HOME Matérias Aconteceu Energia renovável nos hotéis é tema de palestra no 2º Property Meeting...

Energia renovável nos hotéis é tema de palestra no 2º Property Meeting Accor

123
0
SHARE
Carlos Jacob, Sócio da Capitale Energia

Quem fez essa palestra que terminou agora a pouco no Novotel Center Norte foi Carlos Jacob, Diretor do Grupo Capital e Energia e especialista em inteligência de mercado. Ele começou contando um pouco da história da Capitale Energia, fundada por dois empresários brasileiros e consolidada em pouco tempo como uma das principais empresas que comercializam energia no Brasil. A ZEG – sigla de Zero Emission Generation, ou zero de emissão de carbono, é o braço da Capitale responsável pela energia renovável, tendência mundial que a empresa começa a consolidar no Brasil. Dentro da ZEG, existem quatro outros tentáculos: a ZEG Ambiental, a ZEG Biogás, a ZEG Hidro e a ZEG Solar, cada uma especializada na criação de energia a partir dos elementos naturais.

Slide mostrando a Atuação da Zeg

Jacob ainda mostrou exemplos do chamado “mundo eletrificado”, com fotos que mostram como o uso da energia está cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas, incluindo o carro elétrico, que segundo ele próprio, deve ser o modelo definitivo de automóvel nos próximos anos. A digitalização também foi abordada e como exemplo disso, Jacob utilizou o serviços do Uber e dos outros aplicativos de transporte que podem ser embarcados nos smartphones. “Hoje a pessoa não chama mais um táxi acenando com a mão na rua”, observou.

De acordo com o palestrante, “as leis não conseguem acompanhar as mudanças. O mercado tem encontrado formas para driblar a legislação e oferecer ao consumidor as novas tecnologias. Cem por cento dos consumidores que usam gás ou energia, estão sujeitos ao monopólio de transporte de energia e gás. Cerca de 70% da energia consumida ainda é, obrigatoriamente, vendida pelos consórcios que estão no mercado há anos.

Slide apresentado na palestra mostrando a produção de energia com fontes renováveis

Um case abordado por Jacob foi o do cassino MGM em Las Vegas, nos Estados Unidos, que pagou US$ 87 milhões para sair do monopólio e produzir sua própria energia. A seguir, o palestrante também enumerou práticas para a otimização do uso da energia e a redução desta receita para os hotéis. Uma delas é a produção da própria energia a partir de fontes renováveis. Segundo Jacob, o custo, por mais que possa parecer alto, acaba sendo mais econômico para os investidores.

Panorama do setor de energia mostrado na palestra de Carlos Jacob

Hotéis devem estar preparados para o crescente número de carros elétricos nos seus estacionamentos. De acordo com Jacob, esta já é uma realidade. Finalizando, o palestrante afirmou que há oportunidades de reduzir custos e tornar-se cada vez mais sustentável. “Cada hotel tem um perfil de consumo e diferentes diagnósticos para redução de consumo. Há de se analisar se existe espaço para a instalação de equipamento de geração de energia renovável, mas a ideia é que o empreendedor e o hoteleiro esteja sempre atento às novidades. Achamos que as tendências vão conseguir reverter as emissões, freando o aquecimento global, e garantindo um mundo melhor para as futuras gerações”, finalizou Jacob.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image