Embratur lança ação publicitária mundial para promover o Brasil
A partir deste final de semana, o vídeo promocional da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui” será exibido antes da animação “Rio”, em 250 salas de cinema em todo o mundo. A ação promocional, iniciativa da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, visa divulgar os destinos brasileiros no exterior e deve atingir 1,25 milhão de pessoas por meio de 7.500 inserções. A veiculação do filme publicitário ocorrerá no Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal e Holanda.
A película a ser veiculada, intitulada “Sons do Brasil”, foi produzida pelo cineasta Fernando Meirelles. O lançamento oficial da produção ocorreu durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o vídeo foi divulgado em canais internacionais de televisão e na primeira página do YouTube. Foram cerca de dez semanas de veiculação, com cobertura em mais de 100 países e alcance de 400 milhões de pessoas. A divulgação abrangeu as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, da África e Ásia.
Para o Presidente da Embratur, Mário Moysés, a veiculação do vídeo publicitário antes da animação “Rio” é estratégica. “É muito importante aproveitar essa visibilidade para divulgar nossa diversidade. Além da cidade maravilhosa, que todos devem visitar, temos belezas naturais, praia e sol, e destinos para quem busca cultura, esporte, ecoturismo, turismo de aventura e de negócios.” Ele ressalta ainda que ampliar as opções turísticas pode influenciar no aumento da estadia do visitante, fator que tem impacto direto nos gastos e na geração de renda.