Ênio Almeida lançou livro sobre multipropriedade Imobiliária
Essa é a primeira obra literária abordando a multipropriedade no Brasil e o lançamento foi bastante prestigiado
O lançamento desse livro ocorreu agora há pouco no restaurante Casaria no bairro paulistano dos Jardins e contou com a presença de muitos profissionais do setor, entre eles estavam: o Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, Plinio Ghisleni, fundador e diretor do Laghetto Hotéis; Caio Calfat, Presidente do Conselho da ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário, junto com seu Presidente executivo, Martín Diaz, Presidente Executivo, Felipe Cavalcante, Ex-presidente da ADIT Brasil, alguns arquitetos como Kardec Borges, Marcos Leite Bastos e profissionais que atuam no segmento da multipropriedade.
O prefácio desse livro é assinado pelo Consultor Caio Calfat e posfácio por Waldo Palmerston, empresário pioneiro da multipropriedade no Brasil. Para escrever esse livro, Almeida usou seu amplo conhecimento de mais de 25 anos de experiência no segmento imobiliário e dez anos de multipropriedades turísticas, tendo ajudado a desenvolver mais de 6 mil unidades de multipropriedades em todo o Brasil.
Segundo Ênio, escrever esse livro foi fácil, pois grande parte foi feito via áudio de WhatsApp enviado para a Editora enquando se deslocava de um trânsito pesado para trabalhar em Gramado. Depois de receber os textos, ele fazia os devidos ajustes e acertava os detalhes. “Vim de família de origem humilde de uma pequena cidade no Interior de Goiás, chamada Indiara, em que íamos na cidade somente para comprar arame para a cerca e sal, o restante nós mesmo produzíamos na fazenda, trabalhando das 04h00 às 20h00. A vida não era fácil, mas de forma determinada, resolvi mudar meu destino e me matriculei numa escola agrícola que era um internato. Na minha formatura em 1999, fui escolhido por um professor para plantar uma árvore e após fazer isso ele me disse que todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. E isso ficou na minha cabeça. Segui os estudos e me formei em ciência da computação na PUC de Goiás e me enveredei no segmento imobiliário fazendo loteamento, incorporação residencial, mas escrever um livro não saia de minha cabeça. Até que conversando com um amigo meu da Editora Lumen ele disse que meu conhecimento sobre multipropriedade seria uma boa obra literária. Com meu amplo conhecimento adquirido em 25 anos de mercado imobiliário e na multipropriedade, que eu conheci em 2014, foi fácil colocar a ideia no papel e materializar o sonho. E hoje estou bem feliz recebendo grandes amigos para apresentar esse livro”, destacou Almeida.
Depoimento de alguns amigos
E nesse lançamento, houve o depoimento de alguns amigos como Martin Diaz, Presidente executivo da ADIT Brasil. “O Ênio foi a primeira pessoa que eu entrevistei quando eu cheguei na ADIT Brasil, num evento em Porto de Galinhas. Desde então, ele tem dado o tom e liderado grandes empresas no segmento da multipropriedade que é muito importante e trabalhamos para que ela cresça de forma sustentável, saudável e que permaneça por muito tempo. E o Ênio tem dado muita contribuição a esse setor e esse livro vem somar ainda mais”, destacou Diaz.
Em seguida, Felipe Cavalcante disse: “Mesmo eu tendo liderado a ADIT Brasil nos primórdios da multipropriedade, liderado dois clubes de férias, eu entendo de forma razoável do setor. Mas sempre procurei o Ênio para me aconselhar sobre determinados assuntos para saber como funciona. O que eu vi o crescimento dessa indústria da sala de estar, o Ênio viu da cozinham onde tudo acontecia, por isso ele tem o conhecimento que poucos profissionais do mercado possuem. E inclusive estou pegando umas dicas com ele de como lançar também meu livro”, revelou Cavalcante.
Caio Calfat foi o próximo a dar um depoimento sobre Ênio Almeida e disse: “Confesso que essa é a primeira vez que eu faço o prefácio de um livro. E não é fácil colocar muita informação em pouco espaço nessa primeira literatura sobre o assunto. No mercado da multipropriedade temos a lei que regula o setor, o manual de melhores práticas, mas faltava literatura como essa que o Ênio está lançando hoje. Li o livro atentamente e o Ênio me perguntou depois o que deseja que ele mudasse eu respondi que não era para mudar nenhuma virgula ou um ponto, pois a obra estava perfeita. Nós que atuamos no segmento da multipropriedade, somos uma espécie de guardiões desse negócio que possui mais de 200 empreendimentos em 90 cidades do Brasil. Em pouco mais de 12 anos desse segmento, cinco anos foram de crise, sendo dois na pandemia e dois na recessão. Nenhum segmento no Brasil cresceu tanto e de forma tão espalhada em tão pouco tempo. E uma das formas de cuidar desse setor, é a bibliografia e por isso o Ênio está de parabéns e pode continuar contando conosco”, disse Calfat.
E finalizando os discursos, Plinio Ghisleni disse: “Vou ler de forma atenta esse livro porque é muito importante esse conhecimento que o Ênio nos passa. Ele é um grande amigo e profissional e esteve a frente da Laghetto e nos ajudou em muito. Fez a operação crescer e transformou a rede com DNA gaúcho e se espalhou pelo Brasil. Eu sinceramente nunca imaginava que teríamos um resort de 35 mil m2 e com 345 unidades habitacionais funcionando desde agosto de 2021 se não fosse a multipropriedade. Jamais iríamos ter apoio de um BNDES para conseguir um financiamento desse porte. E graças a multipropriedade, em breve teremos um segundo resort em Canela com 315 apartamentos. O Ênio representa muito na multipropriedade e desejo muitas felicidades nessa nova carreira de escritor e que venha muitos bons negócios”, conclui Plínio.
Para adquirir, basta clicar nesse link https://a.co/d/0aR50DQF