Opinião

Entendendo o RevPAR – Artigo de Mario Cezar Nogales

*Mario Cezar Nogales

 

O acrônimo RevPAR do idioma inglês “Revenue per Available Room” , significa exatamente: Receita por UH disponível, sendo a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.

 

Diferentemente da ADR (Average Daily Rate ou Diária Média) o RevPAR significa a receita que cada UH está gerando, ela mede a receita total de hospedagem dividida pelo número de UH’s disponíveis em um determinado período e não o número de UH’s ocupadas como é o ADR.

 

Esta métrica serve para medir e informar a sua competência na ocupação hoteleira durante as diferentes sazonalidades demonstrando na baixa ocupação, mesmo com tarifas baixas, se estas foram ou não maximizadas.

 

Pode ser calculada de duas formas: pelo total da receita de hospedagem dividida pelo total de UH’s disponíveis; ou multiplicar a diária média pela taxa de ocupação, o resultado é o mesmo.

 

Receita de Hospedagem
UH’s disponiveis
 
Ou
 
ADR * Occ%
 
 
Aplicações do RevPAR
 

Medindo a eficiência das tarífas em diferentes hotéis
Para as administradoras de redes hoteleiras ou mesmo proprietários de hotéis que queiram comparar se suas unidades estão competentes, está é uma eficiênte forma de avaliar ao mesmo tempo, não só a ADR como a taxa de ocupação e a eficiência do setor comercial. Desta maneira hotéis com diferentes números de UH’s e com o mesmo segmento de mercado podem ser avaliados com relação à eficiência das tarifas e a competência do setor comercial. Veja o seguinte exemplo:

 

Unidade    Nr. UH’s    OCC%    ADR    RevPAR
Hotel 1    150    65%    R$  125.32      R$  81.46
Hotel 2    80    70%    R$  126.37      R$  88.46
Hotel 3    320    68%    R$  128.98      R$  87.71
Hotel 4    110    72%    R$  131.10      R$  94.39
Hotel 5    95    67%    R$  133.25      R$  89.28

 

Medindo a eficiência das diferentes tarifas existente em seu rack: Da mesma forma que se pode medir a eficiência tarifária de diferentes unidades, também é possivel medir a eficiência das diferentes tarifas existentes em seu rack tarifário. Veja o seguinte exemplo:

 

Tarifa    Occ%    ADR    RevPAR
Corporativa 1    9%    R$  110.00    R$       9.90
Corporativa 2    12%    R$  115.00    R$    13.80
Agência 1    5%    R$  130.00    R$       6.50
Agência 2    2%    R$  127.00    R$       2.54
Operadora    15%    R$    85.00    R$    12.75
Pacote week end    6%    R$  140.54    R$       8.43
Last Minute    3%    R$  185.00    R$       5.55
Compra coletiva    13%    R$  110.00    R$    14.30
Total    65%    R$  125.32    R$    81.46

 

Variações do RevPAR
Por se tratar de uma medida de avaliação de eficiência, o RevPAR é muito utilizado por proprietários e investidores. Avaliando a eficiência tarifária das diferentes unidades em diferentes regiões, para que se possam traçar melhor seus planos de mercado. Devido a algumas exigências e conceitos métricos destes diferentes proprietários, investidores, consultores e cátedras, as variações do RevPAR surgiram para contemplar outras idéias, como o faturamento total e resultados líquidos.

 

NET RevPAR
Esta métrica avalia a receita de hospedagem deduzido dos custos variáveis, amplamente utilizada para avaliar o valor real líquido (NET) das tarifas. Veja o Exemplo:

 

Tarifa    Pax    Occ%    ADR    ISS 5%    Com    CV    NET ADR    Net RevPAR
C1    1.2    9%    110.00    5.50    –    19.35    85.15    7.66
C2    1.3    12%    115.00    5.75    –    20.28    88.98    10.68
A1    1.2    5%    130.00    6.50    13.00    19.35    91.15    4.56
A2    1.3    2%    127.00    6.35    12.70    20.28    87.68    1.75
Op    1.5    15%    85.00    4.25    –    22.13    58.63    8.79
PW    2.1    6%    140.54    7.03    –    22.13    111.39    6.68
L M    1.2    3%    185.00    9.25    5.55    19.35    150.85    4.53
Cc    2.3    13%    110.00    5.50    33.00    29.53    41.98    5.46
Total        65%    125.32    89.47    58.16

 

Onde o CV é a composição do custo variável:
Café da manhã por hóspede              7.50
Lavanderia por UH               8.25
Amenities por hóspede              1.75
Total            17.50

 

Pax: ou número de hóspede por UH é o número obtido pela somatória do total de hóspedes dividido pela somatória de UH’s ocupadas em um determinado período.

 

ISS: Imposto sobre serviços que é o tributo sobre hospedagem, em nosso exemplo este imposto é de 5%.

 

Com: Comissões pagas a agências de viagens, compras coletivas, agentes de turismo, etc.

 

T RevPAR
Esta métrica não só calcula a receita total em hospedagem e sim todas as outras receitas geradas pelos hóspedes, por isso o “T” de Total. Serve para avaliar o quanto cada UH pode gerar de receita total, considerando todos os serviços disponíveis na unidade hoteleira. Não muito utilizada, pois a métrica pode acabar escondendo uma baixa ADR em detrimento de muitos serviços prestados a não hóspedes, principalmente quando estas outras áreas do hotel estão disponibilizadas para o público em geral. Logo, seu efeito e aplicabilidade apenas servem quando medido somente as receitas geradas pelos hóspedes. Veja o exemplo:

 

Ocupação    3023    65%
Disponibilidade    4650     
Setor    Receita    Média    RevPAR
Hospedagem    378,851.60      125.32      81.46
A&B    94,712.90      31.33      20.37
Eventos    152,000.00      50.28      32.69
Outros    12,000.00      3.97      2.58
Total    637,564.50      210.90      137.10

 

Verificando o RevPAR e suas variações

 

Tarifa    Occ%    ADR    NETADR    RevPAR    NETRevPAR
Corporativa 1    9%    110.00     85.15    9.90     7.66
Corporativa 2    12%    115.00     88.98    13.80     10.68
Agência 1    5%    130.00     91.15    6.50     4.56
Agência 2    2%    127.00     87.68    2.54     1.75
Operadora    15%    85.00     58.63    12.75     8.79
Pacote week end    6%    140.54     111.39    8.43     6.68
Last Minute    3%    185.00     150.85    5.55     4.53
Compra coletiva    13%    110.00     41.98    14.30     5.46
Total    65%    125.32     89.47    81.46     58.16

 

Ocupação    3023    65%
Disponibilidade    4650     

 

NET RevPAR    RevPAR    T RevPAR
58,16    81,46    137,10

 

Desta maneira podemos avaliar que:
1)   A melhor tarifa é a corporativa 2, seguida pela Operadora e que a tarifa agência 2 tem que ser muito trabalhada ou até descartada.
2)   O Custo Variável, impostos e comissões compõem 28,6% da tarifa.
3)   Neste exemplo os hóspedes geram 68% a mais em outras receitas.
4)   Deve ser feita a avaliação de consumo de cada tipo de tarifa, muitas vezes hóspedes que pagam tarifas reduzidas em suas diárias, consomem mais serviços dentro do hotel.

 

Com certeza o RevPAR é uma das melhores ferramentas para o Gerenciamento de Receitas, seja da maneira que você a use, é um indicador que facilita suas análises para a tomada rápida de decisões e mudanças em seu plano anual.

 

*Mario Cezar Nogales é Consultor especialista em hotelaria, já tem publicados dois livros e atuante no trade hoteleiros saiba mais em www.snhotelaria.com.br  ou mande um e-mail: mario.nogales@uol.com.br

 

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