Empreendimentos hoteleiros poderão utilizar produtos da agricultura familiar
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou durante o Salão do Turismo que aconteceu de 26 a 30 de maio, na capital paulista, o Talentos do Brasil rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos. O projeto tem o objetivo de inserir os produtos da agricultura familiar nos empreendimentos turísticos como meios de hospedagem, bares e restaurantes que poderão contar com queijos, geléias, embutidos, doces, vinhos e queijos produzidos por agricultores familiares. Os empreendimentos hoteleiros também poderão utilizar linhas de produto de higiene como xampu e sabonete de babaçu ou açaí, por exemplo, ou uma colcha de retalhos ou tapetes de fibra e móveis produzidos de forma sustentável. “A ideia é mostrar que nosso meio rural é complexo, diverso, tem qualidade e não se resume apenas à soja. Para, assim, incluir o vagão da agricultura familiar na locomotiva do turismo brasileiro”, ressaltou o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Peraci.
O projeto qualificará 125 empreendimentos da agricultura familiar e 24 empreendimentos que atuam no segmento de Turismo Rural. O Talentos do Brasil Rural tem abrangência nacional, mas terá foco no mercado consumidor das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo o diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul, Marcelo Lopes, a proposta é qualificar os empreendimentos, formatar novos produtos e fazer com que os produtos cheguem às prateleiras dos empreendimentos turísticos. “Nosso objetivo é possibilitar uma renda digna, melhorar a vida dos agricultores e fazer com que a renda gerada por grandes eventos, como a Copa, possa ser captada pelos agricultores familiares.”