Publicidade
Trofeu Fornececor

Energia e Sustentabilidade são tema de palestra no 57º Conotel

O CEO da Teknergia, Gerson Sampaio Filho, acaba de ministrar uma palestra sobre “Energia e Sustentabilidade”, na 57ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, evento que acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na zona sul da capital paulista, em paralelo à feira Food Hospitality World. Eduardo Cavalcanti, Diretor da ABIH de Pernambuco, foi o mediador do painel.

De acordo com Sampaio, o setor hoteleiro necessita passar a implantar ações e soluções de sustentabilidade, pois o mercado está exigindo certificações e comprovações cada vez mais. Segundo ele, hoje em dia, os hotéis não fazem nada com este viés, salvo algumas exceções. “A primeira solução a ser tomada é mudar de atitude. Critique sua conta de energia elétrica, o medidor da concessionária, sua instalação, métodos e processos. O ideal é ter o próprio medidor, a fim de controlar as perdas e tudo o que acontece em relação ao uso de água e energia”, explica Gerson.

Para Sampaio, é impossível implementar soluções sustentáveis sem investimento em tecnologia. Além disso, existe um financiamento chamado Proesco, uma linha de crédito do BNDES especifica para projetos de sustentabilidade. “Auxilios como esse são importantes, já que o Brasil tem a maior tarifa de energia do mundo – R$ 274,00 por kw/h. Do faturamento com a energia, 52% é tributo”, registra o especialista.

Segundo ele, outras soluções que os hotéis podem aplicar é a separação da conta em áreas de controle, fazer a cobrança de conta de setores e empresas terceirizadas, substituição do gás refrigerante R22, termografia e redução de perdas e fugas com reformas, uso de LEDs, entre outras. “Meça cada um dos ramais do seu hotel. É possível implantar tudo isso, mas com apoio técnico. A tecnologia brasileira é extremamente desenvolvida nessa área”, pontua.

Quanto a certificação de edificações, Sampaio afirma que o “Selinho Verde” é hoje um diferencial que o mercado internacional exige. “A legislação exige que tenhamos em nossos hotéis laudos e relatórios técnicos do consumo de energia”, afirma. O consultor citou a energia solar, eólica, solar fotovoltaica como soluções já antigas que podem ser implantadas nos hotéis. “A maioria dos hotéis é autossuficiente em água, e os donos não sabem. É possível tratar e reutilizar no empreendimento, eliminando a conta de água. Junto a isso é possível fazer o tratamento do esgoto, colaborando com o meio ambiente e a comunidade ao seu redor”, conclui Sampaio. Para finalizar, Eduardo Cavalcanti reforçou a importância da água e os cuidados que devem ser tomados pelo hoteleiro, que estão nos detalhes.

O próximo painel a ser ministrado nesse último dia de Conotel será o “Destinos e Marketing Turistico”, que contará com a participação de André Bozola, Prefeito de Socorro; Gilberto Amauri Godoy Filho (Giba, do Vôlei), Portal Gestour com Case de Sucesso da Carreira Ligados ao Esporte e Turismo; Arnaldo Santos Rodrigues, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Mirian Petroni, Presidente da ABRAJET – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo; me Fabio Steinberg, jornalista do mercado de viagens. O painel será moderado pelo Presidente da ABIH/SP, Bruno Omori.

Publicidade
Retomada do turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA