MatériasMercadoÚltimas Notícias

Equipotel inova para ampliar debate sobre as novas oportunidades do mercado

A Equipotel, principal feira de produtos e serviços voltados a meios de hospedagem, spas e motéis da América Latina, chega em 2018 renovada. Visando proporcionar um ambiente de negócios profícuo e mais adequado às novas demandas do mercado, a Reed Exhibitions Alcântara Machado empreendeu grande esforço desde a última edição do evento, para que a 56ª reúna público qualificado, proporcionando novas maneiras de se entender e aplicar o conceito da hospitalidade, visando a recuperação do setor.

Compreendendo como um momento de mudanças profundas no setor, os responsáveis pela Equipotel chegaram às novidades a partir de sessão de design thinking, consultoria com profissionais renomados do ramo da hospitalidade, trabalho analítico em cima de opiniões de seus expositores e visitantes. E ainda realizaram, como estratégia para ampliar e aperfeiçoar ainda mais a qualificação de seus visitantes, um inédito road show de divulgação da feira, que percorreu mais de 20 cidades das regiões Norte e Nordeste, estreitando relacionamento com associações regionais, com o foco em garantir a presença de compradores de todo o País.

Publicidade
Desbravador

Todo trabalho foi feito no sentido de afinar ainda mais a compreensão de mercado, resultando em um aperfeiçoamento da feira, tornando-a ainda mais assertiva. Após o fechamento da última edição, foram computados 32 mil visitantes, gerando R$176 milhões em negócios para os 215 expositores presentes. Os números são expressivos, mas estudos indicam que o setor necessita de maior desenvolvimento.

Em dados recentes do Fórum Econômico Mundial, o Brasil figura como o primeiro colocado, dentre 136 países, em ranking de potencial de faturamento turístico pelos seus recursos naturais. Nos quesitos mão de obra e infraestrutura, o país cai para a 27ª posição no mesmo ranking e as condições e facilidades para se empreender derrubam o País para a 133ª posição.

Cenário favorável

A combinação desses dados traz à tona a necessidade do setor se atualizar, aprimorar seu nível de prestação de serviços e se unir para levar à frente as demandas necessárias para seu desenvolvimento junto ao setor público. “Se todos os estados tratassem o turismo como deveriam, estaríamos competindo com os grandes destinos mundiais. Ainda há o que se fazer para chegarmos lá”, afirmou Manoel Cardoso Linhares, Presidente da ABIH/Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na 60ª edição do CONOTEL — Congresso Nacional de Hotéis que aconteceu nos dias 16 a 18 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, paralelo a Equipotel Regional. Essa versão regional foi vista pelos organizadores como um primeiro passo de um novo momento do mercado da hospitalidade, a ser sucedido pela renovada 56ª Equipotel.

Publicidade
Ameris

As novidades começam na planta da feira. Em 2018 a Equipotel contará com sete áreas: Cozinhar & Servir, Décor & Conforto, Gestão & Conectividade, Lazer & Entretenimento, Cuidados & Limpeza, Relax & Bem-Estar e Serviços & Facilidades. A divisão faz com que a Equipotel seja a única feira latino-americana que envolve todos os segmentos do mercado da hospitalidade. Trazendo diversas empresas enquanto expositoras em cada um dos setores, o evento visa atrair um público qualificado, reunindo proprietários e gestores a procura de fornecedores para serviços e produtos focados na hospitalidade.

Novas experiências

Esse perfil de visitantes, que compreende as mais diversas facetas do mercado da hospitalidade – passando por proprietários ou gestores de hotéis, motéis, pousadas, resorts, hostels, flats, acampamentos, donos de spas, – norteou a concepção de 13 experiências que ocorrerão na feira, voltadas à inovação, relacionamento, negócios e conteúdo. O objetivo é contemplar expositores e visitantes dentro das necessidades apontadas pelos próprios, coletadas, processadas e analisadas pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

As experiências são diferenciais mantidos e ampliados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que visa sempre associar qualidade e conhecimento relevante para que a sua feira seja e continue sendo reconhecida, ano após ano, como o grande encontro de negócios para aqueles que trabalhem com a hospitalidade. Para a Equipotel, essas experiências se darão dentro de quatro pilares: conteúdo, negócios, relacionamento e inovação.

O Café do Saber deverá repetir o mesmo sucesso alcançado em 2017 – Foto – Divulgação

O primeiro pilar trará palestras de conteúdo de alto nível para profissionais e empreendedores do setor, sediadas no espaço Café do Saber e também no Fórum da Hospitalidade. Quando o assunto são os negócios, o Conecta Club irá reunir tomadores de decisão selecionados, numa área vip, com os principais players do mercado. A critério de relacionamento, o CEO Club reunirá os presidentes e proprietários das principais marcas presentes, além de profissionais internacionalmente renomados, para um encontro de fomento ao networking e novas possibilidades. Por fim, no pilar inovação, haverá pela primeira vez a indicação do Selo de Hospitalidade, destacando produtos expostos na feira, sejam eles novidades ou campeões de venda. O selo terá curadoria da Revista Hotéis e tem como objetivo premiar as empresas que se esforçam na busca pela excelência dentro do mercado.

Publicidade
Clima ao Vivo

Mostras temáticas

Complementando a parte de inovação, mostras temáticas terão lugar fixo na feira para demonstrar as principais tendências do mercado da hospitalidade, como o Hotel Design, Spa Conceito e Motel Design. Os dois primeiros espaços levam a assinatura de Sérgio Oliveira, arquiteto que há 25 anos é um dos principais nomes dentro da área de projetos para o setor hoteleiro.  A Abmoteis é responsável pela curadoria do espaço e pela iniciativa do projeto Motel Design que vai paro quinto ano e pela primeira vez o espaço de conteúdo com curadoria do Guia de Motéis estreia nessa edição da Equipotel.

As novidades continuarão sendo divulgadas à medida que a feira for se aproximando, mas as expectativas entre organizadores, visitantes e expositores. “Nós, da Reed, terminamos a última Equipotel muito satisfeitos com o resultado, mas sabendo que havia margem para aperfeiçoar a feira. Reunimos profissionais de renome, identificamos demandas de visitantes e expositores e concebemos a versão de 2018 com novidades, fazendo aquilo que é o nosso dever enquanto organizadores que é manter o evento atualizado, cada vez mais consolidado enquanto referência para o seu segmento” comenta Camila Moretti, Gerente da Equipotel.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA