Publicidade
Leceres

Enoturismo é a aposta do Uruguai para atrair novos visitantes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

As vinícolas uruguaias disputam com outros países a fatia de visitantes do segmento de enoturismo e vêm investindo na promoção de eventos em torno do vinho, com o apoio do INAVI- Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai. Com cerca de 6 mil alqueires de área cultivada, o consumo de vinhos per capita no país registra 24,5 litros por ano, enquanto os números de exportação atingem a cifra de mais de 5 milhões de litros, sendo o Brasil o país que mais importa rótulos uruguaios e responde por 70% do total exportado.

Publicidade
Harus 1

Sua uva mais emblemática é a Tannat, autóctone, mas outras variedades estão surgindo entre os produtores, como a Carbernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, entre os tintos, e a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Albariño, entre os brancos. As principais regiões produtoras estão concentradas em Canelones, Colonia, Maldonado, Montevidéu, Rivera e Salto, e oferecem programas enoturísticos que incluem visitação, prova e experiências no vinhedo. Juntas, contribuem para que a venda de vinhos uruguaios se mantenha em alta e ultrapasse a faixa atual de 65 mil litros ao ano.

Enoturismo é a aposta do Uruguai para atrair novos visitantes

Vinícolas uruguaias abrem para visitação – Divulgação

A participação em feiras e eventos gastronômicos está no centro da promoção dos vinhos uruguaios, seja no país ou no exterior. Em Punta del Este, nos dias 17 e 18 de junho, por exemplo, o Enjoy Punta del Este promoverá a primeira feira de vinhos uruguaios com o apoio do INAVI, reunindo cerca de 40 vinícolas, e espera receber aproximadamente 800 visitantes por dia. O Salon del Vino Uruguayo acontecerá no Centro de Eventos do resort e traz em paralelo, além da exposição de vinhos, um wine tasting, e três degustações às cegas, que pretigiado júri como Sergio Hormazabal, conhecido degustador internacional e enólogo da Ventisquero; e André Gasperin, do Brasil, presidente da Associação Brasileira de Enologia, enólogo e proprietário da vinícola Don Affonzo, de Caxias do Sul, ao lado de outras quatro autoridades do vinho, ainda a serem confirmadas.

Enoturismo é a aposta do Uruguai para atrair novos visitantes

Paisagem de vinhedos ao cair da tarde próximo à Punta del Este – Divulgação

Publicidade
Soluções 1

Seguindo o formato do Salon del Vino Fino, feira anual de vinhos sediada pelo resort durante o verão, o evento terá estações de degustação de aproximadamente 200 rótulos do país além de propostas gastronômicas para acompanhar. Através de um app, o público participante também poderá votar no melhor vinho da seleção. A tradição do Enjoy Punta del Este em sediar eventos de vinhos inclui – além de feiras do setor – os jantares harmonizados no St. Tropez, restaurante de cozinha mediterrânea do resort.  Detentor de uma adega com mais de 200 rótulos do Velho e Novo Mundo, o restaurante recebe chefs de outros países e sedia eventos gastronômicos internacionais. Já o Uruguai, por sua vez, é um país de forte tradição enoturística, com largas extensões de vinhedos e vinícolas espetaculares abertas à visitação.

Publicidade
21 anos Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA