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Entidades elaboram propostas para candidatos à Presidência

Intitulado "Turismo: +desenvolvimento, +emprego +sustentabilidade", o material aponta caminhos para impulsionar a indústria do turismo

Para apresentar o turismo como prioridade nas propostas dos candidatos à Presidência da República, vinte e cinco entidades e associações da cadeia produtiva do turismo que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC produziram um documento com propostas de construção e consolidação de uma política pública para promoção e fomento do turismo no Brasil.

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Intitulado “Turismo: +desenvolvimento, +emprego +sustentabilidade”, o material aponta caminhos para impulsionar a indústria do turismo como vetor importante da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos por meio de cinco pilares de ação: infraestrutura, promoção, gestão e monitoramento, segurança jurídica e competitividade.

“O turismo é um segmento abrangente que reúne cerca de 60 atividades econômicas. Apesar de ser fundamentalmente realizado pela iniciativa privada, é uma indústria fortemente impactada pelas políticas públicas, uma vez que depende de infraestrutura, segurança, serviços de saúde e condições macro e microeconômicas favoráveis para o seu bom desempenho, como câmbio e tributação, por exemplo”, diz o Presidente do Cetur, Alexandre Sampaio.

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Para que as propostas sugeridas pela cadeia produtiva sejam implementadas, serão necessárias algumas premissas, entre elas apoiar e adotar políticas de taxação inteligentes, que incluem simplificação tributária e desburocratização, para melhorar o ambiente de negócios.

Confira as 10 premissas apresentadas no documento:
  1. Melhorar a infraestrutura pública, a qualidade das instalações e dos serviços que atendem a população e também os turistas.
    2. Fortalecer a imagem do Brasil no exterior e seus diferenciais como destino turístico.
    3. Melhorar as condições para investimentos nacionais e estrangeiros, e apoiar a inovação como condição de competitividade.
    4. Apoiar e adotar políticas de taxação inteligentes, que incluem simplificação na tributação e desburocratização, para melhorar o ambiente de negócios.
    5. Melhorar a capacitação em todos os níveis educacionais, assim como as habilidades técnicas.
    6. Aprimorar os transportes aéreo, rodoviário, ferroviário e náutico, garantindo conectividade eficiente para facilitar as viagens para o Brasil e dentro do Brasil.
    7. Buscar mercados internacionais emissores de turistas que combinem volume de turistas e gastos altos.
    8. Adotar práticas de digitalização nas áreas de gestão, planejamento e marketing.
    9. Apoiar e estimular o desenvolvimento de novos produtos turísticos que tragam melhor experiência ao visitante.
    10. Encorajar o desenvolvimento econômico sustentável e o crescimento inclusivo.

O documento também destaca que os empresários querem continuidade nas políticas para o turismo, que devem ser encaradas como políticas de Estado e ter como premissas fundamentais a transparência e o monitoramento permanente. “As políticas públicas devem ser baseadas em Planos de Turismo anteriores, garantindo continuidade nas ações, que devem, necessariamente, ser coordenadas na esfera federal com governos estaduais e municipais”, complementa Sampaio.

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

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Veja as entidades do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) que participaram da elaboração do documento:

FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem
ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas
ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil
ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras
ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
ABRASEL NACIONAL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABRASTUR – Associação Brasileira de Turismo Social
ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural
ABREMAR – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
ALAGEV – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas
ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
BRASIL C&VB – Brasil Convention & Visitors Bureau
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
UNEDESTINOS – União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos

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