Encantar o cliente interno
Artigo de Eliseu Eduardo Ely*
Todos sabem (ou precisariam saber disto) que o Cliente é a razão da existência e da perenidade dos negócios. Por isso, cada vez mais, as empresas procuram encontrar fórmulas, ações e atitudes eficazes para encantá-lo e satisfazê-lo. E com toda razão. Sem ele não existimos. Mas há um outro tipo de Cliente que muitas empresas não valorizam e, às vezes, não o encantamos. Trata-se do Cliente Interno, ou seja, o colaborador. Este precisa estar feliz, motivado, valorizado e comprometido para realizar ações diferenciadas que possam gerar plena satisfação do Cliente.
Para isto necessitam que a gestão do negócio seja moderna, flexível, criativa, simples, transparente, empreendedora…Tornar a organização com atitudes cotidianas que levem sempre ao encantamento do cliente interno é um desafio que precisa ser colocado em prática pelos empreendedores para buscar a excelência no atendimento ao Cliente. Não há excelência e nem encantamento ao Cliente se os colaboradores não recebem esse tratamento dentro das organizações em que trabalham.
Encantar internamente, para poder encantar com mais propriedade o Cliente, passa a ser estratégico para quem quiser competir adequadamente e de forma diferenciada no mercado. Precisamos compreender que se o Cliente evolui em alta velocidade, a gestão e os clientes internos precisam estar sempre acima, pois só assim poderão oferecer ações diferenciadas para o cliente e o mercado.
Devemos correr sempre na frente para que o cliente não atropele a empresa. Elevar o encantamento do cliente interno precisa ser colocado como parte do plano de objetivos da empresa para a melhoria do ambiente e dos resultados. Lamentavelmente vimos muitas empresas que nem sequer se deram conta da importância que uma qualificada gestão de pessoas pode contribuir com os resultados do negócio. Diagnosticar a temperatura organizacional é o primeiro passo para implantar-se um programa de encantamento junto ao cliente interno.
As empresas precisam se convencer que um trabalho de encantamento junto ao publico interno é garantia de resultados excepcionais para o negócio e para própria sobrevivência. E mais, um cliente interno insatisfeito e pouco comprometido é uma fonte inesgotável de aumento de custos invisíveis para a empresa. Inicie um trabalho de encantamento do cliente interno e ele retribuirá com contribuições preciosas ao crescimento do negócio e para a satisfação contínua do Cliente. E mais, cliente interno também é Cliente.
*Eliseu Eduardo Ely é Consultor de Empresas/Palestrante – Contato – E-mail: telysconsultoria@gmail.com – www. facebook.com/telys