Realizar no início de cada dia, e depois da saída de cada apartamento, a limpeza da chave mestra.
• Realizar limpeza mais rígida no apartamento, incluindo: maçanetas, cofres, botão da luz,
economizador, telefone entre outros (ver os detalhes com especialista na área). Realizar treinamento prático mostrando como funciona o processo correto de limpeza para toda a equipe.
• Receber da recepção diariamente relatório de apartamento com maior risco de infecção, de acordo com o hóspede (hóspede estrangeiro, hóspede de cidade com alto número de casos no Brasil, hóspede gripado e outros detalhes que podem influenciar). Essa limpeza deve ser realizada de forma mais segura (Procurar orientações com especialista na área).

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Recepção e governança

• Não realizar limpeza com hóspede presente no apartamento.
• Orientar os fornecedores sobre o procedimento de acesso ao hotel.
• Validar que os fornecedores estejam realizando procedimentos corretos de limpeza (de acordo com os especialista na área).
• Reduzir o número de hóspedes no lobby. Nos horários de pico criar distância de 1 metro entre cada pessoa na fila de atendimento.
• Verificar se o hóspede veio de fora do Brasil ou de cidade com alto número de casos comprovados dentro do Brasil. Passar a informação para o Gerente responsável sobre a prevenção do Covid-19 no hotel.
• Passar para o hóspede orientações de higiene para evitar a contaminação do hotel.
• No check-out pedir ao hóspede para avisar o hotel caso tenha suspeita ou confirmação do Corona vírus.
• Evitar contato próximo com o hóspede e manter a distância na hora do check-in.
• Colocar álcool gel disponível em todos os postos e no back da recepção.
• Evitar tocar nos hóspedes.
• Passar álcool gel nas máquinas de cartão de crédito após cada utilização.
• No recebimento de chave do apartamento do hóspede, realizar higienização da chave e das mãos.
• Após recebimento de dinheiro em espécie, realizar uma higienização das mãos.
• Os mensageiros devem lavar as mãos e utilizar álcool gel após levar as bagagens dos hóspedes.
• Os recepcionistas e mensageiros devem higienizar os rádios após a utilização.

Alimentos e bebidas

• Manter contato diário com empresas que fornecem alimentos, para que possam alertar em caso de funcionários infectados envolvidos no processo de manuseio ou transporte dos alimentos antes da chegada ao hotel.
• O acesso à cozinha deve ser restrito somente a colaboradores autorizados, não poderá ser permitida a visita de hóspedes.
• Deve ser elaborado um protocolo mais rígido para manusear os alimentos, elaborado de acordo com a vigilância sanitária e um especialista da área.
• O recebimento de fornecedores deve ser sempre realizado fora da cozinha, de preferência antes da entrada de serviços do hotel. Caso o fornecedor tenha que entrar no hotel. Ele deve passar pelo processo de higienização.
• No restaurante evitar contato físico com os hóspedes e clientes.
• Reforçar a limpeza das mesas, cadeiras, buffet (consultar especialista da área sobre os melhores procedimentos).
• Reforçar o processo de lavagem da louça (consultar especialista da área sobre os melhores procedimentos).
• Se o restaurante for aberto para não hóspedes, limitar o acesso ao restaurante do hotel. Se possível dividir os ambientes entre de hóspede e visitantes.
• Os colaboradores da cozinha e do A&B, mesmo se terceiros, devem seguir as mesmas orientações dos colaboradores do hotel.
• Ao levar comida para o apartamento, evitar o contato com o hóspede.

Manutenção

• Cada colaborador da manutenção deve andar com álcool gel, para limpar as mãos após utilizar áreas comuns ou entrar em apartamento.
• Não realizar trabalhos de manutenção em apartamento junto com hóspede presente.
• Após tocar nas maçanetas dos apartamentos, higienizar as mãos.
• Realizar o recebimento de materiais de fornecedores do lado de fora da porta de serviços do hotel.
• Reduzir o número de prestadores de serviços que vêm trabalhar no hotel para o mínimo.
Acompanhá-los ao local do trabalho e solicitar que não fiquem andando pelo hotel.

Eventos
• A orientação do Ministério da Saúde é evitar grandes eventos.
• Realização de qualquer evento, aumenta de forma significativa o risco de trazer pessoas infectadas para dentro do hotel.
• Caso decida realizar um evento no hotel:
o Garanta que os participantes dirijam-se diretamente para a área de eventos.
o Considere realizar o coffee break dentro da sala.
o Disponibilize estações com álcool gel.
o Evite apertar as mãos ou abraçar os participantes do evento.
o Após o evento realize higienização das salas, maçanetas, equipamento de áudio e vídeo de acordo com orientações de especialista da área.

Financeiro

• Evitar ou reduzir idas ao banco.
• Higienizar as mãos sempre após manusear o dinheiro.
• O dinheiro distribuído entre os departamentos para troco, compras…, dever vir diretamente de caixas eletrônicos.
• Higienizar o cofre no final de cada dia de trabalho.
• Tentar trabalhar com distância mínima de 2 metros entre os colaboradores, devido ao ambiente normalmente fechado da controladoria.

Empresas terceirizadas – Estacionamento

• Garanta que os manobristas recebem as mesmas orientações que os colaboradores do hotel.
• Avalie se é possível o hóspede estacionar sozinho seu próprio carro.
• Disponibilize álcool gel fora e dentro do estacionamento em lugares de fácil acesso aos manobristas.
• Caso utilizem banheiro dentro do hotel, os manobristas devem realizar o processo de higienização antes de acessar o hotel.
• Reforçar o comportamento preventivo em casa e no transporte público.
• Orientar a empresa e os funcionários que em caso de sintomas de gripe, ou contato com uma pessoa infectada, parem de ir trabalhar.

Empresas terceirizadas – Segurança

• Na chegada ao hotel os seguranças devem realizar um processo de higienização igual aos colaboradores do hotel.
• Disponibilize álcool gel para cada membro da equipe de segurança e próximo aos postos de segurança.
• Caso utilizem banheiro dentro do hotel, os seguranças devem realizar o processo de higienização antes do acessar o hotel.
• Reforçar o comportamento preventivo em casa e no transporte público.
• Orientar a empresa e os funcionários que em caso de sintomas de gripe, ou contato com uma pessoa infectada, este não deve mais trabalhar.

Processos de Prevenção no Condo Hotel – Flat

Morador

• No caso dos flats, existem dois fatores de riscos adicionais:
o Contato entre moradores e hóspedes.
o Visitantes de moradores que entram no hotel.
• Passar orientações de higienização e cuidados pessoais para todos os moradores.
• Evitar a entrada de visitantes dos moradores. Caso não seja possível, reduzir ao máximo para visitas necessárias.
• Avaliar os moradores de risco: aqueles com idade avançada, diabetes, problemas respiratórios
etc (consultar especialista da área). Registrar o número do apartamento do morador
de risco e informar o gestor responsável pela prevenção do Covid-19 e a recepção.
• Para esses moradores de maior risco, definir colaboradores fixos que os atendam, como por exemplo quando necessário realizar limpeza no apartamento.
• Prestador de serviços de morador:
o Evitar serviços desnecessários.
o Passar pelo processo de higienização igual aos colaboradores e prestadores de serviços do hotel.
o Dirigir-se imediatamente ao apartamento e evitar circular pelo hotel.
Casos Confirmados COVID-19

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Colaborador infectado

Casos Confirmados de Infecção no Hotel
• Analisar com seu gestor os contatos deste colaborador com outros colaboradores.
• Analisar os contatos deste colaborador com hóspedes e moradores ou visitantes.
• Puxar imagens das câmeras para identificar onde esteve o colaborador. Realizar limpeza reforçada em todos os locais em que o colaborador costuma passar. (consultar especialista da área).
• O colaborador infectado deve ficar isolado em casa.
• Todos os colaboradores que tiveram contato com o colaborador infectado devem ficar de quarentena em casa.
• Os hóspedes que tiveram contato com o colaborador devem ser informados imediatamente para que possam entrar em quarentena também.
• Fornecedores que tiveram contato com o colaborador também devem ser alertados para ficar de quarentena. Seu acesso ao hotel deve ser proibido.
Hóspede que Entrou em Quarentena
• Caso o hóspede esteja no hotel e tenha que entrar em quarentena por estar próximo a pessoas infectas.
• O contato para servir este hóspede deve ser não presencial quando possível e realizado
com máscara e luvas quando presencialmente, de acordo com protocolo específico detalhado por especialista da área.
• Analisar os contatos que teve com colaboradores e prestadores de serviços.
• Puxar imagens das câmeras para identificar o hóspede e realizar limpeza reforçada em todos os locais em que ele esteve. (consultar especialista da área).
• Todos os colaboradores e fornecedores que tiveram contato com este hóspede devem entrar em quarentena e evitar dirigir-se ao hotel.

4 – Casos confirmados de infecção no hotel

Hóspede Infectado
• Caso o hóspede ainda esteja no hotel ele deve ser proibido de sair do apartamento.
• O contato para servir este hóspede (alimentação) deve ser realizado com máscara e
luvas, de acordo com protocolo específico detalhado por especialista da área.
• Prever e preparar-se para levar este hóspede ao hospital em caso de agravamento da situação.
• Analisar os contatos que este hóspede teve com colaboradores e prestadores de serviços.
• Puxar imagens das câmeras para identificar onde esteve este hóspede. Realizar limpeza reforçada em todos os locais que o hóspede esteve. (consultar especialista da área).
• Todos os colaboradores e fornecedores que tiveram contato com o hóspede infectado devem entrar em quarentena e evitar dirigir-se ao hotel.
Morador que Entrou em Quarentena
• O morador será proibido de sair do apartamento.
• O contato para servir este morador (alimentação) deve ser realizado com máscara e luvas, de acordo com o protocolo específico detalhado por especialista da área.
• Analisar os contatos que este morador teve com colaboradores e prestadores de serviços e visitantes.
• Puxar imagens das câmeras para ver identificar onde esteve este morador. Realizar limpeza reforçada em todos os locais em que o morador esteve. (consultar especialista da área).
• Todos os colaboradores e fornecedores que tiveram contato com esse morador devem entrar em quarentena e evitar dirigir-se ao hotel.
• Todos os moradores devem alertar imediatamente o hotel caso identifiquem um visitante infectado.

Morador Infectado
• O morador será proibido de sair do apartamento.
• O contato para servir este morador (alimentação) deve ser realizado com máscara e luvas, de acordo com protocolo específico detalhado por especialista da área.
• Preparar com o morador opções para levá-lo ao hospital em caso de agravamento da situação.
• Analisar os contatos que este morador teve com colaboradores, prestadores de serviços e visitantes.
• Puxar imagens das câmeras para ver onde esteve este morador. Realizar a limpeza reforçada em todos os locais em que o morador esteve. (consultar especialista da área)
• Todos os colaboradores e fornecedores que tiveram contato com o morador infectado devem entrar em quarentena e evitar dirigir-se ao hotel.
• Todos os moradores devem alertar imediatamente o hotel caso um identifiquem um visitante infectado.

Prestador de Serviços ou Fornecedor Infectado
• Todas as empresas devem receber orientações para atualizar o hotel assim que identificarem um funcionário. Principalmente quando ele estiver envolvido com manuseio e deslocamento de materiais.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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