Publicidade
Travel Tech

Energia renovável nos hotéis é tema de palestra no 2º Property Meeting Accor

Quem fez essa palestra que terminou agora a pouco no Novotel Center Norte foi Carlos Jacob, Diretor do Grupo Capital e Energia e especialista em inteligência de mercado. Ele começou contando um pouco da história da Capitale Energia, fundada por dois empresários brasileiros e consolidada em pouco tempo como uma das principais empresas que comercializam energia no Brasil. A ZEG – sigla de Zero Emission Generation, ou zero de emissão de carbono, é o braço da Capitale responsável pela energia renovável, tendência mundial que a empresa começa a consolidar no Brasil. Dentro da ZEG, existem quatro outros tentáculos: a ZEG Ambiental, a ZEG Biogás, a ZEG Hidro e a ZEG Solar, cada uma especializada na criação de energia a partir dos elementos naturais.

Publicidade
Expo Retomada

Slide mostrando a Atuação da Zeg

Jacob ainda mostrou exemplos do chamado “mundo eletrificado”, com fotos que mostram como o uso da energia está cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas, incluindo o carro elétrico, que segundo ele próprio, deve ser o modelo definitivo de automóvel nos próximos anos. A digitalização também foi abordada e como exemplo disso, Jacob utilizou o serviços do Uber e dos outros aplicativos de transporte que podem ser embarcados nos smartphones. “Hoje a pessoa não chama mais um táxi acenando com a mão na rua”, observou.

Publicidade
Equipotel

De acordo com o palestrante, “as leis não conseguem acompanhar as mudanças. O mercado tem encontrado formas para driblar a legislação e oferecer ao consumidor as novas tecnologias. Cem por cento dos consumidores que usam gás ou energia, estão sujeitos ao monopólio de transporte de energia e gás. Cerca de 70% da energia consumida ainda é, obrigatoriamente, vendida pelos consórcios que estão no mercado há anos.

Slide apresentado na palestra mostrando a produção de energia com fontes renováveis

Um case abordado por Jacob foi o do cassino MGM em Las Vegas, nos Estados Unidos, que pagou US$ 87 milhões para sair do monopólio e produzir sua própria energia. A seguir, o palestrante também enumerou práticas para a otimização do uso da energia e a redução desta receita para os hotéis. Uma delas é a produção da própria energia a partir de fontes renováveis. Segundo Jacob, o custo, por mais que possa parecer alto, acaba sendo mais econômico para os investidores.

Publicidade
Totaline

Panorama do setor de energia mostrado na palestra de Carlos Jacob

Hotéis devem estar preparados para o crescente número de carros elétricos nos seus estacionamentos. De acordo com Jacob, esta já é uma realidade. Finalizando, o palestrante afirmou que há oportunidades de reduzir custos e tornar-se cada vez mais sustentável. “Cada hotel tem um perfil de consumo e diferentes diagnósticos para redução de consumo. Há de se analisar se existe espaço para a instalação de equipamento de geração de energia renovável, mas a ideia é que o empreendedor e o hoteleiro esteja sempre atento às novidades. Achamos que as tendências vão conseguir reverter as emissões, freando o aquecimento global, e garantindo um mundo melhor para as futuras gerações”, finalizou Jacob.

Publicidade
RAP Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image